Ir ao conteúdo

R9 280X com péssimo desempenho!

Ir à solução Resolvido por nemes1s,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! Então, estou tendo problemas com a minha R9.

Domingo passado fui fazer uma limpeza no meu computador (retirar somente a poeira), coisa normal que já fiz várias vezes. Pois bem, quando liguei o computador novamente e fui jogar o meu habitual CS:GO. E foi quando notei algo estranho: Os FPS caiaram de 200 para 60 e então, de 60 para baixo impossibilitando a jogatina deste e de todos os outros jogos em meu computador.

Após abrir o MSI Afterburner eu constatei que a placa não estava usando 99% dela ( o que é normal para jogos como GTA V e BF4) e sim, 30% para menos.

Então, comecei a procurar sobre e a tentar arrumar (ou descobrir) o que tinha acontecido. Tentei todos os seguintes procedimentos:

- Tirei a placa e limpei com borracha branca o conector PCI dela;
- Desinstalei o Driver e instalei novamente (usando o DDU);
- Instalei Driver antigo (14.5);
- Resetei BIOS;
- Formatei o Windows.

E nada deu certo (na verdade, colocar o driver antigo deu uma melhorada pequena).

Em contra partida fiz uns testes no 3DMark e nele a placa acabou usando 99% de sua capacidade enquanto que em jogos não -e uma coisa que notei ao fazer o Benchmark foi a comparação com um resultado de um que fiz a alguns meses atrás, quase 2000 de diferença.

Ainda dentro do 3DMark, no Fire Strike tem dois momentos que eu percebi que a placa no usa direito sua capacidade: No teste Combinado vai para 50% o uso dela.

Vou deixar o link para que vocês possam dar uma olhada:

Teste anterior quando tudo estava normal:
http://www.3dmark.com/fs/4612501

Teste após o início do problema:
http://www.3dmark.com/3dm/9027173?

-

Vou deixar a configuração do meu computador aqui, caso seja útil:

Processador: I5 3330
Placa de vídeo: R9 280X
RAM: 8GB 13333
Mobo: Gigabyte H6M1-DS2
Fonte: 3R System IceAge 500W

Então pessoal, espero que vocês consigam me ajudar. Abraços!

PS. Esse problema pode estar relacionado a fonte?

• Solução
Postado

Amigo, se você reparar nos testes 3dmark não tem absolutamente nada de errado na sua placa de vídeo pois o graphic score até aumentou em relação ao primeiro teste.

O grande problema ai tá no processador, o physics score que caiu muito. 

Tem algo errado nessa fonte e/ou o processador está esquentando demais (sem pasta térmica?) e ai cai o desempenho, etc...

Seria bom dar uma checada nas temperaturas do processador / mobo e se estiverem normais, ai sim fazer o teste com outra fonte, pois se não me engano essa sua fonte é bem duvidosa.

Abraço.

Postado

Amigo, se você reparar nos testes 3dmark não tem absolutamente nada de errado na sua placa de vídeo pois o graphic score até aumentou em relação ao primeiro teste.

O grande problema ai tá no processador, o physics score que caiu muito. 

Tem algo errado nessa fonte e/ou o processador está esquentando demais (sem pasta térmica?) e ai cai o desempenho, etc...

Seria bom dar uma checada nas temperaturas do processador / mobo e se estiverem normais, ai sim fazer o teste com outra fonte, pois se não me engano essa sua fonte é bem duvidosa.

Abraço.

Por incrível pareça, não foi a fonte. Acabei de descobrir o que ocorreu na verdade.

Quando fiz a limpeza do computador, troquei a pasta térmica e quando fui colocar o cooler de volta não percebi um pequeno detalhe:

rmn7I8k.jpg?1

O pino acabou entortando e quando coloquei na placa mãe não percebi e ele ficou meio que pra cima não esparramando a pasta térmica em cima do processador e só hoje fui ver a temperatura do mesmo e adivinha? 100° Celsius fácil fácil. Bem, troquei o cooler e fui usar o 3DMark novamente para testar e adivinha? Melhor resultado que tive desdo começo do ano:

http://www.3dmark.com/fs/6315837

Bom, ainda bem que consegui descobrir o problema e arrumar o quanto antes, obrigado pela dica da temperatura! 

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...