Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Bakashan

como funciona a internet em rede hoteleira?

Recommended Posts

Boa Tarde galera

tenho um conhecimento limitado em relação a redes.... sei monta-las normalmente utilizando os roteadores básicos residenciais... e mais limitado ainda em relação a equipamentos.

passei grande parte dos últimos dias pesquisando aqui no fórum a respeito de como REALMENTE funcionam os roteadores, os fatores que influenciam na perda de sinal, e ate alguns equipamentos dos quais nunca havia ouvido falar.

vi como enviar internet de um prédio para outro e coisas do gênero... mas nada como as redes de hoteis...

isso tudo foi porque estava curioso... como funciona a rede wireless de hoteis?

normalmente entramos em um hotel e fazemos o login utilizando nosso sobrenome, cpf e colocando uma senha padrão para todo o estabelecimento.

o curioso é que não há mudanças de rede em todo o hotel, seja no primeiro ou ultimo andar, áreas comuns, piscina entre outros.

minha pergunta em relação a isso é porque trabalho em um hotel, de 4 andares e 92 apartamentos... a distribuição da internet é feita através de roteadores(4 em cada andar) e é extremamente ineficiente pois em alguns pontos dos apartamentos a internet não funciona e em outras areas é simplesmente impossível passar o cabeamento para instalar outro roteador.

resumindo, como funciona e quais equipamentos são utilizados para distribuir a internet de forma mais eficiente em uma área estão grande? o sistema de login é proveniente de um equipamento especifico que existe no mercado?
fiquei sabendo(por um amigo) que o melhor modo seria através de antenas omni e que as mesmas poderiam ser instaladas na parte externa do hotel. mas como disse não tenho conhecimento suficiente na área.

poderiam me dar um direcionamento melhor sobre o que pesquisar quanto a equipamentos, sistemas(o q faz o login), cabos entre outros?

Muito Obrigado ^^

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o sistema de autenticação, pesquise sobre Captive Portal no Google. Particularmente gosto muito do Pfsense, que é uma espécie de "canivete suíço" do mundo de redes (router, firewall, proxy, captive portal...). Quanto a equipamentos, pesquise sobre antenas omni e mikrotik, que são largamente utilizados quando o assunto é cobertura e estabilidade de conexão.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais