Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, bom dia.

Vou explicar com calma o que aconteceu, desculpe se o texto ficar enorme.

Dia 29/05, até as 20:30hs usei o pc normalmente. Nenhum erro aparente. Desliguei o PC, fui jantar e fazer algumas outras coisas. Quando tentei ligar a máquina, uma hora depois, na primeira tentativa, todos os leds acenderam, os coolers ligaram e 1 ou 2 segundos depois, a máquina desligou. Como isso já tinha me acontecido uma outra vez a um bom tempo atrás, tentei ligar novamente e o pc ligou. Depois da tela "iniciando o windows" (W7), era para ir para a tela de login do windows. Tela azul erro "MEMORY_MANAGEMENT" e o pc congelou. Depois de uns 5 minutos nessa tela, desliguei manualmente pelo botão.

Retirei 3 dos 4 módulos de memória do pc e tentei iniciar, deu beep e seguiu. O splash screen apareceu de boas, porém, quando aparecia na tela "Loading operating system" a tela ficou toda colorida (bem psicodélica) e com umas letras no fundo. As cores e simbolos no fundo se alteravam constantemente e, no topo esquerdo dava pra ler "Fixing ME Firmware... X% - 100%". o X era a % atual. Foi concluído em questão de segundos, muito rápido mesmo. Dai apareceram "reticências infinitas" na tela "..................................."  e deu erro na hora de localizar o disco de boot "DISK BOOT FAILURE. INSERT BOOT DISK AND PRESS ENTER". Meu HD principal estava conectado. Era para ter identificado. Retirei a bateria do CMOS e deixei uma meia hora sem. Tentei novamente ligar o PC. Mesma ladaínha anterior, isso quando a mobo ligava. Busquei na net algo do tipo, achei 2 problemas parecidos em 2 fóruns gringos, sendo que um deles era de uma mobo levemente diferente da minha. Ambos foram resolvidos (ao menos temporariamente) com o flashing da BIOS. o "ME Firmware" ao que entendi, é o Intel Management Engine, um dos "componentes" da BIOS. Nunca fiz nenhuma atualização de BIOS no meu computador, sei dos riscos e não estava afim de corrê-los, até por que, não da pra comprar uma placa mãe a cada erro de atualização de BIOS. Pensei muito em atualizar a bios da minha mobo (a atual dela é a F2 e a mais recente no site da Gigabyte é a F8). Minha mobo é uma Gigabyte GA-H67MA-UD2H-B3.

Queria uma opinião de vocês.. eu faço o flashing da bios? Mando o PC pra tirar "o demo dele".. o que eu faço? Entrei em contato com o suporte da Gigabyte, mas pelo amor de Deus, o povo lento.. De uma outra vez que tive dúvidas com um software deles, levei 2 semanas pra ter uma resposta simples... imagina pra esse problema? Já chequei tudo, mesmo depois que a mobo "fixa" essa ME Firmware, ela continua dando erro, mesmo se eu reiniciar... o PC não chega nem a entrar no S.O. Me deem uma ajuda, por favor! Obrigado e desculpem o texto imeeeeenso!

A tela fica desse jeito aqui: http://i.imgur.com/tVTMt7z.jpg

Obs.: Essa imagem não é minha, consegui em um fórum gringo de um cara que tinha uma GA-H67MA-USB3-B3

Podem ter a certeza de que não é VGA, nem tenho video off e a onboard que estou usando é da intel (Intel HD Graphics 2000)

Postado

Já peguei um PC com problema semelhante, a tela não ficava tão cheia como nessa imagem, mas o tipo de erro é idêntico. No caso, eu mudei o HD e funcionou, então optei por formatar e o problema foi resolvido, mesmo aparentando ser problema de Hardware.

Atualizar a BIOS tem seus riscos, mas seguindo os passos corretos o risco é quase nulo.

