Ir ao conteúdo

Fonte de alimentação regulável de 0V á 30V

Ir à solução Resolvido por Anderson Mariano,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Penso que obrigatoriamente tu terás que colocar fora da pci em um belo dissipador que provavelmente já está previsto no teu projeto, não??!

ainda existe uma mínima possibilidade quase zero de teu pot ainda esfumaçar ou minimamente ferrar mesmo depois de corrigir pois 220 é muito menor que 10K. Bom é o que meu 'faro' pressente. Não necessariamente certeza absurdamente 100% total e absoluta

Tenta a sorte

• Membro VIP
Postado

A tensão que se estabelecerá sobre os 220 Ohms será sempre de 1,25 Volts, pois ela é, associada com o resistor, a fonte de corrente para o amplificador de erro..

A corrente será de 1,25 Volts / 220 ohms que dá coisa de 5,7 mA insuficientes para danificar potenciômetro. Se corrigires o CI, seja arrumando seu lay out seja fazendo o CI cruzar as pernas sem mostrar a calcinha, vai dar tudo certo..

• Membro VIP
Postado

ip0297_01.jpg

Desde que não exista pot com potencia menor que 0.5W, então acho que tudo bem. Mesmo assim acho que não é muito interessante trabalhar na casca
Acho que tem algo errado na matemática abaixo...
0.5W/10000 = 0.05mW/R...em 220R ele suporta dissipar 11mW
Se pot estiver com 220R então ele está sob 1.2V ele deve dissipar 6.5mW.. até aí tudo bem
Caso exista pot de 0.1W aí o bixo pega... 0.1/10000=0.01mW/R=2.2mW em 220
o cara deste blog deve ter se enganado ao mencionar pot de 0.1W
http://baudaeletronica.blogspot.com.br/2013/02/tipos-de-potenciometros.html

Ao invés de pernas, cruze os dedos quando o pot etiver no fim do curso...ou começo tanto faz

Não me importo (muito) se errei na matemática básica do 1º ano. Senti-vos a vontade em corrigir. Alegrar-me-ei e perdão antecipado por não editar o eventual erro
Só sei que nada sei

Postado

ip0297_01.jpg

Desde que não exista pot com potencia menor que 0.5W, então acho que tudo bem. Mesmo assim acho que não é muito interessante trabalhar na casca

Acho que tem algo errado na matemática abaixo...

0.5W/10000 = 0.05mW/R...em 220R ele suporta dissipar 11mW

Se pot estiver com 220R então ele está sob 1.2V ele deve dissipar 6.5mW.. até aí tudo bem

Caso exista pot de 0.1W aí o bixo pega... 0.1/10000=0.01mW/R=2.2mW em 220

o cara deste blog deve ter se enganado ao mencionar pot de 0.1W

http://baudaeletronica.blogspot.com.br/2013/02/tipos-de-potenciometros.html

Ao invés de pernas, cruze os dedos quando o pot etiver no fim do curso...ou começo tanto faz

Não me importo (muito) se errei na matemática básica do 1º ano. Senti-vos a vontade em corrigir. Alegrar-me-ei e perdão antecipado por não editar o eventual erro

Só sei que nada sei

Deve estar havendo confusão o potenciômetro que usei foi um de 10K e o resistor que é de 220r

• Membro VIP
Postado

vamos tentar outra forma de confundir. Imagine o  pot 10k no início do curso 'asumindo' 220R de valor de resistência.

• Solução
Postado

Problema resolvido tirei o lm338 fora da placa em um dissipador de um processador pentium antigo que eu tinha com ventoinha e inverti a posição dos fios para ficar correto eboas agora esta funcionando como uma beleza.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!