Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desenvolvimento de Programa Comercial (Loja de Roupa) Duvida!


subwat

Posts recomendados

Olá, boa noite! Sou estudante de Ciências da Computação, estou no 2º termo, e portanto meu conhecimento em programação não é muito avançado, sei programar em C++, como estruct, funções, arquivos binários, manipular a biblioteca conio2.h e as coisas fundamentais.

Bom, minha tia abriu uma loja ao lado da casa dela, uma loja para vender roupas, pequena, atende no máximo uns 50 clientes (sendo bem generoso), e ela me pediu para que eu fizesse um programa para ela poder controlar as suas clientes, como o nome, o que comprou, o que deve, se parcelou alguma roupa e coisas do gênero, nada envolvendo banco de dados ou uma parte gráfica, sendo um programa controle, para ela parar de usar o papel, mas ai que vem o dilema, meu professor é consultor nessa parte de TI, e ele me disse que para vender esse programa, eu teria que cobrar uma mensalidade x para manter ele rodando e fazer o suporte tecnico, e caso fosse rompido o contrato, o programa parar de funcionar .... Mas ai é que tá, como eu posso fazer uma validação desse programa? Tipo, se ela parar de usar, ele parar de funcionar, e se ela quisesse de volta, ela ter que comprar tipo uma "key" ou um "validador" para o programa, como eu poderia fazer isso? Estou perdido nessa parte

 

 

Se alguém tiver a bondade de me ajudar, agradeço :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua tia é perigosa assim no computador? Ela vai mandar ver na telinha preta? porque ela não faz uma planilha no Excel?

Enfim, geralmente a galera disponibiliza o programa comercial e manda a key que valida o programa por 30 dias todo mês, se o cliente parar de pagar a key não é enviada e o programa se torna inutilizável.

pode-se dizer que a KEY que eles mandam pro programa é validada por um algoritmo, tipo o CPF, se você digitar um CPF inválido da pra saber usando o algoritmo validador do CPF.

Logo esse algoritmo de validação deve ter algo relacionado ao mês e ano para não aceitar mais do que 1 key por mês.

Dentro da key, também podem ter valores aleatórios, que só servem pra confundir quem queira burlar o sistema.

EX de key: X2X0XXX3X6,

Formula do algoritmo validador-> ignora todas as letras e faz: mês + ano = n

 

Quer dizer, seu programa só irá aceitar a key caso os números da mesma "2036", sejam igual ao mês+ano.
 

 

Já se ela quisesse comprar a licença definitiva, uma maneira bem simples era fazer com que o programa pegasse algumas informações do computador e comparasse elas com as do computador, por exemplo:

o ID do computador é 3315

ai você criava uma key com numero: 3315, ai quando inserisse o programa comparava as duas, se igual, validava.


Lembrando que o programa vai fazer essa verificação toda vez que iniciado, tanto no caso da mensalidade como na licença completa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas então, a planilha seria algo bem simples, mas a intenção dela é expandir, ser maior, e conforme for aprendendo ou ser necessário, dou meus jeitos e aprendo, tipo um banco de dados para as roupas que ela tem, um leito de código de barras para cada produto, uma parte gráfica, e coisas do tipo, não vai se limitar somente a esse tipos de coisas que comentei, é apenas o começo, porque se não como você disse, uma planilha resolveria :D

 

.... Então, tinha pensado nisso, mas pensei que seria algo banal ou fácil de enganar, enfim, vai ser dessa forma mesmo, muito obrigado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer uma dica, use banco de dados, pois a parte mais chata é guardar, pesquisar e deletar os itens, com banco de dados isso fica muito simples.

Não sou muito fã de coisas pagas, Mas se quiser montar um grupo pra gente fazer uma versão Código Aberto de um sistema de cadastro com C+MYSQL, eu estou a disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...