Ir ao conteúdo

ESP8266 circuito com proteção de surto de tensão.

Ir à solução Resolvido por barriosraphael,

Posts recomendados

Postado

Olá,

estou com o seguinte problema, tenho um circuito com um esp8266 esp12 + moc + triac que liga ou desliga uma lampada. Posso ligar a lampada pela rede ou por um botão configurado no proprio esp. (pull up). Funciona muito bem, o problema é que quando ocorre um surto de tensão na rede AC causado pelo acionamento do faiscamento do fogão o botão do esp é acionado e a luz começa a piscar.

Tentei colocar um capacitor em paralelo com o input do esp do botão e até que funciona porém retarda o acionamento do botão, quanto maior a capacitância maior a proteção e maior o delay até acionar o botão quando menor a capacitância menor a proteção contra o surto e as vezes a luz pisca e as vezes não.

Gostaria de saber qual seria o ideal neste caso, fazer alguma proteção com varistor antes da fonte de alimentação?  Se sim alguém saberia me dizer como exatamente fazer isso. Os circuitos que pesquisei utilizam um fusível porém eu preciso que o circuito continue funcionando após os surtos, preciso que os surtos sejam ignorados pelo circuito, com um agravante não tenho fio terra.

Obrigado a todos! Se alguém puder ajudar agradeço muito.

• Membro VIP
Postado

experimente capacitor entre gate e MT1 (ou MT2 num lembro) do triac. Ou no moc...

Bom.. melhor você postar o circuito...

Postado

Obrigado por responder Isadora. Sei que é clichê mas não manjo muito de eletrônica. Eu não queria uma solução que causasse um delay no acionamento do botão. Segue a imagem do circuito.  :D

post-738546-0-22749800-1446544554_thumb.

• Membro VIP
Postado

ok .. continuemos...

-Este circuito foi você quem bolou ou achou na net? Seja como for...

-não conheço este esp mas penso que falta um R (chute 2K2) na base de T3

-Pra que serve sl2 e sl3? São botões? tem fio comprido? C4 e C5 acho que deviam ir pro gnd e R1 e R2 como pullp indo pro +3. talvez usar fio blindado

-de onde ve/vai JP3? talvez usar fio blindado

-de onde vem o +5v?

-talvez blindar o circuito todo. Faça teste com papel alumínio. Obviamente tem que isolar a parte interna

Postado

-Este circuito foi você quem bolou ou achou na net? Seja como for...

fiz em parceria com um amigo meu. 

-não conheço este esp mas penso que falta um R (chute 2K2) na base de T3

Poderia colocar sim porém a corrente do esp é muito pequena e não foi preciso, no final também é colocar um led.

-Pra que serve sl2 e sl3? São botões? tem fio comprido? C4 e C5 acho que deviam ir pro gnd e R1 e R2 como pullp indo pro +3. talvez usar fio blindado

Isso mesmo são botões com fio comprido ligado a interruptores de lampada AC. Sobre C4 e C5 concordo. 

-de onde ve/vai JP3? talvez usar fio blindado

Qual JP3? JP2 pra comunicar RX/TX e mesmo GND na comunicação serial. JP1 só pra jogar GND no pino pra fazer o flash do esp. 

-de onde vem o +5v?

Vem direto de uma fonte de 3A

-talvez blindar o circuito todo. Faça teste com papel alumínio. Obviamente tem que isolar a parte interna

Vou tentar sim.

Dúvidas idiotas: 

qual o função do fio blindado ou de blindar o circuito? 

• Membro VIP
Postado

ok. Apesar de desconhecer o esp, me permita discordar sobre a não necessidade de resistor na base do npn ok? Afinal agora você tem mais pareceiros que consegue até ver JP3 no circuito (olhe com mais calma). Achei estranho o pino Vcc só com cap. Não vi JP1. Acho que vou trocar de óculos.