Download de Bios Gigabyte GA-H67MA-UD2H-B3

Postado

Então, eu to considerando a atualização da BIOS mesmo.. chequei tudo no PC, testei um outro HD que tenho, com Ubuntu instalado.. continuou dando erro (falta de disco de boot).. esse Management Engine, parece que controla quase tudo no computador.. memórias, hds, pci's,tudo mesmo.. dai não há como o sistema bootar..

Seria então minha única saída (tenho certeza que o problema ta na mobo), seria tentar a atualização de BIOS?

Uma outra dúvida é a seguinte: minha mobo tem de fábrica a dualBios físicas. Tem um pequeno chip de 8 "perninhas" com o escrito M_BIOS e outro idêntico (só a posição que muda) chamado B_BIOS. se a mobo tem essa função para evitar problemas com a BIOS, a 2ª BIOS não deveria ter entrado em ação logo quando a principal foi "corrompida"? Ou ela só é ativada manualmente? Se for manual, como ativo para garantir que ela não está defeituosa também? Tem risco de ter sido algum dano no próprio chip (parte física) da BIOS ou é só corrupção de dados mesmo?

Obrigado

Postado

Manualmente não tem, é um sistema que precisa realmente reconhecer uma falha na BIOS para entrar em ação, na verdade não são duas BIOS, e sim, um Chip de Backup da BIOS.

Neste tópico o autor ensina a força a inicialização da segunda BIOS, que nada mais é que transferir a versão da BIOS 2 para a BIOS 1. Se o problema estiver com a versão da BIOS, então é melhor atualizar, até porque é mais seguro que esse procedimento.

Recomendação: Atualize a BIOS, se mesmo assim não resolver, aí fica por sua conta executar o procedimento.

(caso a atualização não seja executada corretamente, aí sim a BIOS 2 entra em ação para recuperar a BIOS 1)

Postado

Seguinte, vai ser um txt mais breve.. Acabo de conseguir ligar meu PC e to no W7

Ta absurdamente instável. Trava a todo momento e por qualquer coisa. Ta chaveando entre o w7 aero e o w7 clássico (s/aero)

Estou copiando alguns arquivos que preciso e torcendo pra nn dar erro. Nota-se erro do Intel MEI.. Não sei o que e isso.. só sei que ta uma porcaria de usar o Windows. Segue uns prints que consegui fazer:

http://imgur.com/n3lXAOJ,lrwG0sD,E1sVLgF,K0pjlMd

Se precisarem do Log de Erros do Windows eu tenho aqui.. só pedir.

Basicamente, quando o PC foi inicializar, deu POST Checksum Errors

me deu 5 Opções de boot:

1) Default

2)Last Know Good

3) >1 Last

4) >3 Last

5) >5 Last

Apertei o 5, ele reiniciou. Splash screen normal e dai deu o Fixing ME Firmware. Depois disso, deu segmento ao boot do w7. Pedi pra inicializar em modo de reparo. Dai o PC foi "reparado", reiniciou e apareceu novamente "Fixing ME Firmware", dai depois disso me jogou no W7 normal, lento e bugado, mas to no sistema.

Me deem uma luz, por favor.

Obrigado!

Adicional:

Antes de tentar ligar o PC hj (deixei ele desligado desde o dia 29 quando deu problema), retirei a fonte e testei todas as tensões dela. Tudo 100% Ok.. Minha fonte é uma Corsair HX850W e ta perfeitinha.... Memórias tudo Ok, ele ta reconhecendo os 16Gb e eles estão perfeitos (fiz memtest a uma semana atras) to só com meu disco rígido principal e um HD externo conectado.. fora isso, nada mais.

O erro do Intel® Management Engine Interface é um tal de Código 10. Já vi alguns casos, pode ser do windows como da mobo. Como mesmo sem o sistema instalado da erro.. creio que seja da mobo, certo?

