Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como bloquear downloads / uploads na rede?


Posts recomendados

Galera, tenho uma lan com 12 micros, 1 servidor e 11 micro clientes. E como hoje em dia todo mundo tem internet em casa ou no celular, priorizei a lan house mais para jogos, porém todo mundo pode acessar a internet normalmente. Mas ultimamente as pessoas tem baixado muita coisa aqui, muita gente coloca 10, 12 downloads simultaneos, nao tem noção nenhuma que a internet e compartilhada e isso prejudica as outras pessoas que estão usando, principalmente a latência (ping) dos jogos que fica muito alta com muitos downloads e principalmente com upload, pessoas colocam pra enviar 100, 200 fotos pesadas de camera digital no face, deixam o tempo correndo e vão tomar um café, almoçar ou coisa assim, eqto isso a net fica ferrada aqui.

 

Queria saber como faço para bloquear ou reduzir a banda de quem faz isso, ou isolar a internet daquele pc que está fazendo download e upload sem interferir na conexão dos outros micros.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço nenhum software que faça isso, pelo menos que limite a taxa de download.

 

Dependendo do seu roteador você pode configurar uma largura de banda por host, ou seja como exemplo 10% da banda para cada máquina, sendo assim ninguém ira utilizar mais do que 10% do link. 

 

Porém o lado ruim é que mesmo tendo a rede ociosa ninguém ira utilizar mais do que a cota.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, dependendo de vossa disponibilidade para testar, você pode utilizar:

 

Mais difícil:

Um computador efetuando trabalho de Firewall, utilizando o PFsense (Gratuito), nele pode gerenciar limites de utilização do link.

É necessário 2 placas de rede, uma para receber o link de internet e a outra para a rede interna.

Neste também é possível efetuar o trabalho de proxy.

 

Mais fácil.

Verifique o modelo de seu roteador e veja se ele tem suporte a controle de banda (se tiver é básico).

Caso negativo, verifique se ele comporta o Firmware Gargoyle. (avançado, muito bom).

Neste firmware é possível criar regras de download, limite de utilização para Streaming, audio, limitação por host ou ip etc.

Estou considerando que você utilize um roteador Wireless como gateway.

 

Dê uma "lida" nas imagens deste link.

Até limite de 7Gb foi imposto para demonstração.

 

Aqui em casa, eu limito a internet de alguns usuários, que clicam em um vídeo 1080p, carregam ele inteiro e veem apenas 2 minutos, limitando meus downloads  (_(

Neste caso, dos meus 30Mb, eu destino 8Mb para esses destinos, que é suficiente para ver um video Full HD em qualquer site.  :cool:

 

Existem politicas locais, que podem limitar o tamanho máximo do arquivo em download, mas como é uma lan house, é inviável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!