Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MoBo + Fx


thallesgw

Posts recomendados

Venho por meio deste, sanar minhas duvidas quanto as placas que são usadas em conjunto das CPU's AMD da linha FX, cito os Modelos 78LMT e N68, visto que muitos usuarios criam topicos reportando problemas de desempenho com essa configuração.

Como não sou tecnico "ainda", creio que não consigo responder a esses usuarios como deveria, em um nivel tecnico, dependendo as vezes de uma ajuda aqui e ali.

Como sei pouco sobre as especificações tecnicas dessas placas, gostaria que alguem me ajudasse a entende-las melhor, para eu poder ajudar os outros tambem, e até usar esse topico como uma referencia posteriormente.

Muitos usuarios que vem ao forum, não acreditam que seus problemas com desempenho, estão relacionados essas Placas-mãe, O mais comum é ouvir esses usuarios dizerem:

- Não é a placa-mãe, porque eu vi um video no youtube, e o cara tinha a mesma placa-mãe que eu tenho, a mesma configuração e com desempenho muito superior

 

Ou:

 

- La na Chipart, o Gorducho boca de patente, disse que da pra usar FX-6300 com 78LMT.

 

:naonao:  :naonao:  :naonao:  :naonao:  :naonao:  :naonao:  :naonao:

 

O primeiro defeito que vejo nessas Placas, é que as CPU's FX, por padrão, trabalham com memorias 1866Mhz. porém na 78LMT e N68 so é possivel configurar as memorias para 1600Mhz, o que limitaria o desempenho do CPU. Por favor se eu estiver, me corrijam.

 

O segundo, quem me explicou foi nosso grande amigo @RS Faria.

Até onde sei, essas placas foram projetadas para dar suporte as CPUs AMD Phenom II e Athlon II, quando a AMD lançou a linha FX, ela fez um pacto com o capiroto, porque essa placa veio do inferno uma gambiarra adaptaçao  nessas placas, assim elas passaram a dar suporte as CPUs FX tambem que usam socket AM3+.

porém essas placas, as vezes, não alimentam a CPU como deveriam, com a tensão mais baixa que o normal a CPU trabalha menos, o Clock baixa e causa problemas de desempenho.

Quando eu fazia curso eletronica, um dia, o professor nos deu a tarefa de montar um circuito de uma arma de choque artesanal.

Nos deu o projeto, tivemos que desenha-lo em uma placa de circuito impresso manualmente. porém, eu esqueci de fazer duas ligações entre componentes, como so me dei conta depois que ja tinha jogado a placa no acido, ja era tarde demais, so me restou duas opções:

 

1º: Jogar a placa nova e fazer tudo de novo.

 

2º Usar dois "jumpers", deus salve o cara que o inventou.

 

Optei pela 2º opção, fiz toda a gambiarra la bonitinha e Voilà... liguei ela.

Funcionou?? Sim funcionou.

MAS FUNCIONOU COMO DEVERIA??? Bah... tu vê néh, não é NET, mas é Tipo NET.. :looka:

Comparando o minha com do meu colega, que fez certo, constatamos que a minha tinha Tensão de saida de 410v DC, a dele tinha 450v DC

So aqueles dois jumpers, deu toda essa diferença??... Talvez... Mas quando fiz de novo, funcionou certinho :aplausos:

Ao meu ver, é basicamente o que a AMD fez com suas gambiarras nessas placas.

 

O terceiro defeito, e ai é que esta minha duvida, pois nunca vi ninguem falar nada a respeito disso. Eu li ha tempo muito nesse link:

 

http://forum.gamevicio.com/topico/2013/12/fx-6300-ga-78lmt-s2-segura-um-gtx-660/

 

Ali fala sobre o Hyper Transport, que é a tecnologia que a AMD usa para fazer a comunicação da CPU com o Chipset, diz tambem o HT dos FXs é de 5200MT/s e placa é de 4400MT/s, e isso causaria tambem uma limitação.

Agora pergunto, isso é mesmo verdade?? Essa afirmação procede??

 

Espero que alguem possa responder minhas duvidas, e como disse, se falei bobagem, não hesite em me corrigir.

Desculpe pelo topico muito extenso, mas queria deixar o mais claro possivel.

 

Obrigado a todos!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a meu ver, todas as informações que você absorveu sobre essas placas-mãe estão corretas, eu tenho essa placa-mãe (N68-S3 FX) parada aqui em casa e sei como é, se quiser, só detalhar suas dúvidas que eu respondo.

 

Abrass.

Valeu @PH Benchmarker, como eu disse anteriormente, entendi um pouco sobre os dois primeiros "defeitos" que citei

Agora sobre o terceiro, nunca vi ninguem comentar a respeito disso aqui no forum, e aquele topico do GV foi o unico lugar onde li sobre isso, gostaria de saber se esta informação esta correta.

Queria tambem a opinião de mais pessoas, para usar um topico como referencia a esses problemas, visto que muitas vem aqui no forum comentando sobre ele.

Hoje mesmo passei a TARDE INTEIRA tentando explicar a um usuario, o problema da configuração dele, e ele achou que eu estava errado. Postei links de topicos semelhantes, e ele ainda achou que eu estava errado, por que um cara no YouTube tinha uma config. igual a dele, e não dava problema... Ai eu desisti... faze o que numa hora dessas...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá falando do HyperTransport? Sim é verdade se o barramento Hypertransport da placa-mãe for menor que o CPU, vai capar o desempenho do processador.

Sim, seria isso

porém me surgiu outra duvida agora quanto a M5A78 da ASUS que pelo que eu ouvi, tambem limita o desempenho dessa CPU

Nas especificações no site da ASUS, diz que essa placa usa o mesmo Chipset da 78LMT, porém nessa placa, A velocidade do HTB é de 5200MT/s, que a mesma do FX

E essa placa tambem suporta memorias 1866Mhz, que são padrão do FX

então so restaria a má alimentação da CPU

porém vejo muita gente com o mesmo problema de desempenho usando essa mesma placa. Pelo visto voce tem essa placa.

Ja teve algum problema de desempenho com ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!