Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DNS e DHCP no Windows Server 2012 + NET Virtua


Posts recomendados

Ola pessoal... Tudo bem ?

Hoje estou com um pequeno problemão aqui na empresa.

Vou descrever primeiro o ambiente, e em seguida o problema. Imagino que assim seja mais fácil de compreender o que se passa por aqui.

 

Tenho um modem da net virtua, um switch de 24 portas não gerenciável. O modem está ligado à este switch, e este switch se liga a 3 roteadores wifi, 3 computadores e os 2 servidores que temos aqui. Um servidor é para BD (este não nos importa, por enquanto...) o servidor que preciso dar atenção é o outro, onde está instalado a aplicação que acessa este BD, e outros serviços como: AD, DNS e etc.

 

Já foi configurado o AD, logo todas as maquinas já estão no domínio. Como a empresa é pequena, optei por usar IP's fixos. 

Mas AAAAAAIIIIIIIIII que se encontra o problema. Configurando os IP's fixos, tudo funciona perfeitamente. 

O problema está em quem deseja usar um notebook ou celular, pela rede wifi, usando configurações de IP's automatica...

Hora o dispositivo se conecta a wifi e funciona. A ele é atribuído o IP da faixa 192.168.0.XXX. Mas hora ele se conecta a wifi, mas não funciona, pois lhe é atribuído um IP da faixa 10.0.0.XXX... O mesmo dispositivo tem este comportamento quando se conecta a primeira vez no roteador, mas quando volto a conectar, ele não funciona mais... 

O servidor DHCP está configurado no próprio modem...

 

O motivo de eu não optar por configurar manualmente, tanto os notebook's, quanto os celulares, se dá ao fato de que estes, por serem portáteis, não ficam na empresa o tempo todo, e quando eles são usados fora da empresa, exige uma configuração, para coltar a usar IP automático (estes dispositivos são usados por leigos da área de informática.). Há também a necessidade de disponibilizar a internet a clientes que visitam a empresa, e desejam usar a rede wifi.

 

Espero que tenha me exlicado bem. E espero que possam me ajudar.

 

desde já grato, 

 

att,

Luciano Garcia"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Garcia não seria melhor montar uma estrutura de rede mais ou menos assim...

1° Opção:

MODEM (bridge) > Roteador 1 (DHCP) ativado > Switch > Roteador 2 (Como Ponto de Acesso "AP" ) > Roteador 3 (como ponto de acesso "AP")

Nesta estrutura teu modem deixará toda a internet livre e quem irá fazer a autenticação de rede seria o Router 1 (com Wi-Fi e DHCP ativados) o Switch conectado na Lan 1, logo na saída desse Router já iria captar todas as conexões e gerar os devidos IP nesta subrede automaticamente.

Os outros 2 routers seriam configurados apenas para ser um Ponto de Acesso, se for cabeado até o ponto deles melhor ainda, pois o Wifi seria distribuído com a conexão nominal disponível em rede.

Ainda sobre esses 2 routers como AP (Access Point/Ponto de Acesso) eles devem ser configurados com IP fixos e com o DHCP desligado.

Você pode colocar eles na mesma subrede que o Router padrão gerar, por exemplo 192.168.0.100 (pro Router 2) 192.168.0.101 (pro router 3)

Pelo que pude constar e que sua rede está gerando 2 IPS diferentes quando conecta em outro roteador, provavelmente o DHCP deles devem estar habilitados e por isso o conflito de IP e quando conecta, digo encontram um IP, por não estar na subrede padrão (a do modem) eles não conectam.

2° Opção:

Desligar o DHCP dos 3 roteadores, deixe apenas o modem gerar os IPs da sua subrede.

Configure esses equipamentos apenas como AP sem roteamento, caso contrário todos que conectarem nesses pontos com DHCP ativado não irão ter Internet ou não irão se comunicar com o BD.

Pergunto, é possível você colocar o modem em bridge?

Quais os modelos de Router que você está usando? São todos iguais?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia é realizar a segunda opção que você sugeriu. Os três roteadores são da mesma marca, e provavelmente estão configurados somente como AP, com DHCP desligado (digo, provavelmente, pois eles foram configurados antes do meu começo na empresa, mas semana que vem, é a primeira coisa que quero fazer.) O modem em bridge não é uma boa ideia, pois os AP's estão todos conectados ao switch, e a porta LAN do modem, esta conectada ao switch também. então, é mais viável deixar o modem distribuindo o IP e o resto do conjunto de roteadores e switch somente distribuindo a internet. 

Eu gostaria de saber, se for possível, é interessante instalar um servidor DHCP no WS2012 ? ou não há necessidade ?

Assim que tiver respostas, posto aqui!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Pessoal, não achei um tópico específico para minha dúvida, mas o caso seria o seguinte, estou querendo implantar na empresa (Servidor c/ Win Server 2012 R2 e Estações de Trabalho c/ Sevem x64 e 8.1 x64) uma Rede com Domínio (Active Directory) porém a dúvida é que várias estações de trabalho são Notebooks que com muita frequência seus usuário trabalham fora da empresa, nessa ocasião não teriam acesso à suas informações que estão no domínio? Por ex. configuro o Outlook 2013 como gerenciador de e-mail do usuário, quando ele sair da empresa (domínio) não conseguirá acessar seus e-mails?!?!?!?!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!