Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera!

Há 2 semanas atrás, comprei uma R9 280x, e nesses últimos 2 dias, o meu computador desligou sozinho por 3 vezes (durante o jogo). Tenho esta configuração desde janeiro e nunca aconteceu isto antes.

O curioso é que o filtro de linha apaga quando o computador desliga, e depois de uns 15 segundos ele acende novamente. Então estou imaginando que seja algo relacionado com a corrente de energia, ou de fato, com a fonte.

Nas duas primeiras vezes que o computador desligou, estava ligado no filtro de linha: o monitor, a CPU e o telefone. Então o que pensei: vou tirar o telefone e vai requerer menos energia. Fiz isto, mas ele desligou agora esta 3º vez.

Minha configuração é:

- i3 4160

- B85M Gigabyte

- PowerColor R9 280x 3GB OC

- 2x4Gb Corsair Vengeance

- HD 1 TB

- SSD 120GB EVO

- Cougar Archon

- 2 coolers lateral Cougar c/ led (comprei junto com a R9 280x) + 1 cooler traseiro padrão do gabinete

- Leitor DVD

- EVGA 500w 80 plus

Bom, agora a dúvida é: o que pode estar causando isto? A fonte, a nova placa de vídeo ou a corrente de energia?

Desde já, valeu galera!

[ ] ' s

• Moderador
Postado

Que filtro de linha é esse? Já experimentou ligar sua fonte diretamente na tomada?

O PC desliga depois de jogar por quanto tempo? Já monitorou as temperaturas do processador e da placa de vídeo?

Postado

Que filtro de linha é esse? Já experimentou ligar sua fonte diretamente na tomada?

O PC desliga depois de jogar por quanto tempo? Já monitorou as temperaturas do processador e da placa de vídeo?

@gustavodbg , comprei este filtro de linha já tem um tempo e devo ter pagado uns 30 reais na época, então creio que não seja talvez o recomendável para tal. Dei uma olhada rápida aqui e não tem nenhuma marca que identifique, creio que seja algum genérico.

Não coloquei ainda diretamente na tomada porque também ligo outros eletrônicos, mas posso testar.

Hoje desligou depois de umas 2 horas de jogo. Estava jogando Watch Dogs e como estou testando a placa de vídeo ainda, estou forçando no Ultra (não sei se esta informação interfere em algo - e tenho jogado tranquilamente)

Nunca monitorei as temperaturas do processador e vídeo, na verdade nem sei qual programa usar para fazer isto. Na primeira semana que estava usando a R9 280x, ela esquentava MUITO (falaram que é nomal) e o cooler traseiro jogava o ar MUITO quente para fora, mas depois que coloquei os dois coolers lateral adicionais o cooler traseiro tem jogado o ar bem frio para fora, aparentemente, melhorou muito.

O que poderia fazer de imediato para analisar melhor o que está causando isto?

Obrigado !!!

• Moderador
Postado

Tenho duas desconfianças:

1. Sua GPU está esquentando muito
  2. Ou sua extensão de tomadas (filtro de linha tem a função de absorver ruídos provenientes da energia, eles custam a partir de R$ 100, logo o seu "filtro de linha" é apenas uma extensão) está arregando quando sua fonte demanda muita energia por bastante tempo.

Primeiramente ligue sua fonte direto na tomada e comece a jogar, veja se vai resolver.

Se não resolver, instale o MSI Afterbuner e com ele monitore a temperatura da sua placa de vídeo e processador durante os jogos.

• Curtir 1
Postado

Tenho duas desconfianças:

1. Sua GPU está esquentando muito
  2. Ou sua extensão de tomadas (filtro de linha tem a função de absorver ruídos provenientes da energia, eles custam a partir de R$ 100, logo o seu "filtro de linha" é apenas uma extensão) está arregando quando sua fonte demanda muita energia por bastante tempo.

Primeiramente ligue sua fonte direto na tomada e comece a jogar, veja se vai resolver.

Se não resolver, instale o MSI Afterbuner e com ele monitore a temperatura da sua placa de vídeo e processador durante os jogos.

Obrigado!

Vou fazer as duas verificações. Creio que seja o filtro de linha porque ele que desliga, forçando o computador a desligar também, pois depois que coloquei os dois coolers laterais, o ar que é jogado para fora sai relativamente frio. Mas de qualquer forma, vou baixar o MSI Afterburner e verificar a temperatura. Conforme for eu reporto aqui o ocorrido.

Mais uma vez, obrigado @gustavodbg

[ ] 's

• Curtir 1
Postado

@gustavodbg

Só para comentar, eu ainda não estressei a placa de vídeo com longas horas jogando, mas eu instalei agora o Afterburner e fiquei uns 10 minutos jogando, apenas para ver como seria, e a temperatura da GPU ficou estável de 65º à 67º cravados e utilizando 66% dela. A CPU ficou entre 65º também, utilizando apenas entre 40 à 50% dela, nem chegou a usar o 4º núcleo direito. (jogando Watch Dogs no Ultra)

Sei que ainda devo estressar por mais tempo para ver o comportamento real e como vai se sair depois de horas jogando, mas esses parâmetros estão dentro do aceitável? Pesquisei que até média de 80º é normal em uma GPU. Isto procede? E para CPU?

Agradeço desde já.

[ ] 's

• Moderador
Postado

Que jogo você ta testando? Parece que ta tendo um gargalo aí, pois sua GPU não está trabalhando ao máximo. O ideal seria deixar a GPU em 100% para ver sua temperatura, você pode fazer isso com o FurMark.

http://www.geeks3d.com/20150828/furmark-1-17-0-gpu-stress-test-opengl-benchmark/

Rode o teste por 15min (não mais que isso, esse programa estressa muito a GPU) e veja qual a temperatura máxima que sua GPU vai chegar.

Postado

Estou jogando o Watch Dogs, com configurações no Ultra.

Vou fazer este teste com o FurMark depois e reporto novamente.

Mais uma vez, obrigado!

[ ] ' s

Postado

@gustavodbg

Fiz o teste com o Furmark, conforme me indicou.

Baixei e fiz o teste com as configurações que exibe ao abrir o programa, não alterei nada, no caso. Estava com a resolução 1024 x 768 sem fullscreen e mantive o MSI Afterburner para verificar junto.

Rodei o teste por exatamente 18 minutos (passei um pouco mais do tempo mencionado por você porque a barrinha estava quase enchendo e eu previa que o teste pararia sozinho dando algum tipo de resultado, mas a barrinha encheu aos 18 minutos e nada aconteceu, então pausei manualmente).

Resumidamente, até chegar nos 10 minutos de teste, a temperatura foi subindo e chegou aos 73º, mas achei que foi bem estável até chegar nesta temperatura, não subiu rapidamente, foi gradativamente. Por fim, pensei que não pararia de subir, mas para a minha surpresa dos 10 minutos até os 13 minutos ficou alternando entre 73º e 74º (subindo e abaixando). Quando percebi este comportamento, logo presumi que ficaria nessa faixa e para a minha alegria, dos 13 minutos até os 18 minutos, ficou exatamente estável com 74º, e esta foi a temperatura máxima que ela chegou ao término do teste de 18 minutos.

Uma dúvida é: as configurações que estavam como padrão, é o recomendável para fazer o teste? Devo fazer um outro teste para estressar ainda mais a GPU?

Agora algumas considerações:

- GPU load ficou na maior parte do tempo 99%, 98%, 97%, porém, às vezes ele alternava diretamente para 63% e logo voltava para o número na casa dos 90% novamente. Às vezes ficava na casa dos 70% e 80%, mas foi bem pouco (Isto me intrigou um pouco, porque pensei que ela ficaria full load a todo momento - pensei que este comportamento talvez seja um comportamento para "proteger" a GPU?);

- a % (usage) do fan ficou meio pareado com a temperatura da GPU. Isto foi curioso, pois conforme ia subindo a temperatura da GPU a % do fan ia subindo com o mesmo número. Por fim, ao término dos 18 minutos de teste o fan estava em 74% (máximo utilizado).

Este é o resultado do teste: máxima de 74º após 18 minutos, com as configurações "padrões" do FurMark (sem alterar nada após baixar).

Por fim, o que achou? Tudo nos conformes? Algo de errado?

Mais uma vez, obrigado!

[ ] ' s

• Moderador
Postado

O ideal é fazer o teste com a resolução máxima do seu monitor (acredito que seja 1920x1080), para forçar bem a GPU.

Quando eu rodo Furmark na minha R7 260X o uso da GPU as vezes também oscila muito rapidamente para 75%, 80%, e logo volta para 100%. Acredito que seja normal isso.

Quando ao fan, no meu caso a temperatura máxima que minha GPU pegou foi de 74°C (alterando entre 73° e 74°) com o fan em 50%.

Ligou a fonte direto na tomada para fazer esse teste?

Postado

O ideal é fazer o teste com a resolução máxima do seu monitor (acredito que seja 1920x1080), para forçar bem a GPU.

Quando eu rodo Furmark na minha R7 260X o uso da GPU as vezes também oscila muito rapidamente para 75%, 80%, e logo volta para 100%. Acredito que seja normal isso.

Quando ao fan, no meu caso a temperatura máxima que minha GPU pegou foi de 74°C (alterando entre 73° e 74°) com o fan em 50%.

Ligou a fonte direto na tomada para fazer esse teste?

A resolução máxima do meu monitor é de 1920x1080 sim, vou fazer hoje novamente para forçar mais.

Não liguei direto na tomada, acabei deixando no filtro de linha mesmo.  :(  Será que isto interfere em algo no teste?

Postado

@gustavodbg

Fiz novamente o teste com o FurMark e agora com a resolução FULL HD 1920x1080 - 0XMSAA (full screen - por 16 minutos).

Conclusão do teste:

- 1 minuto: 69º  (c/ 69% de uso dos fans)

- 2 minutos: 70º  (c/70% de uso dos fans)

- 3 minutos: 71º  (c/ 71% de uso dos fans)

- 4 à 5 minutos: 72º  (c/ 72% de uso dos fans)

- 6 à 9 minutos: 73º  (c/ 73% de uso dos fans)

- 10 à 16 minutos: 74º  (c/ 74% de uso dos fans)

Outras considerações (rodei o teste juntamente com o MSI AfterBurner para verificar outros pontos):

- A memória da GPU utilizada durante o teste inteiro ficou estável usando apenas 69MB (isto é normal?);

- O GPU desta vez ficou full load à todo momento em 99% e 100%;

- A memória RAM utilizada ficou estável na média de 1710MB;

- A temperatura da CPU ficou estável entre 58º e 61º durante o teste inteiro e sua utilização estável entre 28% e 29% (a % utilizada para os 4 núcleos oscilaram bastante com vários números, esse número estável entre 28 e 29 foi a CPU como um todo, não fazendo menção aos 4 núcleos individualmente - é uma opção apenas "CPU" sem a denominação numérica como "CPU 1" até "CPU 4") - mesmo sabendo que não é um teste para a CPU, ficou dentro do esperado?

- Min. 42fps, Avg. 51fps, Max. 65fps.

- O computador não desligou (rs), ou seja, o filtro de linha teoricamente não arregou, pelo menos não neste teste.

De forma geral, aproveitando que fiz o teste, a GPU está trabalhando dentro do esperado, certo? E a CPU?

Bom, agora basta saber o porque o computador desligou aquelas 3x. Curioso!

• Moderador
Postado

É normal o Furmark utilizar pouca memória de vídeo mesmo, além de pouca RAM. Como você forçou mais a GPU rodando o teste em maior resolução, também é normal que a taxa de uso dela não tenha caído.

Agora recomendo você testar a temperatura do CPU usando o Prime95 para isso, e monitorar a temperatura com o Core Temp.

• Curtir 1
Postado

É normal o Furmark utilizar pouca memória de vídeo mesmo, além de pouca RAM. Como você forçou mais a GPU rodando o teste em maior resolução, também é normal que a taxa de uso dela não tenha caído.

Agora recomendo você testar a temperatura do CPU usando o Prime95 para isso, e monitorar a temperatura com o Core Temp.

No momento oportuno farei o teste com a CPU também. Como não conheço os dois programas citados, vou ver algum tutorial ou algo do tipo para proceder certinho. Concluindo eu reporto aqui novamente.

Ah, então conclui-se que com a GPU está tudo ok, certo?

Mais uma vez, obrigado!

[ ] ' s

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!