Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, estou montando um PC  (no máximo R$2000 exceto gabinete e HD) e quanto mais eu pesquiso na net mais na dúvida eu fico, eu já li o Clube do Hardware inteiro e estou muito na dúvida! haha
- Qual processador comprar, vou de AMD ou de intel?
- Após escolher o processador, qual placa mãe? Pelo que eu li se eu for de intel a melhor placa mãe custo-benefício é a B85 que muitos falam.
- Os demais itens serão padrão (8 gb de ram, hd e gabinete do pc antigo e uma fonte de acordo com a placa de vídeo e processador).

Placa de vídeo pelo que tenho lido aqui no forum a melhor custo benefício da atualidade é a R7 260X, certo?

Após muito ler aqui no fórum e reviews, segue as principais dúvidas:

Se for de intel seria o i5, mas qual i5?
Se for de amd a coisa complica, iria de série FX ou A series?
Se for série FX seria de FX6300 talvez, ou FX8350 se a quantidade de núcleos fizer uma diferença absurda.
Alguém sabe dizer porque se eu comprar uma placa mãe AMD para o socket FM2+ as placas mães suportam PCI express 3.0 e as placas mães para o socket AM3+ só suportam PCI express 2.0?
Há alguma diferença em usar a R7 260X em uma placa mãe para pci express 2.0 ou 3.0?

Agora que estou olhando diversas placas-mãe, me veio outra dúvida na cabeça:

Há alguma diferença entre os chip-sets das placas-mãe (Z87, B85, H81, etc)? Ou o importante é olhar o que cada uma possui? como usb 3.0, sata 6 e etc? Afinal, são todas pro mesmo socket, no caso, o da intel 1150.

Agradeço desde já! kkkk 

Postado

Vamos lá:

1. Infelizmente, processadores AMD não são mais viáveis na enorme maioria dos casos. Tem seus usos, mas para um PC gamer e com um orçamento relativamente bom, é melhor ficar com um Intel mesmo. Como eu já sei os preços +/- de cabeça, um i3 4150 é a recomendação

2. Escolhendo a CPU, a placa mãe fica mais fácil. Você precisa de uma placa mãe para socket 1150; ou seja, H81 / B85 / H97 / Z97.
    -Essa última (e mais cara) é voltada para overclock e setups SLI, coisa que você não vai precisar, então já vamos excluí-la.
    -Da H97 pras outras duas, a principal diferença é que ela suporta processadores Broadwell, e a H81 / B85 não. E também algumas frescuras extras, nada pra se preocupar.
    -Aliás.... o mesmo vale para H81 / B85. Entre elas, há pequenas diferenças, como o número de USBs, Satas, um ou outro recurso na Bios que você jamais vai usar... a principal diferença é que as b85 costumam vir com 4 slots de RAM, e as h81 só 2. E também PCIe 3.0, mas nenhuma placa de vídeo high-end hoje em dia perde desempenho por causa disso, quem dirá com placas mais simples. Pode ficar tranquilo com PCIe 2.0, vai rodar com qualquer GPU atual.

Dito isso, eu recomendo uma h81. Já vai te atender bem. Comprando um pente de 8gb, você ainda fica com espaço pra jogar um 2º mais tarde.... se é que isso vai ser importante alguma vez na vida.........

3. E falando em RAM, você acha DDR3 por 250~300 R$. Até menos se comprar usado.

4. A fonte, compre uma CX 430w.

5. E com o que sobrou do orçamento, dá pra comprar uma r9 270. TALVEZ uma gtx 960, mas acho que ai já vai ficar fora. Em compensação, se der pra comprar, vai ficar bem melhor.
  • Curtir 1
Postado

Valeu Imakuni.

Processadores Broadwell seria a necnologia dos intel's da quinta geração? Estou pensando em comprar o i5 4440, pra ficar um bom tempo sem me preocupar com upgrades!

Sobre a placa mãe é melhor eu pegar a B85, que possui 4 slots pra memória RAM, porque eu vou comprar 2 ram de 4gb pra fazer dual channel, e deixar 2 slots pra se um dia for necessário eu não precisar trocar nenhuma memória, apenas acrescentar.

Então não há diferença a placa mãe suportar Pci Express 2.0 ou 3.0, o que importa é a placa de vídeo?

Agradeço mais uma vez.

• Membro VIP
Postado

Vamos lá, existe sim diferença entre o PCIe 2.0 e o 3.0. Só que HOJE as placas de vídeo (todas elas) funcionam perfeitamente bem na PCIe 2.0.

A diferença entre eles é a velocidade, como por exemplo as portas para HD Sata 2(3GB/s) para o Sata 3(6GB/s), porém atualmente nenhuma placa de vídeo consegue utilizar este espaço para velocidade extra.

No entanto há sim diferença entre eles, esta diferença fica clara quando vemos a redução de desempenho de SSDs que usam a porta PCIe 3.0 quando são instalados em portas 2.0.

Mas estamos falando sobre placas de vídeo não é mesmo? Então é isso que o @Imakuni disse, com a tecnologia atual de placas de video não vai fazer nenhuma diferença.

• Curtir 1
Postado

Valeu Zucchini.

Essa questão não importa mais, como vou de i3 ou i5 (ainda estou decidindo kkkk) todas as placas mães que eu vi de socket 1150 tem pcie 3.0 para as placas de vídeo mesmo.

A minha principal duvida agora é: vou de i3 (500 reais) ou vou de i5 (800 reais)? estou achando que não vale a pena pagar mais de 50% do valor do i3 pelo i5, como meu pc será voltado pra jogo, não acredito que terei um ganho de 50% em desempenho.

o que acham???

• Membro VIP
Postado

A questão do processador não e te dar um ganho de FPS, mas sim não atrapalhar o trabalho da sua placa de vídeo.

Se você quer ter uma boa configuração pra durar vai de I5 que tu não terá problemas.

Postado

Depois de muito pesquisar, cheguei nessa configuração:

Core i3-4160

Asus B85M-E/BR ou Gigabyte B85M-D3PH

Power Color Radeon R7 260X

8GB de RAM 1600 Mhz (2 pente de 4gb)

Fonte Corsair 500W

HD e gabinete do pc antigo!

será que roda a maioria dos jogos pelo menos no mínimo? :)

• Membro VIP
Postado

Vai rodar tudo no médio e talvez algumas coisas no high. Joga o nome da sua placa de vídeo no YouTube que você verá o que ela roda e como.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...