Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Já realizei diversas pesquisas na internet mas não consegui localizar nada que pudesse me ajudar.

Alguém sabe me dizer se existe alguma forma via VBA para impedir que outros usuários alterem o cabeçalho e rodapé do Excel?

Obrigada!

Postado

Luciana, qual a versão do seu excel? 

Se sua versão for 2010, acredito que não seja possivel proteger de alteraçoes os cabecalhos e rodapes.

Mas, você pode usar o VBA para definir os cabeçalhos  e rodapés, antes de imprimir usando o evento BeforePrint.

Então se holver alguma alteracao, antes de imprimir a macro resgata as configuracoes definidas no vba. 

Cole o codigo exemplo abaixo no vbe de EstaPasta_de_trabalho 

Private Sub Workbook_BeforePrint(Cancel As Boolean)With ActiveSheet.PageSetup.LeftHeader = "".CenterHeader = "Aqui o Cabeçalho".RightHeader = "".LeftFooter = "".CenterFooter = "Aqui o Rodape".RightFooter = ""End WithEnd Sub
Postado

Luciana, qual a versão do seu excel? 

Se sua versão for 2010, acredito que não seja possivel proteger de alteraçoes os cabecalhos e rodapes.

Mas, você pode usar o VBA para definir os cabeçalhos  e rodapés, antes de imprimir usando o evento BeforePrint.

Então se holver alguma alteracao, antes de imprimir a macro resgata as configuracoes definidas no vba. 

Cole o codigo exemplo abaixo no vbe de EstaPasta_de_trabalho 

Private Sub Workbook_BeforePrint(Cancel As Boolean)With ActiveSheet.PageSetup.LeftHeader = "".CenterHeader = "Aqui o Cabeçalho".RightHeader = "".LeftFooter = "".CenterFooter = "Aqui o Rodape".RightFooter = ""End WithEnd Sub

Olá!

Trabalho com a versão 2010, mas estou desenvolvendo uma planilha que pretendo vendê-la.

No cabeçalho vou incluir a logo de cada cliente meu. Eu gostaria que o Excel pudesse bloquear este campo.

Acredito que não seja possível.

Seu código foi muito útil porque me serviu para padronizar o cabeçalho e rodapé de todo meu arquivo, mas nada impede da pessoa ir em visualização impressão e alterar as informações.

Mas agradeço pela ajuda. De qualquer forma acabou me ajudando bastante.

Abraço!

Postado

Olá Luciana,

Mas dependendo do conhecimento da pessoa que vai adqurir sua planilha, não será difícil acessar (mesmo com senha) o seu codigo e fazer as alterçoes ou recursos que faça via VBA.

Para evitar isso, acredito  que o ideal seria se voce convertesse sua pasta de trabalho como  *.exe  

http://orlando.mvps.org/indice.asp?IdC=Index.asp

Ou se o voce acha que o nivel de conhecimento dos seus clientes não sejam táo avançados assim, talvez poderia então postar a img (logo), em um site gratuito por exemplo e a macro(seu codigo), insere automaticamente o logo, mesmo que o usuario altere manualmente, e usando o mesmo, o evento "BeforePrint"

ex.: http://s25.postimg.org/wg98jtn4f/Pasta1_Page_1.jpg

E se no caso o usuario nao estiver conectado a net, ao abrir a planilha, vai gerar um erro -> ai voce trata o erro, com uma msg e o fechamento automaticamente da planilha: " Application.Quit"

Bom, eu fiz um pequeno exemplo, para mostrar como maiores detalhes, veja se consegue adaptar: 

abx. 

Cabecalho com Imagem.zip

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...