Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente to com um problema muito chato e queria o auxilio de vocês pra me ajudarem a diagnosticar...

Minha configuração atual é:

H55MS2-HP (5 - 6 anos)

i3 530 2.93 ghz ( 5 - 6 anos )

2x DDR3 4GB

Fonte genérica: Plus 500W ( 5 - 6 anos )

Placa de vídeo: XFX R9 270 (1,5 ano)

Windows 10 pro x64

O problema ta afetando muita gente recentemente, e agora começou a me afetar também... Mas vou resumir alguns fatos que ocorreram dentre semanas a meses atras...

Em algum momento a alguns meses o pc simplesmente desligava do nada... e em semanas de vez ou outra a tela ficava preta e mouse e teclado travavam e era necessário resetar no botão... Porém acontecia com pouca frequência... coisa de 1 ou duas vezes no mês.

Recentemente instalei GRID 2 aqui... até em tão tinha rodado a franquia Dead Space sem problemas, Call of Duty, Shadow of Mordor e etc... Fora que sempre joguei LOL de boa.

Só que ao colocar tudo no ultra e começar a jogar, o aumento na temperatura foi imenso... Até cheiro de queimado senti depois de um tempo de jogatina... Meu pc fica aberto pois o conector CPU FAN não está mais entregando a tensão que deveria e coloquei um novo cooler com dissipador maior no processador no conector do chassis e deixei num lugar mais ventilado o gabinete. Até ai tudo bem, cheiro de queimado desapareceu pois foi porque acumulou temperatura elevada.

Só que no outro dia começou o problema que afetou tudo de vez...

Tela travava, as vezes apareciam faixas coloridas ou listras o som travava se tivesse tocando que nem CD arranhado ou continuava por 10 segundos e depois travava... Teclado e mouse não respondiam e era necessário resetar no botão...

Liguei de novo só que invés de travar no menu do jogo ou no logo antes do menu... travou jogando... mesmo problema... 3 vezes... parei de insistir, achei muito estranho isso, mas pra meu azar o problema estava só começando...

No outro dia após usar o computador normalmente sem jogos vendo um vídeo em HD no facebook aconteceu a mesma coisa... depois ao ligar e apenas abrir o navegador apareciam pixels como se fosse codigo QR a imagem bugando e listras e mais listras... mesmo problema.... vez ou outra era necessário resetar a bios e deixar um tempo desligado pra consegui dar imagem após o logo do windows... quando isso começou a ocorrer na área de trabalho ao movimentar o mouse... e até ao fazer login no sistema... Quando reparei uma mensagem na tela dizendo: "O driver de vídeo parou de responder e se recuperou".

Já reinstalei drive, atualizei tudo de forma limpa usando o DDU... e nada de resolver... até a danada da BIOS ta atualizada!

Ah momentos que deixo 2 horas sem fazer nada e não da problema... mas basta esforçar um pouquinho de nada que o problema volta.

Eu já limpei todo o PC... Troquei pasta térmica... Limpei memorias com borracha, limpei a placa de vídeo inteira... o slot dela e tudo mesmo... ta brilhando aqui kk 

Uma particularidade é que deixo setado o cooler em 80% e a temperatura da VGA fica em 36 graus... Porém do nada em IDE isso fica em 50 - 51... 

Baixei a velocidade do cooler pra 50% e novamente entre 35-37 graus... Mas em algum momento reparo que ela está em 50 - 51 graus... e não adianta colocar em 100% que a temperatura não abaixa de jeito nenhum.

Esses dias reparei que meu processador entre IDE e 10% de carga tava atingindo 68+ graus achei muito estranho...

Tirei a placa de vídeo, coloquei na onboard da placa mãe...

Repentinamente a temperatura do meu processador em ide ficou entre 40-45 graus só em tirar a placa de vídeo...

E estou usando o PC a 24 horas na on board e o problema não voltou...

pesquisei que fonte abrindo o bico pode causar super aquecimento... e que fontes genericas como a minha fornecem na verdade menos que 300W apesar de dizerem serem 500w reais... Sim eu sei, é uma bomba kk

Eu usava estabilizador e tirei, coloquei direto no filtro de linha... pesquisei muito a respeito...

Ouvi falar que cheiro de queimado também poderia ser a fonte...

E em outro site reparei questões de alguns usuários relatando que a fonte poderia não está fornecendo energia suficiente para a placa de vídeo e assim a super aquecendo.

O que me dizem?

Minha VGA ta indo em bora? ou minha fonte realmente não está aguentando?

Quanto as voltagens eu não sei dizer bem se estão corretas... sempre é tudo de forma automática... me veio na cabeça até de virus ta mexendo na minha bios... e desinstalei o GRID 2 e fiz limpeza no pc como sempre e passei diversos programas pra remover qualquer infecção que poderia existir...

Mas no speed fan 4.51 estas são as voltagens... 

post-722145-0-20078000-1441296159.png

Fonte ou VGA? eis a questão kk

• Moderador
Postado

Estes problemas de artefatos são causados pela placa de vídeo, ela deve estar indo pro saco pelo fato de você ter usado ela tanto tempo com uma fonte de baixa qualidade e ainda com estabilizador. Faça o seguinte: teste a placa de vídeo em outro computador que tenha uma fonte de qualidade, se o problema persistir, sua VGA esta morrendo. Caso contrário, basta você trocar de fonte.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...