Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Assign Record

Movimentar Cursor no Pascal

Recommended Posts

Como faço para movimentar o cursor no pascal, eu sei que se usa o gotoxy ... mas tipo, por meio do readkey ... o cara pressiona '' d '', no caso ficaria gotoxy(x+1,y) ... essa seria a ideia, mas não consegui fazer ... uso o '' if '' ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá.

Depende como você deseja... mas basicamente poderia ser um uma estrutura de seleção mesmo (if e/ou case).

Ex.:

tecla:=UpCase(ReadKey); //UpCase = retorna o correspondente em maiúsculo.  (c->C. e=E, F=F mesmo etc)if (tecla='D') then  GotoXY(x+1,y)else  if (tecla='A') then     GotoXY(x-1,y);

É apenas um exemplo da ideia... Claro que você precisa tratar as variáveis, como no "x" e "y", e também os limites da "matriz da tela" (resolução da tela do Pascal, geralmente é 80x25 se não me engano)... e por ai vai.

Outros comandos que podem ser úteis:

WhereX e WhereY \\caso não conheça, basta dá uma pesquisada

No aguardo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais