Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, meu irmão mora a aproximadamente 1km da minha casa, ele tem uma internet OI VELOX de 8mb e eu queria distribuir para minha casa via PONTO A PONTO com duas WON 5000.

Minha dúvida é a seguinte, é legal fazer isso? corro algum risco de processo junto a anatel? Estou com vontade de fazer porém estou com medo, ja fiz algumas buscas no google e não obtive resposta!

Quem puder me ajuda aê!

Postado

pode utilizar amigo, este tipo de frequência 2.4 ou 5.8 são liberadas pela anatel a você utilizar sem precisar de licença... agora se utilizar acima disso, para redes digitais... tem que fazer o cadastro do site na anatel.

Postado

Sim, não vejo nenhum problema em compartilhar... não gera nenhum problema, tenho amigos que estão começando com provedor e não tem nenhum problema em relação a compartilhar os links... pra a operadora é ótimo, porque ao decorrer do tempo, você vai crescer e solicitar mais upgrades...

Postado

Salve, Claudio!

Se a cidade onde você mora tem mais de 50.000 habitantes, o uso das bandas de 2,4 GHz e 5,8 GHz tem um limite de potência de transmissão definido pela anatel.

Se não me engano, você pode usar no máximo 400 mW / 26 db.

Para usar potências maiores de forma regularizada, é preciso obter uma licença (só concedida para empresas) e pagar uma taxa (pesada).

Esse aparelho é bom, mas a antena é setorial.

Como o próprio nome implica, ela é projetada para cobrir uma área definida.

Os ângulos de propagação dela são 70 graus H, 50 graus V.

Por isso, o posicionamento desse tipo de antena deve ser feito com downtilt:

Levemente inclinada na direção do solo para limitar a propagação à área de cobertura desejada.

Via de regra, ela não deve ser apontada para o horizonte.

Portanto, interligar apenas dois pontos a 1 km de distância não é uma aplicação correta para esse tipo de antena.

Sim, é possível usar esses aparelhos para fazer isso, mas o seu sinal vai se espalhar por uma área enorme, sem necessidade, podendo causar interferência em redes alheias.

A maioria dos usuários domésticos não sabe o suficiente sobre o assunto para reclamar, mas bancos e empresas que usam redes sem fio geralmente estão bem atentos a interferências externas que possam atrapalhar suas operações.

Logo, se a sua rede for irregular e estiver causando problemas, você corre o risco de ser visitado pela anatel.

A forma correta de fazer o que você quer é usando antenas direcionais nas duas pontas, concentrando o sinal apenas onde ele é necessário, e dimensionando corretamente a potência do sistema.

Basicamente, em relação ao link ponto a ponto, são essas as suas opções: fazer do jeito certo ou fazer do jeito "brasileiro".

Sobre a legalidade do compartilhamento da conexão, há divergências no entendimento. Como diz o ditado, "de cabeça de juiz e bumbum de nenê, ninguém sabe o que vem".

Porém, se você compartilha o acesso apenas para seu uso pessoal e dentro dos limites operacionais estabelecidos pela anatel, não há grandes obstáculos legais, principalmente se a operadora não atende a região para a qual você está compartilhando.

Mas é ilegal vender acesso à internet se você não for um provedor licenciado.

Postado

FOX MODEM

Foi muito boa a sua explicação

Só pra finalizar, usar então como AP uma Air Grid 5.8 seria melhor do que a Won 5000? Ela é direcional, correto?

Ficaria então a air grid com AP e a Won 5000 como cliente?

Ou seria melhor duas air grid pra funcionar como AP e Cliente?

Salve, Claudio!

Se a cidade onde você mora tem mais de 50.000 habitantes, o uso das bandas de 2,4 GHz e 5,8 GHz tem um limite de potência de transmissão definido pela anatel.
Se não me engano, você pode usar no máximo 400 mW / 26 db.

Para usar potências maiores de forma regularizada, é preciso obter uma licença (só concedida para empresas) e pagar uma taxa (pesada).

Esse aparelho é bom, mas a antena é setorial.
Como o próprio nome implica, ela é projetada para cobrir uma área definida.

Os ângulos de propagação dela são 70 graus H, 50 graus V.
Por isso, o posicionamento desse tipo de antena deve ser feito com downtilt:
Levemente inclinada na direção do solo para limitar a propagação à área de cobertura desejada.
Via de regra, ela não deve ser apontada para o horizonte.

Portanto, interligar apenas dois pontos a 1 km de distância não é uma aplicação correta para esse tipo de antena.

Sim, é possível usar esses aparelhos para fazer isso, mas o seu sinal vai se espalhar por uma área enorme, sem necessidade, podendo causar interferência em redes alheias.
A maioria dos usuários domésticos não sabe o suficiente sobre o assunto para reclamar, mas bancos e empresas que usam redes sem fio geralmente estão bem atentos a interferências externas que possam atrapalhar suas operações.

Logo, se a sua rede for irregular e estiver causando problemas, você corre o risco de ser visitado pela anatel.

A forma correta de fazer o que você quer é usando antenas direcionais nas duas pontas, concentrando o sinal apenas onde ele é necessário, e dimensionando corretamente a potência do sistema.

Basicamente, em relação ao link ponto a ponto, são essas as suas opções: fazer do jeito certo ou fazer do jeito "brasileiro".

Sobre a legalidade do compartilhamento da conexão, há divergências no entendimento. Como diz o ditado, "de cabeça de juiz e bumbum de nenê, ninguém sabe o que vem".

Porém, se você compartilha o acesso apenas para seu uso pessoal e dentro dos limites operacionais estabelecidos pela anatel, não há grandes obstáculos legais, principalmente se a operadora não atende a região para a qual você está compartilhando.

Mas é ilegal vender acesso à internet se você não for um provedor licenciado.

Postado

Salve, Claudio.

Como as antenas só vão falar uma com a outra, não há razão para usar uma setorial. O correto é usar duas direcionais.

A economia de 100 reais que você pode obter trocando uma direcional por uma setorial realmente não é uma boa ideia. 

Lembre-se, a comunicação vai e volta - tanto o AP como o cliente transmitem e recebem dados.

Usando uma setorial em uma conexão ponto a ponto a 1km de distância, você estará espalhando seu sinal por uma área enorme sem nenhuma necessidade.

O seu sinal é um triângulo partindo da antena. Até chegar na sua casa, ele percorre 1000 metros de distância, espalhando-se para os lados em um ângulo de 70 graus, assim:

6r120y.jpg

A linha amarela representa uma conexão direcional. Ela ocupa só o espaço estritamente necessário para fazer tudo o que você precisa.

O triângulo vermelho é uma estimativa PARCIAL da área de presença (footprint) do seu sinal usando uma antena setorial com 70 graus de abertura.

Nessa área de quase 640 mil metros quadrados onde o seu sinal está presente, cabem com folga milhares de casas, ainda mais se houver prédios de apartamentos na região.

Mesmo que você more em uma região com uma densidade menor, é praticamente garantido que isso VAI gerar interferência destrutiva para alguém.

E o sinal não para de ser propagado quando chega na sua outra antena... ele continua até enfraquecer e se dissipar.

Isso quer dizer que ele vai chegar muito mais longe do que isso, causando problemas em uma área ainda maior. Muito maior.

Aí começam as reações em cascata. Seu sinal gera interferência em vários bairros diferentes, aí o pessoal começa a instalar equipamentos mais potentes... gerando mais interferência.

Repita o processo algumas vezes e logo vai ficar péssimo para todo mundo.

Por isso, no seu caso, o correto é usar antenas direcionais nas duas pontas do enlace.

Seu sistema vai ficar mais corretamente dimensionado, vai ter um desempenho mais estável, vai gerar muito menos poluição e ficará menos vulnerável a interferências.

As AirGrids parecem legais*** e serviriam muito bem para o seu projeto, embora sejam para enlaces bem mais longos do que 1 km.

Por isso, se você for usá-las, elas não precisam (e nem devem) ser configuradas com a potência máxima.

Sei que é meio chato ficar repetindo isso o tempo todo, mas foram justamente o mau uso e a falta de informação que levaram à saturação crítica da banda de 2.4 GHz.

Seria legal se não repetíssemos os mesmos erros na banda de 5.8 GHz. Não é difícil, basta lembrar a característica mais importante das redes sem fio:

O meio de acesso é SEMPRE compartilhado. Se todo mundo usa mais do que precisa, logo não vai ter o suficiente pra ninguém.

Abraço!

*** O problema é que simplesmente não existem CPEs direcionais para links ponto-a-ponto de média distância, como é o seu caso.

Seria interessante ter uma solução específica para esse nicho que saísse mais em conta, mas não há.

A alternativa seria montar um sistema personalizado usando roteadores com antena destacável + antenas direcionais externas, mas não recomendo.

É muito mais complicado e tudo o que você economizar nos aparelhos, vai gastar em materiais e em horas de trabalho.

Usar uma CPE como a AirGrid vai te poupar um bocado de chateação na hora de instalar (quem já trabalhou com RGC 213 levanta a mão e diz se eu estou mentindo!), então eu acho que acaba valendo a pena.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...