Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ou placa mãe?


Posts recomendados

Olá pessoal.

Montei um Pc novo depois de um bom tempo sem.

Comprei as peças, montei e tudo funcionando de boa, quando começou a desligar e ligar novamente sozinho.

A configuração é essa:

Mobo ga b85m-d3ph

RAM 2x4GB Hiperx Fury 1600Mhz

I5-4440

A fonte que estava usando é uma Seasonic S12II-430, tenho ela a uns 3 anos.

Entra na BIOS e mantém lá de boa, roda Memtest e memórias não apresentam erros.

Antes de desligar, tinha feito teste de benchmark com um software da Intel mesmo, passou nos testes,temperatura sempre uns 33/37 graus.

tensão na BIOS (acredito eu) normais

Cpu VCore 0,972v

CPU VRim. 1,716v

DRAM voltage 1,536v

+3.3v = 3.363v

+5v =5,07v

12v = 12,312v

CPU VAXG = 0,744v

Ele tenta entrar no Windows (7 ultimate), no Debian,carrega, demora uns minutos e desliga e liga,as vezes durante o boot mesmo,DVD live do Ubuntu, mesma coisa.

E o pior: retirei a fonte e tentei outra, uma genérica que ainda tinha aqui.

Ligou, funcionou, até arrumei o boot do Windows, que tinha corrompido, ficou uns 20 minutos e desligou,mas não ligou novamente, apenas a fonte... Que queimou!

Pelo menos éo que acho, pois saiu uma fumaça dele.

E depois disso, parei os testes kkk

Estou com medo de ferrar alguma coisa...

O que pode estar acontecendo? A placa mãe, nova,pode estar danificada, em curto ou algo assim?

Por favor, não sei mais o que fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom provavelmente deveria ser o cabo danificado,mas muito provavelmente com o que aconteceu você consegui danificar alguns capacitores da placa mãe e você terá que arrancá-los e colocar outros reze muito pra que não sejam de péssima qualidade porque se não o sistema fica muito mas muito lento ou ate mesmo dar erro,e o mais comum já que foi o processador que recebeu a pior parte,já que os capacitores sempre vão jogar pra ele por ser um Intel muito provavelmente não aconteceu nada mas a grandes chances dele ter ido passear e se perdeu no caminho 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado galera por responderem.

Então,a montagem está certa, pelo menos estava,parafusei a placa mãe sobre aqueles espaçadores de latão normalmente, conectei tudo que tinha que conectar, fiz testes antes com Memtest,stress da CPU estava tudo normal, ficou uns 5/6 dias de boa, internet, games na Steam(só com a GPU do i5,tava rodando gta iv,farcry3,ultra street iv)

Ainda não tenho a VGA,iria pegar até Novembro, no máximo.

Percebi agora, que tinha aquela proteção no gabinete, pra saída PCI,a da VGA, uma parte meio solta e encostando de leve na placa, tipo pela lateral, tem alguma coisa a ver?

E liguei agora novamente pela Seasonic,entrou na BIOS, conferi a tensão, mesmo valores tudo normal, mas uma coisa preocupante: a temperatura da CPU começou a subir sem parar!

Ficava no máximo uns 40 graus, agora, depois do infame teste da genérica,foi subindo, 50,55, chegou no 60 desliguei...

Meu processador ferrou? Ou a pasta térmica que deve ter zuado?Vou pedir a troca da placa, ainda está na garantia, mas isso tudo deve ter sido algum defeito na placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É difícil dizer quando você usa hardware usado com peças novas, porque pode ser que tua fonte(3 anos de uso) tenha causado o problema, olha se eles trocarem tua mobo com esse processador antes de qualquer coisa verifica a temperatura na bios, porque se a temperatura continuar aumentando então de repente um water cooler consiga esfria-lo.

 

Mas o ideal é comprar uma fonte de 430w (EVGA ou Corsair), junto com a mobo nova(trocada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!