Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Amigos, boa noite. 

Eu tenho um backplate SCSI que estou usando. Coloquei alguns leds para que "me seja mostrado" a situação dos hds. 

Vejam aqui

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1133399-case-mdf-movel-para-forno-mod-meu-novo-frankstein/

Um dos leds não funciona, acho que está quebrado.

reparem aqui que justamente este led funciona, que está ligado em paralelo ao led SMD "supostamente quebrado"

IMG_20150916_WA0049.jpg

Os leds de alto brilho estão ligados em paralelo com os SMDs no backplate, visto aqui....

IMG_20150916_WA0051.jpg ( backplate)

Eu tenho dois pensamentos:

1) quebrar o LED SMD da placa

2) por um resistor em paralelo no led de alto brilho

Mas, eu não sei se funcionaria, e se quebrando o SMD eu não teria um curto. Eu quero que o led de alto brilho "pisque" me indicando o status dos hds,....

O drama é que, os backplates são placas do tipo sanduiche, dos quais os resistores mais próximos aos leds smd são "1R0" (que acho pouco provavel) e "121" ambos do tipo SMD. Assim nem sei de que valores partir para por resistores em paralelo.

Eu não trabalhei com LEDS Smd ainda, mas me aparenta que eles "sugam" mais corrente que os de alto brilho. Me ajudariam nesta?

• Membro VIP
Postado

Este led smd é o que indica atividade do hd? e você ligou o azul de alto brilho em paralelo com ele? ligou vários azuis? Sim você pode dessoldar (preferencialmente) os smd pra que toda a 'energia' seja transferida para os azuis. Caso não acendam a contento, uma alternativa é acionar através de um transistor. Neste caso podes colocar quantos leds quiseres

williams_relayrace_fig1.gif

Talvez com pnp

2n3906_circuit.gif

Ah sim leds de tensão menor "sugam" as dos de maior. Se em paralelo, vão querer brilhar mais. Mas isso não é exclusivamente uma característica smd. Leds 'seguram em si' de 1.5 a 3V ou +. É por isso que se recomenda ligar em série pois todos serão percorridos pela mesma corrente (que novidade eletrônica!) e terão que se virar com a que lhe foi fornecida.

• Membro VIP
Postado

Este led smd é o que indica atividade do hd? e você ligou o azul de alto brilho em paralelo com ele? ligou vários azuis? Sim você pode dessoldar (preferencialmente) os smd pra que toda a 'energia' seja transferida para os azuis. 

Sim, é o led que indica atividade. Liguei um a um. Cada led SMD tem o seu "led alto-brilho" em paralelo. Dessoldar é muito ruim, por isso pensei em quebrar mesmo, ou por um resistor em paralelo, nos resistores de alto-brilho. Me aparentou que os leds SMD puxam mais que os comuns de alto brilho.

Note que o led azul ali brilhante está em paralelo com o led que não acende na placa, por isso esse "acende"  :lol:

Todos os demais não acendem, porque os leds nativos funcionam. Vou tentar por um resistor de 47 ohms em paralelo nestes de alto-brilho. Se numa associação em paralelo, sempre fica menor que o menor, acho que vou poder aumentar um pouco mais o brilho

Será que um potenciometro de 1k, ou até um pot de 470 para "testar" daria certo?

• Membro VIP
Postado

em paralelo claro que não né. Seria (seria) em séríê. Mas acho que nem isso é seu caso pois o led smd já tem resistor em serie. No caso, quebrar os smd é uma opção. Ao fazê-lo cuidado pra não quebrar outras trilhas e/ou arrancar ilha-trilha do led (por isso recomendei dessoldar). A propósito, como colocastes o azul em paralelo com o smd sem soldar? só deu uma encostadinha com fios? Ah... acho que hd tem uma saída de led (me lembro vagamente disso)

• Membro VIP
Postado

Eu soldei os fios nele... o drama é que teria de desinstalar tudo em volta, por isso que disse não ser possível reinstalar.  Mas acho que terei de apelar para isso mesmo, dessoldar um a um, ou creck nele. 

Resistor em paralelo? bah... acabei não conseguindo editar depois,  acabei de ganhar de mim mesmo um trofeu: 

5WLU9BFQUELB1349279684490.jpg

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...