Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Liberações de portas X 1 modem e 2 roteadores


Ir à solução Resolvido por gustacosta1,

Posts recomendados

Pessoal,

Tenho um xbox one e estou com alguns problemas na NAT do mesmo.

A NAT tem três status: estrita, moderado, aberta

Para o melhor funcionamento, é recomendado que esta como 'aberta'.

Vamos a minha infra de rede que tenho em casa:

1 Modem ZTE ZXDSL 831 II v3

1 Roteador Intelbras WRN 300

1 Roteador D-Link DIR-615

Estrutura atual:

Modem ZTE ligado com conexão PPPOE/PPPOA autenticando com a OI. IP interno: 192.168.1.1

Roteador Intelbras ligado via cabo de rede no modem (na entrada WAN) recebendo o IP 192.168.1.2 do modem da ZTE, criando a rede interna no range de IPs 10.0.0.100 até 10.0.0.199. Para acessar este modem: 10.0.0.1

Roteador D-Link ligado entre LAN com o roteador Intelbras. DHCP desabilitado e ip 10.0.0.2

A internet funciona perfeitamente, porém preciso fazer a liberação das seguintes portas para o Xbox One:

Porta 88 (UDP)

Porta 3074 (UDP e TCP)

Porta 53 (UDP e TCP)

Porta 80 (TCP)

Porta 500 (UDP)

Porta 3544 (UDP)

Porta 4500 (UDP)

No roteador da Intelbras fixei o IP 10.0.0.199 através do MAC do Xbox One. E fiz as liberações de portas.

Porém a NAT ainda consta como 'moderado', sendo que depois destas liberações deveria ficar como 'aberta'.

Dentro do modem da ZTE existe uma ferramenta para teste de ping. Tentei pingar o IP do Xbox (10.0.0.199) e não alcancei o mesmo, sendo assim, no modem da ZTE tentei liberar as portas acima para o IP 192.168.1.2 (que é o IP que o roteador da Intelbras recebeu do modem, o qual eu consegui pingar sem problemas).

Alguma sugestão de como fazer estas liberações e/ou reconfigurar ou formatar as configurações da minha rede?

Sou profissional de TI, porém da área de software, meu conhecimento de hardware é na base da 'tentativa e erro'.

Agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Resolvido!! hahahah eu mesmo me virei..

 

Desabilitei o DHCP dos dois roteadores e deixei isso tudo por conta do modem ZTE, que foi onde liberei as portas.

Demora um pouco mais pra autenticar, porque esses modens da Oi são meio (MUITO) lentos... mas enfim...

 

É claro, não apenas desabilitei o DHCP, coloquei os equipamentos todos no mesmo range de IPs...

 

Modem ZTE: 192.168.1.1

Roteador D-Link: 192.168.1.2

Roteador Intelbras: 192.168.1.3

 

E o intervalo de IPs para os equipamentos que irão acessar a rede ficou a partir do 192.168.1.4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Quebrei muito a cabeça com o Nat do xbox one,conseguir resolver o problema abrindo as portas no roteador e abrindo as portas no modem.No meu caso o modem distribuia um endereço ip interno para roteador e as portas continuavam fechada.Pesquisei o enderço ip WAN no meu roteador e abri as portas no modem para esse IP.Enfim a NAT ficou aberta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@Mosh Dayan Essa sua informação salvou minha vida, rsrsrs, cara eu estava pondo sempre no modem o IP do roteador, mas era o IP que me dá acesso as configurações dele e não o IP interno que o modem atribuía ao roteador, pesquisei na net e não consegui essa informação, quando li aqui e fui ver em WAN, no roteador, o endereço IP, percebi que era um número a mais do endereço IP do modem, e que o endereço MAC era semelhante ao do roteador que eu via nas configurações, com base nas suas informações imaginei que seria este o IP interno que o modem atribuía ao roteador, alterei as configurações e deu certo, NAT aberta agora, então foi o seguinte, para quem tiver uma rede semelhante a minha e que esteja com o mesmo problema, aqui é assim: Modem OI conectado ao roteador, distribuindo o wi-fi para a casa toda e conectado por cabo ao meu pc, fui descobrindo como fazer com muita ajuda e pesquisa por ai, e fui testando pedaço por pedaço, mas deu certo, então:

 

1º Coloquei o IP do Xone em modo manual, e pus um IP fixo pra ele;

 

2º entrei nas configurações do roteador, liberei as portas com o IP fixo que pus anteriormente no Xone (fiz essa liberação de portas na opção "servidor virtual", pois no meu roteador tem essas 2 opções no menu Redirecionamento: "servidor virtual" e "associação de portas", em "associação de portas" não havia dado certo);

 

3º fui no menu DHCP - "Reserva de IP" (no roteador) e reservei o IP do Xone (o que pus manualmente nele) e pus também o endereço MAC do Xone, atenção aqui, essa informação você descobre no próprio Xbox, ele tem um endereço MAC "com fio" e um "sem fio", no meu caso é o sem fio, já que me conecto nele pelo wi-fi;

 

4º reiniciei o roteador;

 

5º agora um processo semelhante foi feito no modem, acessei o mesmo pelo endereço IP dele, no navegador da web, e depois nessas configurações, que no meu caso: Advanced - NAT - "Virtual Server" abri as portas necessárias, mas no caso agora o endereço IP que deve ser posto não é o do Xbox, nem o que você acessa as configurações do roteador, e sim o IP interno do roteador, e esse é dado pelo modem, descobri o meu vendo as informações gerais dentro das configurações do roteador, lá no menu WAN, tem o IP do roteador atribuído pelo modem, como o amigo Mosh Dayan falou;

 

6º reiniciei também o modem e pronto, NAT aberto! Não precisei nem reiniciar o Xbox.

Valeu moçada, deu trabalho mas valeu a pena!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...