Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração FX8350 com WC Cooler Master Seidon 120V


Ir à solução Resolvido por EdsonSM,

Posts recomendados

Boa tarde, pessoal.

 

Eu comprei recentemente um water cooler Seidon 120v pra ajudar a esfriar o FX8350(que dizem por aí que esquenta bem mesmo).

Fiz testes de estresse por 15 minutos pelo prime95 e AMD OverDrive com a temperatura ambiente em 24 graus Celsius e o meu processador chegou a 64(teste feito há um mês) e 70(teste feito hoje). Já em tarefas cotidianas(sem jogar) a temperatura fica baixa( 30 a 40 graus). Gostaria de saber se as temperaturas(principalmente em full load) estão dentro do padrão para esse tipo de WC que é o modelo mais simples da Cooler Master. Se alguém que possui a configuração parecida ou igual a minha puder ajudar eu agradeço. :)

 

Minhas config;

Asus M5A99FX PRO R2.0

AMD FX8350

AMD R9 280X Tri-x

Fonte LSP 750W

16GB RAM DDR3 Corsair Vengenace

Gabinete CM690III

 

post-766774-0-67365400-1437426802_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Eu tenho um FX 6300 em overclock com esse watercooler, uso a ventoinha dele em uma controladora junto com outros coolers, no OCCT chegou a 42 graus com temp. ambiente de 25 graus, então acho 70 graus um pouco bastante.

Em que posição você instalou ele? Seu gabinete é bem ventilado? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

diogo santin, meu gabinete é excelente em termos de ventilaçao!( é um CM690 III) "não poupei despesas" :P . O radiador esta atras e ha um cooler na parte de cima que joga ar frio de fora diretamente nele. Essa temperatura que voce viu  no OCCT é a temperatura do núcleo e nao a temperatura da placa dissipadora que fica no processador.  no meu caso a temperatura do núcleo chegou a 53 graus como esta no print. talvez seja normal mesmo estar mais quente. falam que os FX de 6 núcleos esquentam bem menos que os de 8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

1. Em quais conectores você usou para ligar a fan do wc e a bomba?

 
Imagino que a fan esteja na CPU FAN e a bomba na CPU OPT FAN.
 
2. Leve em consideração a margem térmica do Overdrive ou a temperatura dos núcleos (core).
 
A margem térmica seria quantos graus faltam para atingir o limite de temperatura.
A temperatura máxima dos núcleos é de 70C.
 
Note que se somar a temperatura dos cores com a margem térmica chega nesse limite de 70C.
 
--------------------------
 
3. Edit: Segue um teste do Seidon 120 no FX-8350 aqui.
 
A temperatura de 53C para os cores parecem ser normais para o teste de stress.
Water coolers como o Seidon 120 conseguiriam tipicamente overs a 4.5 Ghz - 4.6 Ghz.
 
O wc está funcionando devidamente!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, a temperatura de 42 graus é do CPU, os núcleos ficam por ai de 38 graus no OCCT (veja o print em anexo). @temp. ambiente 27 graus.

 

Ele aquece mais, porém acho que não deve ser tanto, esta dando 30 graus de diferença...

O a parte do radiador que vão as mangueiras está para cima ou para baixo? Em qual conector ligou a bomba?

 

Na parte superior o correto é só tirar o ar, seria mais ou menos assim, frontal e inferior joga ar para dentro, superior e traseiro joga ar para fora, desta forma o fluxo de ar se mantem de forma correta.

 

Verifique com o Hw monitor também.

post-621867-0-37185300-1437444442_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, a temperatura de 42 graus é do CPU, os núcleos ficam por ai de 38 graus no OCCT (veja o print em anexo). @temp. ambiente 27 graus.

 

Não sei dizer se as temperaturas dos cores estariam corretas.
No caso de configurações AMD, sei que tem pessoas que notaram que as temperaturas dos cores dos utilitários não pareciam ser confiáveis, sendo mais baixas do que realmente deveriam ser.
 
