Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Jerfson Paiva

Utilizar somente SSD de 120GB

Recommended Posts

Olá a todos.

Tenho um computador que utilizo em loja para controle de estoque, pesquisas técnicas e de produtos, com vários catálogos eletrônicos e para realizar atividades em Internet Banking.

Sua placa mãe morreu e me desfiz do HDD por ser bem antigo e de padrão IDE. (Até me arrependi, mas já foi...)
Se for interessante saberem, o processador é um Atlhon II x3 425 2.7Ghz.

Pretendo comprar a GA-78LMT-USB3 (rev. 6.0) - http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5195#ov -
e um SSD de 120GB da PNY - http://www.megamamute.com.br/produto/SSD-120GB-2-5-SATA-III-SSD7CS1111-120-RB-PNY-78312 -
ambos na megamamute.

Minha dúvida é se para minhas atividades somente os 120Gb é pouco, e se o SSD terá vida útil pequena tendo em vista que é um computador para exercer bem sua função por uns 5 anos. Tinha lido há muito tempo que não é bom para o SSD utilizar mais de 50% de sua capacidade com o TRIM ativado, isto procede?

Tenho a intenção de comprar um SSD tendo em vista que um de 120GB está quase o mesmo preço dos HDDS mais baratos que acho para comprar, já que os menores tem 500GB. Para o uso que farei, é besteira?

Segue em anexo uma imagem com o USO do HD pouco antes do conjunto me abandonar. (posso reduzir quantidade reservada para recuperação do sistema, se necessário)

Obrigado.

post-415606-0-58156900-1440431532_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Jerfson Paiva.

Com relação ao tamanho, um HD de 120GB é um custo benefício, pois tem um preço mais acessível e um tamanho não tão pequeno. Se você não for instalar mais nada na maquina, atende. Mas se puder investir um pouco mais, eu recomendaria um de 240GB para uso futuro.

Sobre a vida útil, tem um artigo interessante:

Um mito que ainda deixa consumidores receosos em comprar SSDs é a história de que os drives possuem vida útil curta, devido à natureza de funcionamento das memórias flash, que possuem ciclos limitados de escrita. Mas isto não é verdade.

Mesmo se você for um usuário muito avançado, um SSD deverá continuar funcionando por muitos anos. Mas o The Tech Report (http://techreport.com/review/27436/the-ssd-endurance-experiment-two-freaking-petabytes) fez um teste de resistência e trouxe números mais precisos.

Foram analisados cinco modelos bastante conhecidos: Corsair Neutron GTX, Kingston HyperX 3K, Samsung 840, Samsung 840 Pro e Intel 335 Series, todos com capacidades de 240 GB ou 256 GB. O teste consistia em escrever dados sequencialmente no drive até que a unidade falhasse. Os dois SSDs que se saíram melhores foram o Kingston HyperX 3K e o Samsung 840 Pro: eles conseguem ultrapassar facilmente a marca dos 2 PB de dados gravados antes de falhar.

samsung-840-pro.gif

Este Samsung 840 Pro de 256 GB provavelmente atinge 3 petabytes de dados antes de falhar

Mesmo os SSDs que não foram muito bem no teste chegaram a uma quantidade de dados bastante aceitável, caso do Corsair Neutron GTX (1,2 PB), Samsung 840 (900 TB) e Intel 335 Series (700 TB). São números bem acima dos divulgados oficialmente pelas fabricantes, que são conservadores: a Intel estima a vida útil de seu drive em três anos com uma média de 20 GB de dados gravados por dia, o que resultaria em apenas 22 TB de dados gravados, ou apenas 3% do que o SSD foi capaz de atingir na prática.

No caso dos melhores SSDs, que ultrapassam os 2 PB de dados gravados, basta dizer que, se você tiver um uso extremamente intenso e for capaz de escrever e apagar 256 GB de dados por dia no drive, a unidade continuaria funcionando por 8.192 dias, ou pouco mais de 22 anos. Em outras palavras: não se preocupe em gastar seu SSD, porque é bem provável que você já tenha feito algum upgrade até o Natal de 2036.

Fonte: http://techreport.com/review/27436/the-ssd-endurance-experiment-two-freaking-petabytes

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Jerfson Paiva.

Com relação ao tamanho, um HD de 120GB é um custo benefício, pois tem um preço mais acessível e um tamanho não tão pequeno. Se você não for instalar mais nada na maquina, atende. Mas se puder investir um pouco mais, eu recomendaria um de 240GB para uso futuro.

Sobre a vida útil, tem um artigo interessante:

Um mito que ainda deixa consumidores receosos em comprar SSDs é a história de que os drives possuem vida útil curta, devido à natureza de funcionamento das memórias flash, que possuem ciclos limitados de escrita. Mas isto não é verdade.

Mesmo se você for um usuário muito avançado, um SSD deverá continuar funcionando por muitos anos. Mas o The Tech Report (http://techreport.com/review/27436/the-ssd-endurance-experiment-two-freaking-petabytes) fez um teste de resistência e trouxe números mais precisos.

Foram analisados cinco modelos bastante conhecidos: Corsair Neutron GTX, Kingston HyperX 3K, Samsung 840, Samsung 840 Pro e Intel 335 Series, todos com capacidades de 240 GB ou 256 GB. O teste consistia em escrever dados sequencialmente no drive até que a unidade falhasse. Os dois SSDs que se saíram melhores foram o Kingston HyperX 3K e o Samsung 840 Pro: eles conseguem ultrapassar facilmente a marca dos 2 PB de dados gravados antes de falhar.

samsung-840-pro.gif

Este Samsung 840 Pro de 256 GB provavelmente atinge 3 petabytes de dados antes de falhar

Mesmo os SSDs que não foram muito bem no teste chegaram a uma quantidade de dados bastante aceitável, caso do Corsair Neutron GTX (1,2 PB), Samsung 840 (900 TB) e Intel 335 Series (700 TB). São números bem acima dos divulgados oficialmente pelas fabricantes, que são conservadores: a Intel estima a vida útil de seu drive em três anos com uma média de 20 GB de dados gravados por dia, o que resultaria em apenas 22 TB de dados gravados, ou apenas 3% do que o SSD foi capaz de atingir na prática.

No caso dos melhores SSDs, que ultrapassam os 2 PB de dados gravados, basta dizer que, se você tiver um uso extremamente intenso e for capaz de escrever e apagar 256 GB de dados por dia no drive, a unidade continuaria funcionando por 8.192 dias, ou pouco mais de 22 anos. Em outras palavras: não se preocupe em gastar seu SSD, porque é bem provável que você já tenha feito algum upgrade até o Natal de 2036.

Fonte: http://techreport.com/review/27436/the-ssd-endurance-experiment-two-freaking-petabytes

Muito obrigado, @Dinei. Sanou algumas dúvidas. Entretanto houve um ponto em que você não tocou. Sobre o TRIM, é verídico que é preciso manter o SSD com menos de 50% do espaço ocupado? Se eu puder realmente utilizar o Disco em sua totalidade, creio que não chegue a passar dos 100 GB de dados.

Sobre utilizar um disco de 250 GB, o problema se dá pelo valor, que já fica fora das minha faixa de investimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado, @Dinei. Sanou algumas dúvidas. Entretanto houve um ponto em que você não tocou. Sobre o TRIM, é verídico que é preciso manter o SSD com menos de 50% do espaço ocupado? Se eu puder realmente utilizar o Disco em sua totalidade, creio que não chegue a passar dos 100 GB de dados.

Sobre utilizar um disco de 250 GB, o problema se dá pelo valor, que já fica fora das minha faixa de investimento.

É mesmo... havia me esquecido. rsrs...

Sobre o TRIM, ele permite deletar permanente um arquivo, por isso se ele estiver desativado ou SO antigo sendo usado, o SSD terá vários arquivos deletados pelo usuário que continuarão ocupando espaço da unidade e retardando a gravação de novos. Se o drive SSD estiver cheio, a gravação de novos arquivos será lenta. Isso porque o SSD é dividido em blocos e caso ele esteja muito cheio, você terá vários blocos parcialmente usados. Com isso, quando um novo arquivo precisar ser gravado, o SSD terá que ler um bloco parcialmente cheio, modifica-lo e só então gravá-lo novamente (o que inclui os arquivos antigos e os novos). A recomendação é de que você use no máximo 75% da capacidade total de sua unidade SSD, o que fará com que ela mantenha o bom desempenho.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado @Dinei, agora sim. Minhas dúvidas agora são somente com relação a recomendação de produtos. Mas isto é coisa para outro tópico em outra área.

Levando em conta o espaço disponível para uso após formatação e os 25% que tenho de deixar livre encontrei um limite pouco acima de 80GB. Bem pequeno... mas por causa do R$ vai ser um SSD de 120GB, ou 128GB, mesmo. kkkkkkkkkkk

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais