Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que fazer depois da formatação zero fill?


Posts recomendados

Depende do porque você fez a zero fill.

Se foi devido a vírus pode reinstalar o windows normalmente pelo dvd de instalação o que havia já foi apagado.

Se foi para apagar totalmente todas as informações do hdd para que nenhum programa as recupere novamente pode refazer isso mais algumas vezes...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

REFAZER O QUE?A FORMATAÇÃO? Mas demorou tanto

 

Sim... se for para deletar os arquivos teoricamente sem possibilidade de recuperação. Já faz um tempo que fiz isso no meu usando um pendrive com uma distribuição do Linux e eu usei acho que 10 repetições completando com zero ou um aleatoriamente. Não lembro qual comando usei, se foi shred, wipe ou dd. Demorou mais de um dia em um HD de 1 TB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de fazer o ZeroFill você pode fazer o que quiser, desligar, reiniciar.

Não precisa fazer essas burrices de 10, 20, 35 passes de zeros ou números aleatórios. Não sei quem inventou esse mito, mas certamente foi alguém que não sabe ler e interpretou mal o estudo que o autor fez, mesmo autor que disse que um passe é mais que suficiente até mesmo para impedir microscópios de força eletrônica de recuperarem dados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de fazer o ZeroFill você pode fazer o que quiser, desligar, reiniciar. Não precisa fazer essas burrices de 10, 20, 35 passes de zeros ou números aleatórios. Não sei quem inventou esse mito, mas certamente foi alguém que não sabe ler e interpretou mal o estudo que o autor fez, mesmo autor que disse que um passe é mais que suficiente até mesmo para impedir microscópios de força eletrônica de recuperarem dados.

 

Companheiro, mito ou não eu não sei, só sei que era procedimento padrão do Departamento de Defesa dos EUA (isso quando a opção não era a destruição física do HDD), então depende do que você já teve no disco e do seu nível de paranóia. Agora, lendo notícias mais atuais eu concordo com você, pois vi que no mínimo desde 2001 a tecnologia dos HDD e opções de atuais Secure Erase com 1 repetição são suficientes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O exército ADORA exagerar, pois não entende das coisas. Fizeram o mesmo com o algorítimo de criptografia AES, era 128 bits e eles ajudaram a criar o 256 bits, só porque o número era maior (generais devem ter completo de inferioridade ehehehe). No fim o AES 128 é tão seguro quanto o 256, em alguns casos até mais seguro: https://www.schneier.com/blog/archives/2009/07/another_new_aes.html

E para provar que o exército é burro quando o assunto é segurança. Nos anos 60 a "senha" que guardava as armas nucleares dos EUA era "000000". Não estou mentindo.
E até os anos 90 o que guardava as armas nucleares do Reino Unido era um cadeado de bicicleta! hehehehehe http://news.bbc.co.uk/2/hi/7097101.stm

Então não vá na moda do exército, vá na onda de quem realmente sabe do que está falando. Um passe é suficiente. Aqui o estudo oficial do cara que comentou quando 35 passes são necessários (nunca) e quando 1 passe é suficiente https://www.cs.auckland.ac.nz/~pgut001/pubs/secure_del.html

Note que "modernos" foi utilizado há 20 anos. Hoje em dia, com a densidade que existe, fica melhor ainda passar 1x só.

 

E é mito sim, se você ler o estudo:

 

"you never need to perform all 35 passes. For any modern PRML/EPRML drive, a few passes of random scrubbing is the best you can do. "

 

A good scrubbing with random data will do about as well as can be expected“.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!