Eu pessoalmente recomendaria o AMD Overdrive para ver qual seria a margem térmica (quantos graus faltam para atingir o limite recomendado).
 

O a parte do radiador que vão as mangueiras está para cima ou para baixo? Em qual conector ligou a bomba?

 
As mangueiras em cima ou para baixo não deveriam influenciar no desempenho.
 

 

Na parte superior o correto é só tirar o ar, seria mais ou menos assim, frontal e inferior joga ar para dentro, superior e traseiro joga ar para fora, desta forma o fluxo de ar se mantem de forma correta.

 

 

A fan superior como exaustão de ar ou injeção de ar seria mais de preferência de cada um.
 
Tem pessoas que preferem injeção de ar, pois dessa forma o radiador seria beneficiado pelo ar mais frio vindo de fora do gabinete.
Outro detalhe que poderia ser argumentado é que se ambas as fan superior e a traseira do radiador estiverem próximas e como exaustão de ar, um estaria competindo com outro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bomba esta conectada em 3 pinos e o fan em PWM. já havia checado antes na BIOS. a questao da posição do radiador nao faz diferença senao quem coloca o radiador na parte de cima do gabinete teria refrigerçao reduzida.

há um tempo atras eu testei o radiador nas duas posiçoes e nao houve diferença de temperatura. so optei por deixar atras por estetica.

 

EdsonSM. vendo pela margem termica fica em 16.5 graus o que parece normal mesmo. E obrigado pelo link do review, ajudou bastante. Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os sensores dos núcleos não são precisos! Aqui quando o CPU está abaixo de 20 graus o sensor do núcleo marca por ai de 5 a 8 graus...

 

A posição faz e não faz diferença, aconteceu comigo, instalei ele na parte traseira com as mangueiras para baixo, e acredito que fez uma bolha de ar ou algo do tipo impedindo que a água circulasse, a temperatura estava bem maior, já estava achando que tinha vindo com defeito, ai encontrei um caso na internet que aconteceu o mesmo defeito, e se solucionou colocando o radiador com as mangueiras para cima, e comigo não foi diferente, mudei para a parte frontal e o deixei de pé, com as mangueiras para cima e resolvido, temp. ótima.

Por isso perguntei a posição...

 

Com o cooler superior jogando ar para dentro você terá ar fresco para o watercooler, mas só pra ele também, fica igual um forno elétrico, sem um fluxo de ar.

Ar quente é mais leve, então tende a subir, ar frio é mais pesado, tende a baixar, fazendo os dois se chocarem, vai parar tudo. rsrs 

post-621867-0-25372300-1437516797_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo, eu vi uma dica na internet que diz que antes de fixar o radiador dê uma agitada nele e com isso evita a formaçao de bolhas! concordo com o fluxo de ar que voce falou mas estou fazendo o seguinte: coloquei dois coolers em cima. o de tras joga ar no WC e o mais da frente tira o ar quente que passa pelas memorias. parece que deu resultado. Uma coisa que eu percebi é que quando eu parei de usar cooler a ar os dissipadores da north bridge e  do VRM ficaram bem mais quentes. 

Aproveitando o tópico: vocês sabem se da para remover e regular a posicao dos bicos das mangueiras na regiao do bloco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante essa dica, não a conhecia.

As mangueiras que vão no bloco, ter até tem, mas como remove não sei lhe informar, pesquise no youtube que uma vez vi um vídeo de um cara fazendo case-mod, e vai vazar o fluido.

Seria a parte circulada na foto em anexo que você se refere? Se for, elas giram sim.

post-621867-0-10171300-1437522691_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente a parte circulada, Diogo! A minha pergutna surgiu extamente dessa foto na época quando fui comprar. Qquando fui instalar o watercooler tentei descobrir como girá-la mas não consegui. Eu percebi um pequeno buraco que talvez seja de um parafuso de uma braçadeira que fixa as mangueiras. Vou dar uma pesquisada no youtube sobre mods em WC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...