Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala aí galera, beleza?

Eu montei um PC há pouco tempo e coloquei um SSD de 120 GB da Kingston (pra rodar o Windows e alguns programas leves) e um HD de 1 TB da WD (para armazenamento de arquivos em geral).

O problema é que o SSD deu pau com 3 meses de uso (não sei se a Kingston é uma marca ruim ou se eu levei azar mesmo) e, com isso, eu fiquei MUITO desconfiado dessas tais "unidades de estado sólido"; pois já tive alguns cartões de memória que pifaram do nada e eu perdi tudo.

O fato de o SSD ser 10x mais rápido que o HD normal é uma coisa de outro mundo (é um prazer inenarrável ligar o PC e, 5 segundos depois, já estar fazendo o login do Windows), além disso, é lógico que eu vou correr atrás da garantia. Mas como não confio mais 100% no SSD, eu queria criar uma redundância... E foi aí que surgiu minha dúvida.

A minha ideia era comprar mais um HD (500 Gb / 7200 rpm / 6,0 Mb/s) e fazer a seguinte configuração:

1 SSD de 120 Gb com o Windows 8 - como Boot primário.

1 HD de 500 Gb com o Windows 7 (ou outro SO) - como Boot secundário.

1 HD de 1 Tb para armazenamento de arquivos diversos.

Dessa forma, se o SSD desse pau outra vez, eu poderia continuar usando o computador tranquilamente pelo boot secundário. Além disso, ganharia um pouco mais de espaço de armazenamento com o HD de 500 Gb (particionando).

Só que eu não sei se isso é realmente possível.

Será que alguém aqui poderia me dar uma luz?

Ah... minha placa mãe tem 4 portas SATA (duas de 6 GB/s e duas de 3 GB/s).

Desde já agradeço!

• Membro VIP
Postado

Possível é, mas acho desnecessário. Inclusive porque um HD de 500GB hoje custa quase o mesmo de 1TB.

Você deu azar no SSD, SSD é mais confiável que HD. Mas preste atenção ao tamanho, recomendo uma unidade maior dependendo dos programas/jogos que você roda aí. Deixar apenas pro boot é desperdício.

E corre dos Kingston V300, pegue pelo menos um Samsung EVO 840/850.

• Curtir 1
Postado

Phoenyx, infelizmente um SSD Samsung 840 EVO de 250 Gb tá custando R$ 650,00 na minha região (quase o preço de um processador). Não vou dispor de tanta grana agora. Eu uso, geralmente, poucos programas. Deixo os games para o PS3 (não sou tão fissurado assim, rsrsrs).

Em geral eu uso o Windows, McAfee e o GIMP de mais pesado na máquina... Talvez venha a usar um Sony Vegas. Mas de resto é besteira... Office, Win rar e outros levinhos. Aí talvez eu compre o Samsung 850 EVO de 120 Gb que tá custando R$ 330 em média por aqui.

Mas eu agradeço de mais o conselho... Brigadão!

• Membro VIP
Postado

Vi estes dias por 450 reais o EVO 850 de 250GB lá no ML. O de 120GB tava 300.

No boadica deve encontrar barato tmb, tu é do Rio, só dar um pulo no centro e comprar.

Postado

Por segurança vale a pena sim.

O 850 EVO de 250GB achei por R$ 550 em SP.

Deixei um HD de 500GB para arquivos

e um backup no HD externo também de 500GB com o arquivo de Boot do Windows  por medida de segurança.

No mais usar o SSD dá uma bela fluidez no S.O.

Numa expressão que usam para placa de vídeo é como se o HD "capasse" o verdadeiro desempenho do PC e com o SSD fica uma melhor experiência.

é um investimento que vale sim ao meu ver.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...