Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um projeto de C no programa Codeblocks e gostaria de saber como faço para compilar e executar outro arquivo que eu adicionei no projeto sem ser o arquivo principal do projeto. Sempre compila e executa o principal. No Netbeans com java eu consigo compilar os arquivos separadamente.

• Curtir 1
Postado

será que ele não ta se referindo a dar um include "arquivo.c"?

As vezes o arquivo main.c fica muito grande, ai os programadores separam ele em vários arquivos. Se você tem um arquivo contendo funções/variáveis/structs/etc, e quer usar elas no seu programa, é só acrecentar o include "Seu_arquivo.c".

Se não for isso explica melhor que tá meio confuso.

Postado

No netbeans eu tenho varios arquivos .java cada um com sua função main, e eu consigo compilar e executar cada arquivo dentro do projeto separadamente. No codeblocks tenho vários arquivos .c com suas funções main mas sempre executa o primeiro arquivo, quero que execute outro arquivo .c isoladamente. Será que preciso criar um projeto para cada arquivo .c?

• Curtir 1
Postado

Exatamente, essa é a ideia. Ainda que si você fizer como eu falei, você vai ser capaz de ter mais de um main no mesmo projeto, porém somente compilar um por vez, click com o botão direito do mouse e escolha properties, logo build, e marque um só deles como "compile file" e "link file". Outra solução seria usar ifdefs e ifndefs, conjuntamente com defines, si quiser um exemplo, posso lhe fornecer um. O mais normal é ter um projeto por cada main, porém sim é possível ter 2 ou mais funções main, mas recorde que somente podemos compilar uma só função main por vez, si tentamos compilar 2 você vai receber erro, pois em C, a função main é a porta de entrada do programa, si tiver 2 portas vai dar zica. >_<

Outra forma de contornar isso é você fazer 2 funções, cahar elas de main1 e main2 e dentro de main você chamar uma delas, seria como ter 2 main em um projeto, existem varias formas de contornar esse problema, escolha uma. ;)

Obrigado, consegui resolver, cliquei com o botão direito no projeto > properties > build targets > escolhi o arquivo.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!