Ir ao conteúdo

Troca de placa mãe, formatação e atualização do windows

Ir à solução Resolvido por Amanda Santini,

Posts recomendados

Postado

Ola, recentemente resolvi comprar uma placa de video, mas a batata da minha placa mãe, uma POS-EIH61CE, não é compatível com ela fui aconselhado a trocar a placa mãe e segui a indicação escolhendo uma GA-B75M-D3H. Então fiquei com algumas duvidas de como proceder na hora da troca e procurando na internet li que é muito recomendado formatar o pc depois da troca, até ai tudo bem formatar é fácil mas vem o entrave que a licença do windows que veio com o pc é o ligada ao tal de OEM da placa mãe original e se substituir essa provavelmente perderei minha copia do windows. Com a chegada do win10 eu teria direito a  receber uma copia gratuita dele já que tenho uma versão oficial então entrei em contato com a microsoft e me informaram que seria mais interessante trocar o equipamento antes de atualizar o win assim a licença se ligaria (provavelmente) a nova placa mãe. Nessa novela toda é que estão minhas duvidas:

Tem algum método para que eu possa trocar a placa mãe sem formatar e em seguida atualizar o win para o 10 e ai sim formatar?

Não sei se estou falando besteira mas como seria um conflito entre os drives antigos seria possível desinstalar eles pra instalar os novos da nova placa?

Obrigado antecipadamente pela ajuda.

• Solução
Postado

É arriscado, pois pode dar certo como pode não dar.

Um exemplo real. Um amigo me deu a licença do Windows7 Home Basic OEM dele. Essa licença é OEM então [teoricamente] é ligada ao hardware do notebook dele. Então antes de instalar o Windows e ativar, eu entrei em contato com a Microsoft. Um dos "técnicos" me disseram que se a ativação ocorreu de forma correta então tudo bem, enquanto outro técnico me disse que eu poderia ter problemas depois de 30 dias.

Resultado: Usei a licença por uns 6 meses e não deu nada, eu conseguia ativar tranquilamente.

Tem algum método para que eu possa trocar a placa mãe sem formatar e em seguida atualizar o win para o 10 e ai sim formatar?

Não. Primeiro porque a ativação é baseada no Hardware também, então se trocar a placa mãe o Windows vai pedir para ativar novamente. Segundo, que o Windows 10 ainda não saiu e quando sair vai demorar para que as cópias do Windows 7 possam migrar, a não ser que você já seja um INSIDER.

Postado

É arriscado, pois pode dar certo como pode não dar.

Um exemplo real. Um amigo me deu a licença do Windows7 Home Basic OEM dele. Essa licença é OEM então [teoricamente] é ligada ao hardware do notebook dele. Então antes de instalar o Windows e ativar, eu entrei em contato com a Microsoft. Um dos "técnicos" me disseram que se a ativação ocorreu de forma correta então tudo bem, enquanto outro técnico me disse que eu poderia ter problemas depois de 30 dias.

Resultado: Usei a licença por uns 6 meses e não deu nada, eu conseguia ativar tranquilamente.

Não. Primeiro porque a ativação é baseada no Hardware também, então se trocar a placa mãe o Windows vai pedir para ativar novamente. Segundo, que o Windows 10 ainda não saiu e quando sair vai demorar para que as cópias do Windows 7 possam migrar, a não ser que você já seja um INSIDER.

Então vou tentar entrar em contato com a microsoft para ver se eles me ajudam com a ativação já que a Positivo tem ignorado as ultimas mensagens que mandei (nunca mais compro aquela marca). Imaginei que seria por ai mesmo sem a possibilidade de se trocar a placa sem formatar. Vou tentar a sorte e ver se pelo menos salvo essa licença, se não der sempre tem o linux ou os meios alternativos que prefiro evitar por segurança.

Obrigado pela resposta.

• Curtir 1
Postado

@EmBuscaDaVerdade, se for falar com a Microsoft procure não fazer por telefone. Além de o atendimento ser uma porcaria, eles não ligam para versões OEM pois "quem deve dar suporte é o fabricante", eles dizem. Então faça contato pelo site deles, é como falar pelo MSN (faça um Live-Support com eles).

• 3 semanas depois...
Postado

Olhando por ai me deparei com isso:

"Antes de mais nada, faça um backup dos seus documentos, porque o seguro morreu de velho. Tenha em mãos os drivers da placa mãe nova, você irá precisar após o procedimento, se não tiver o CD, baixe no fabricante pelo menos o driver da placa de rede, para assim poder ter acesso a internet e baixar os drivers que faltarem.

1. Execute o Prompt de Comando (cmd.exe) como administrador
  2. Execute o seguinte comando %windir%\System32\Sysprep\Sysprep.exe
  3. Selecione “entrar na configuração inicial pelo Usuario do Sistema (OOBE), marque a opção “Generalizar” e seecione “Desligar”
  4. Troque a placa mãe, ou passe o HD para o novo PC.

sysprep.png?w=497

Essa operação vai demorar um pouco dependendo do computador. Feito isso, o computador vai generalizar a instalação atual do windows 7, de modo que seja aceito em qualquer outro hardware. Depois de passar pra placa mãe nova ou pra outro computador, os novos drivers deverão ser instalados."

Fonte: https://dmandrack.wordpress.com/2013/03/07/trocando-a-placa-mãe-sem-precisar-formatar-windows-7/

Procede essa informação?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...