Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Começando em Assembly


Ir à solução Resolvido por Midori,

Posts recomendados

 Olá pessoal. Quero estudar Assembly, começando pelo x86. O que preciso saber é:

 Qual o melhor compilador e IDE para programar em Assembly ? Baixei o nasm, mas é por linha de comando e está difícil gerar o executável.

 Podem me indicar alguns livros / tutoriais / sites sobre o assunto (de preferência em português) ?

 Existe uma diferença muito grande entre o assembly para x86, x64, PICs, etc ?

 Podem me dar uma dicas a respeito de como começar nessa linguagem ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Para começar recomendo o livro Fundamentos em Programação Assembly do José Augusto Manzano.

É um bom livro que explica o básico da arquitetura intel 8086 / 16 bits.

No livro ele usa as ferramentas debug (ambiente prompt de comando) e Emu8086 (ambiente Windows). A princípio você deve efetuar operações matemáticas simples, movimentar dados, comparar valores e exibir informações no prompt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se fala em x86 basicamente a arquitetura é Intel.

De forma bem simplificada, no nível da CPU o que acaba diferenciando 16bits / 32bits é o tamanho dos registradores (memórias internas na CPU) e algumas novas instruções.

Mas processadores superiores, considerando a mesma família de processadores (8086, 386, Pentium, etc), suportam programas escritos para processadores anteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!