O @Bios poderia me ajudar a recuperar o BIOS ferrada? Obg

Postado

De todas as tentativas frustadas, o único procedimento que você não tentou foi o de atualizar a BIOS. Posso está enganado, mas sinto um receio da sua parte em realizar tal tarefa. Portanto, se tens alguma dúvida, ou se desejas um tutorial, e até mesmo uma explicação direcionada a você e não vídeos prontos da internet, só dizer. Terei maior prazer em digitar todos os passos para que consiga.

E sendo objetivo, de acordo com todos os problemas e tentativas, faz a atualização/recuperação ou se satisfaz com o pc do jeito que está.

Qualquer coisa só dizer, amigo.

Abraços

Postado

De todas as tentativas frustadas, o único procedimento que você não tentou foi o de atualizar a BIOS. Posso está enganado, mas sinto um receio da sua parte em realizar tal tarefa. Portanto, se tens alguma dúvida, ou se desejas um tutorial, e até mesmo uma explicação direcionada a você e não vídeos prontos da internet, só dizer. Terei maior prazer em digitar todos os passos para que consiga.

E sendo objetivo, de acordo com todos os problemas e tentativas, faz a atualização/recuperação ou se satisfaz com o pc do jeito que está.

Qualquer coisa só dizer, amigo.

Abraços

Pois é.. me borro de medo de fazer essa atualização e do nada algo dar errado e o PC ir pro saco. Sei que a mobo tem sistema dualBios, mas meu medo é, se uma delas deu erro, quem me garante que a segunda está intacta?

Dei uma olhada no software da Gigabyte,o @Bios, não vi muita dificuldade em atualizar, porém não fiz o processo. Uma coisa que estranhei é o arquivo da BIOS vim em .exe do site da Gigabyte e, ontem a noite, quando fiz backup do arquivo de BIOS original, saiu um arquivo .bin.

Como comentei anteriormente, entrei em contato com o suporte da Gigabyte, porém eles são absurdamente lentos, então fico com receio de atualizar. Não sei se devo usar o Q-Flash (dentro da própria BIOS) ou o software @Bios em ambiente windows. Tenho medo de dar algum erro e a mobo ficar inutilizada..

Agradeço a ajuda!

Postado

Mesmo em placas com Single Bios, ao ocorrer um erro, ainda é possível recuperar a BIOS. Ocorrendo um erro "irrecuperável" apenas a placa se perde.
Sobre os arquivos, .exe ou .bin dá no mesmo. Se extrair o .bin acharás o .exe

Realmente não há dificuldade, o processo é quase todo automático.

Postado

Mesmo em placas com Single Bios, ao ocorrer um erro, ainda é possível recuperar a BIOS. Ocorrendo um erro "irrecuperável" apenas a placa se perde.

Sobre os arquivos, .exe ou .bin dá no mesmo. Se extrair o .bin acharás o .exe

Realmente não há dificuldade, o processo é quase todo automático.

Certo, não sei se pode ajudar, mas se quiser, fiz um vídeo (0:52s) do problema, A parte do Disk Boot Failure já "passou", mas a tela colorida ainda aparece. Se quiser, posso upar e te mandar.

Se não for pedir demais, poderia por favor me orientar a como fazer essa atualização? Se devo fazer pelo Q-Flash dentro da BIOS ou pelo @Bios no Windows, basicamente, o que fazer do começo ao fim, pois nunca fiz uma atualização de BIOS na vida..

Obrigado pela ajuda :)

Postado

Sim, podes mandar o vídeo. Assim temos uma noção mais direta do problema.
Já posto como fazer a atualização, vou preparar um contéudo mais direto para sua placa.

Postado

Sim, podes mandar o vídeo. Assim temos uma noção mais direta do problema.

Já posto como fazer a atualização, vou preparar um contéudo mais direto para sua placa.

Certo. O vídeo está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=uUnx7au0z20

Segue uma breve explicação:

O pc liga e em seguida desliga.

Automaticamente ele liga sozinho e leva um século para dar beep.

O splash screen aparece e leva para a tela de identificação de discos (por usar o modo AHCI).

Aparece a "tela malígna"..

Uma OBS.: No vídeo, ao final, aparece DISK BOOT FAILURE [...], porém, depois de algumas tentativas e, aparecendo o POST checksum error, o W7 já inicializa normalmente, ficando apenas com o Intel® Management Engine Interface com erro no gerenciador de dispositivos.

• Solução
Postado

Primeiro passo para atualização da Bios.

1- Download do arquivo que iremos usar - Aqui
(Bios para modelo: GA-H67MA-USB3-B3 Rev.1.0)

* Ao fazer o download, será lhe apresentado um arquivo com extensão .exe, porém ele estará vinculado ao 7-zip, estraia o arquivo dentro da pendrive ou Unidade de disco e mantenha os 3 arquivos responsáveis pela atualização junto com o arquivo comprimido.

- Utilizaremos o Q-Flash, após o download da respectiva BIOS coloque o arquivos (descompactado) em uma pendrive ou uma Unidade de Disco.

- Renicie o computador e aperte a tecla para iniciar o Q-flash (geralmente tecla End).

- Na janela do Q-flash, escolha Atualizar do BIOS de drive (Update BIOS from drive).

- Selecione o local onde os arquivos estão guardados e selecione o arquivo h7mausb3.f8.

- Aperte Enter e confirme para atualizar.
- Aguarde todo o processo terminar, se após o processo terminar o computador reiniciar e voltar para o Q-flash, para sair do Q-Flash aperte ESC e dê Enter (tenha certeza que o processo terminou).

Vídeo explicativo de atualização: AQUI (Processo do ínicio ao fim) - Áudio em espanhol, porém, perfeitamente instrutivo.

Poste suas dúvidas.

• Curtir 2
Postado

Primeiro passos para atualização da Bios.

1- Download do arquivo que iremos usar - Aqui

(Bios para modelo: GA-H67MA-USB3-B3 Rev.1.0)

* Ao fazer o download, será lhe apresentado um arquivo com extensão .exe, porém ele estará vinculado ao 7-zip, estraia o arquivo dentro da pendrive ou Unidade de disco e mantenha os 3 arquivos responsáveis pela atualização junto com o arquivo comprimido.

- Utilizaremos o Q-Flash, após o download da respectiva BIOS coloque o arquivos (descompactado) em uma pendrive ou uma Unidade de Disco.

- Renicie o computador e aperte a tecla para iniciar o Q-flash (geralmente tecla End).

- Na janela do Q-flash, escolha Atualizar do BIOS de drive (Update BIOS from drive).

- Selecione o local onde os arquivos estão guardados e selecione o arquivo h7mausb3.f8.

- Aperte Enter e confirme para atualizar.

- Aguarde todo o processo terminar, se após o processo terminar o computador reiniciar e voltar para o Q-flash, para sair do Q-Flash aperte ESC e dê Enter (tenha certeza que o processo terminou).

Vídeo explicativo de atualização: AQUI (Processo do ínicio ao fim) - Aúdio em espanhol, porém, perfeitamente instrutivo.

Poste suas dúvidas.

Cara, muito obrigado!

Deu certo o processo. No meio do caminho, apareceu um tal de CHECKSUM = C 500 e perguntou se eu queria continuar, dei ok e segui... no final deu certo. Esta inicializando rapidinho e tudo em ordem.. quase não acredito. Muito obrigado :D Muito obrigado mesmo! Você salvou meu pc :) Nem sei como agradecer...

A máquina ta bonitinha, um pouco lenta, mas creio que seja pelos desligamentos abruptos do windows, nada que eu não resolva em breve. Muito obrigado mesmo!

Postado

Disponha, amigo.
Eu que agradeço o seu retorno para avisar o sucesso do procedimento.
Estamos sempre por aqui, precisando é só dizer.

Abraços

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...