Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou fazendo um circuito que ele funciona com um botão que quando voce aperta ele manda energia e liga, mas quando solta ele para mandar energia.( Ele é um botão de ligar e desligar PC) mas eu queria que eu apertase ele e na hora ou durante 1 segundo no maximo ele ja ligase o circuito e mantesse ligado, mesmo eu soltando o botão

O que vocês me sugerem?

Postado

Estou fazendo um circuito que ele funciona com um botão que quando voce aperta ele manda energia e liga, mas quando solta ele para mandar energia.( Ele é um botão de ligar e desligar PC) mas eu queria que eu apertase ele e na hora ou durante 1 segundo no maximo ele ja ligase o circuito e mantesse ligado, mesmo eu soltando o botão

O que vocês me sugerem?

a resposta não é tão simples porque  para fazer isso tera que usar um ci  veja esta  link com ci cd4013  é o que você quer http://eletronica100limites.blogspot.com.br/2013_02_01_archive.html

• Membro VIP
Postado

ou é...

você pode usar um relé com 2 polos. Um deles é o seu "liga" do seu sistema. O outro plo pode ser usado para realimentar a bobina do relé. tipo assim

12V----contato NA....contato C----bobina---gnd        |                 |        |                 |        ----push button----

A sua tarefa-desafio é desligar o sistema. Pense 1 pouco. É fácil mas você não colocou isso em pauta...

um botão com trava é fácil demais? sem adrenalina? kk

• Membro VIP
Postado

O que vocês me sugerem?

@Isadora Ferraz & @circuit

O amigo quer apenas um monoestável não redisparável, ou seja, um temporizador que liga ao pressionar a chave e desliga depois de um segundo, mesmo que a chave ainda esteja pressionada.

Já que não é um circuito de precisão, um capacitor em série com a bobina de um relê  já resolve. Um resistor também será necessário para descarregar o o cap. quando a chave for desligada.

Agora, se o circuito deve permanecer ligado mesmo que a chave seja desligada antes de 1 segundo, então deve-se recorrer a um circuitinho tipo LM555 com capacitor em série com o pino de disparo (pino2) para formar o monoestável não redisparável.

Só não desenho porque estou bastante ocupado.

Vinícius, informe a tensão presente na chave, antes do circuito que ela liga.

Postado

Eu estava vendo na parte de preço vou fazer com LM555 que é bem em conta e o circuito que vou ligar vai ser um peltier de 12V 60W,2 coolers de 12V ,sendo que um deles eu vou controlar a rotação com um potenciometro e vários LEDs

• Membro VIP
Postado

OK... o circuito é quase este.

esq%20temporizador%20555.jpg

Mas desligue a chave e R1 do pino 2. Mantenha R1 na chave para descarga do capacitor quando a chave não estiver pressionada..

No pino 2 ligue outro resistor de 10K a 100K ao 12V.

Finalmente ligue, entre a chave e o pino 2, um capacitor de 100nF ou 220 nF (não é crítico).

Neste caso não deve haver necessidade de "deboucing" .

Pode baixar C1 para 22K que com o potenciometro na metade vai dar um pouco mais de 1 segundo.

A fórmula do tempo é:

T=1.1xRxC

onde:

C=C1

R=R2+P1

• Membro VIP
Postado

Amigo, estranho acionar um peltier por 1 segundo apenas mas enfim.... cada mania com seu lôco. Se achar que deve fale mais sobre teu projeto. Algumas mentes brilhantes locais podem te iluminar quiçá. Mas tem um preço bom e barato: palavras mágicas

Como meu mundo é o do minimalismo, eu (eu) iria de capacitor em série com bobina do relé mesmo como disse o amigo @_xyko_

Boa sorte

• Membro VIP
Postado

@Vinicius R. de Moraes

Isto toma muito muito o nosso tempo, deveria dizer que com um toque deveria ligar e outro toque  desligar.

O título foi alterado pra não haver confusão.

É só um biestável com LM555. Tá cheio de exemplos aqui no forum.

edit:

Vou ajudar mais uma vez porque ainda é novato e achei esta  imagem em um site que eu desconhecia. Eu tinha publicado num antigo site meu chamado projekit, há quase 7 anos.. puxa!.

Não sabia que ainda circulava por aí.

É exatamente o que você precisa, basta usar o pino 1 para saturar um transistor e chavear um relê.

Obs: o CD4013 tem 2 Flip-Flops tipo DATA idênticos, portando dá pra fazer 2 chaves destas.

bi-4013.jpg

http://circuitosemontagens.blogspot.com.br/2008/12/biestvel-com-cd4013-circuito-integrado.html

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

a memória de 1 bit do chico é boa. E também a memória de 1 bit que ele propôs com o ff. (?!?kk)

Mas nela reside um problema: qual é o estado inicial assim que ligo? Poizé, é aleatório. Pra resolver isso, use o pino da linha R p.ex. Coloque um 100nF pro vcc e um 10K pro gnd. Isso garante 0 na linha OUT assim que ligar. Esta pre condição é especialmente útil pra quando p.ex. cair a luz e o equipamento não ligar sozinho. O ideal é manter o último estado, é possível mas aí o buraco é mais em baixo

• Membro VIP
Postado

@Isadora Ferraz

Já usei muito este esquema. Parece que o CI deve ter algum tipo de POR (Power On Reset), porque sempre que eu ligava ele apresentava o Q em "0".

Mas pra garantir algum estado é só usar os SET e RESET. Nada que um capacitor cerâmico e um resistor não resolvam.

post-387879-0-76766700-1436874709.jpg

off:

o quê? 1bit? Vou fazer upgrade pra 128bits kkk

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Boa Noite! Não dá pra fazer isso de um jeito mais fácil? Por exemplo, sem usar um CI? Já ouvi falar muito tempo atrás sobre flip-flop RS, ele serve para isso? Se sim, como eu posso fazer?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!