Blindagem

Alivia o "...surto de tensão na rede AC causado pelo acionamento do faiscamento do fogão..." caso este venha pelo ar. Existem + técnicas para ruídos oriundos de outras fontes mas aguarde ele chegarem até você (ou no seu circuito)

de nada também...

Postado

rsrs claro que permito discordar, você tem toda razão. vou incluir o resistor sim, vou calcular certinho a corrente que quero nos leds e resistor da base do transistor.

Isadora realmente o JP3 está lá eu estava procurando direto no eagle e já mudei o nome, desculpe. Corrigindo aqui:  "JP3 pra comunicar RX/TX e mesmo GND na comunicação serial." e "SL2 pra entrar em modo de gravação" 

O VCC acho que teria o capacitor em paralelo para estabilizar.. está errado também vou corrigir.

Entendi a necessidade da blindagem caso venha pelo ar, porém eu estou usando a própria fiação da rede AC da casa no caso de interruptor paralelo, ou seja, os dois botões do esp ficam ligados aos fios dos interruptores. Não daria para blindar toda fiação. :(

Teria outra sugestão? Não sei mais o que fazer  :confused:

Obrigado!

Raphael

• Membro VIP
Postado

Que bom que tem tempo pra calcular... Isso não me pertence mais kk

Pelo jeito este esp (preguiça de googlar ok?) é um mc.

-Não deixe pinos de entrada flutuando. Coloque pullup ou pulldown

-Se não for usar, programe como saída

-pino reset: consulte o d.s. Talvez ele recomende um R C e não direto no vcc

-o quê?!! os fios dos interruptores passam junto com a rede ac? Melhore o esquema com mais dados de ligações externas. Publique fotos e layout e etc. 1.img>1k.txt

e... 6 efes...

-fica frio. foco, fé, força, fod@-se

-kk

Postado

kkkkkkkk pode deixar vou seguir os 6 efes.... seguem comentários:

Pelo jeito este esp (preguiça de googlar ok?) é um mc. 

Ele é um System-On-Chip com Wi-Fi embutido

Não deixe pinos de entrada flutuando. Coloque pullup ou pulldown

-Se não for usar, programe como saída

OK, certo

-pino reset: consulte o d.s. Talvez ele recomende um R C e não direto no vcc

OK, certo

-o quê?!! os fios dos interruptores passam junto com a rede ac? Melhore o esquema com mais dados de ligações externas. Publique fotos e layout e etc.

kkk expliquei mal mesmo. Na verdade os fios de um dos botões se liga a fios de 1,5mm e passa pelos conduítes até outro interruptor, não tem ligação elétrica com a rede AC. 

Obrigado pelas dicas Isadora!!!!  :D 

Só mais uma pergunta como você faz para isolar o circuito com papel alumínio? Ele já está dentro de um case, só "embrulhar" o case com papel alumínio? obs: Acho que pode ser realmente pelo ar pois afastei uns 20m outro circuito igual e a interferência diminuiu muito. 1/5 mais ou menos.

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

Olá amigos! 

Consegui resolver via software, acredito que a resolução via hardware seria praticamente impossível já que o surto se propaga inclusive pelo ar. 

Resolvi da seguinte maneira:

1 - Reconfigurei os pinos que são os botões para trabalhar somente como "INPUT" ao invés de "INT" (interrupção). O modo interrupção deixa a entrada muito sensível a qualquer mínima variação de corrente como eu pude descobrir. :(

2 - Como não tenho mais a função a ser executada atribuída na configuração do pino como interrupção coloquei a verificação de "click" na função "alarm", executando a cada 10 mili segundos e verifico 10 posições, ou seja, para considerar "clicado" tenho que ler durante 100 mili segundos o mesmo valor na entrada depois de uma mudança. Sendo assim qualquer interferência externa é eliminada inclusive a dos surtos que ocorrem em frações de ms.

Está funcionando muito bem!  :cool:  :D

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!