Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Carlos_Oliveira_77

RESOLVIDO Começando em Assembly

Recommended Posts

Olá pessoal. Quero estudar Assembly, começando pelo x86. O que preciso saber é:

Qual o melhor compilador e IDE para programar em Assembly ? Baixei o nasm, mas é por linha de comando e está difícil gerar o executável.

Podem me indicar alguns livros / tutoriais / sites sobre o assunto (de preferência em português) ?

Existe uma diferença muito grande entre o assembly para x86, x64, PICs, etc ?

Podem me dar uma dicas a respeito de como começar nessa linguagem ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para começar recomendo o livro Fundamentos em Programação Assembly do José Augusto Manzano.

É um bom livro que explica o básico da arquitetura intel 8086 / 16 bits.

No livro ele usa as ferramentas debug (ambiente prompt de comando) e Emu8086 (ambiente Windows). A princípio você deve efetuar operações matemáticas simples, movimentar dados, comparar valores e exibir informações no prompt.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando se fala em x86 basicamente a arquitetura é Intel.

De forma bem simplificada, no nível da CPU o que acaba diferenciando 16bits / 32bits é o tamanho dos registradores (memórias internas na CPU) e algumas novas instruções.

Mas processadores superiores, considerando a mesma família de processadores (8086, 386, Pentium, etc), suportam programas escritos para processadores anteriores.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais