Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,
Venho aqui tirar uma dúvida com vocês, comprei recentemente um cooler xigmatek loki 2 para colocar no meu fx8320 que estava com cooler stock, fui fazer o teste de stress para ver até onde ia a refrigeração, em full load a temperatura da cpu foi a 70ºc e a temp do núcleo foi a 57ºc, em carga normal a cpu fica entre 35ºc~44ºc e a temperatura do núcleo ficam entre 17ºc~25ºc, minha pergunta é 70 graus é uma temperatura perigosa? Qual a diferença entre a temperatura do núcleo e a da cpu? Porque a temperatura do core é menor que a da cpu? Devo tomar alguma providencia com essas temps?
valeu a atenção! :D

Postado

As temperaturas que devem ser levadas em consideração são as dos núcleos (cores).

O limite de temperatura recomendado para os cores é de 70C.
Assim a temperatura de 57C está dentro do limite.

Se quiser existe também o AMD Overdrive que você pode baixar no site da AMD (clique aqui).

O Overdrive mostra o Thermal Margin que são quantos graus faltam para atingir o limite recomendado.

Postado

tenho um fan de 12 cm na traseira como exaustor, um fan de 80cm na frente ventilando.
specs:
cpu fx8320,
8gb ram 2133mhz gskill sniper,

vga msi hd7770 power edition,
fonte ocz modstream pro 600w,

placa mãe asus m5a88v-evo;

2 hds de 1tb;

as temps com cooler stock eram quase as mesmas que a do xigmatek (por isso estrenhei),
uso uma pasta termica de prata cdr.
Moro em Goiás irradiado diretamente pelo sol.

Checkei a pasta termica 2 vezes e continuo nessa temps.

As temperaturas que devem ser levadas em consideração são as dos núcleos (cores).

O limite de temperatura recomendado para os cores é de 70C.
Assim a temperatura de 57C está dentro do limite.

Se quiser existe também o AMD Overdrive que você pode baixar no site da AMD (clique aqui).

O Overdrive mostra o Thermal Margin que são quantos graus faltam para atingir o limite recomendado.

vou baixar aqui para monitorar, mas mesmo assim tenho receio dessas temps.

tenho um fan de 12 cm na traseira como exaustor, um fan de 80cm na frente ventilando.
specs:
cpu fx8320,
8gb ram 2133mhz gskill sniper,

vga msi hd7770 power edition,
fonte ocz modstream pro 600w,

placa mãe asus m5a88v-evo;

2 hds de 1tb;

as temps com cooler stock eram quase as mesmas que a do xigmatek (por isso estrenhei),
uso uma pasta termica de prata cdr.
Moro em Goiás irradiado diretamente pelo sol.

Checkei a pasta termica 2 vezes e continuo nessa temps.

vou baixar aqui para monitorar, mas mesmo assim tenho receio dessas temps.

posso passar a monitorar so os cores temps?

Postado

não conhecia esse chipset dessa mobo...

qual o programa que você tá usando pra monitorar as temperaturas?

acho que a hd 7770 é bem quentinha também... coloque um fan maior na frente do gabinete pra ter uma ventilação melhor.

e outra coisa, como tá configurado o fan do cooler da cpu? tem pwm ou roda sempre em full?

tem algo errado aí porque você devia ter tido uma melhora de temperatura, vamos tentar resolver aqui.

você passou muita pasta térmica ou pouca?

Postado

Sim, você pode usar as temperatura dos cores como referência.
Por vias das dúvidas, faça um teste de stress para conferir o Thermal Margin pelo Overdrive.

Com relação ao ruído, houve alguma diferença?
Imagino que o Loki manteve desempenho similar com menor ruído.

Como referência, segue resultado de um colega que tem o FX-8350 e o TX3 Evo:

Temperatura ambiente: 34C
Teste de stress: 56C

Postado

não conhecia esse chipset dessa mobo...

qual o programa que você tá usando pra monitorar as temperaturas?

acho que a hd 7770 é bem quentinha também... coloque um fan maior na frente do gabinete pra ter uma ventilação melhor.

e outra coisa, como tá configurado o fan do cooler da cpu? tem pwm ou roda sempre em full?

tem algo errado aí porque você devia ter tido uma melhora de temperatura, vamos tentar resolver aqui.

você passou muita pasta térmica ou pouca?

Ei fiz um "ponto" quando fui colocar a pasta termica, assim ela se espalha com a pressão do dissipador, o cooler tem pwm usando o speedfan eu coloquei pra ele ir pra 100% quando a temp da cpu passa de 50c. Meu gabinete e generico e muito apertado acho que isso ta impedindo o fluxo de ar. O fan chassis também tem pwm ele também vai pra 100% quando o cpu passa os 50c faz um barulho imenso, agora o traseiro é de 12cm e ta sempre full pois nao possui pwm. Cara ta muito quente a cpu deveria ficar mais fria pelo menos mais que o cooler stock. Olha como esta o gabinete por dentro na foto que anexei, a imagem ficou um pouco fora do angulo.

Sim, você pode usar as temperatura dos cores como referência.

Por vias das dúvidas, faça um teste de stress para conferir o Thermal Margin pelo Overdrive.

Com relação ao ruído, houve alguma diferença?

Imagino que o Loki manteve desempenho similar com menor ruído.

Como referência, segue resultado de um colega que tem o FX-8350 e o TX3 Evo:

Temperatura ambiente: 34C

Teste de stress: 56C

Ficou muito silencioso, mais as temps do core depois de uns 10min de stress da uns picos de 61c, depois vou desmontar ele de novo e limpar a base do dissipador com alcool e ver se da resultado, pois creio que com uns 40min de stress ele vai chegar perto dos 70c recomendados :/

post-510633-0-68119800-1438045158_thumb.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...