Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Olá a todos.

Quero fazer uma expansão de memória na minha máquina, mas tenho dúvidas em relação a que passo tomar.

> Meu cenário atual:

- Processador: i7 920 (sem overclock, mas penso na hipótese para um futuro não distante)

- Placa-mãe: Gigabyte EX-58 Extreme

- Memória: 3x Corsair Triple Channel XMS3 6GB (3 x 2GB) DDR3 1600 TR3X6G1600C9

- Cooler: Akasa Nero

> Intenção

- No mínimo dobrar a RAM disponível, preferencialmente usando pentes capazes de passarem por overclock (suportem 1600-2100 MHz)

> O que existe hoje

- Até mesmo no Mercado Livre existem pouquíssimas opções de kits para triple channel, enquanto DDR3 avulso e em pares dá pra encontrar aos montes;

- Encontrei na Amazon o que parece ser o kit com especificações exatamente iguais ao meu atual, à exceção o tamanho dos pentes, por um preço bem interessante > http://www.amazon.com/gp/product/B004CRSM4S

> Dúvidas

- Para eu fazer o triple channel, é arriscado eu pegar três pentes avulsos do exatamente mesmo modelo ao invés de um kit fechado vendido como "pronto para triple channel"?

- É arriscado (ainda mais em cenários de overclock) eu tentar fazer um arranjo aproveitando os meus 6 GB atuais e o trio novo de memórias, mesmo garantindo que o trio velho e o novo tenham as mesmas especificações (exceto tamanho, para o caso de eu pegar um kit de 12 GB/três pentes de 4 GB)?

Qualquer ajuda será bem vinda.

Abraços!

PS: se for irregular eu colocar links de lojas da maneira que fiz, peço por favor à Moderação que me avise para editar o tópico.
Postado

Para usar 12GB de ram(6x2GB) com X58 é complicado,precisa de muito VTT(degrada mais rápido o IMC do processador) ou fica bem instável.

Se tu quiser módulos iguais,os XMS3 são praticamente extintos,melhor vender estes,no ML tem muitos corsair dominator 3x2GB de 1600/1866MHz,só não compre os que precisam de 1.8V,no máximo módulos especificados para 1.65V,a maioria são antigos com muito uso,podem estar defeituosos.Sugiro comprar 3 módulos de 4GB/2133MHz avulsos em lojas virtuais,já estão no limite do X58 e do processador,é difícil fazer um i7 1366 estável com um uncore alto(3.2GHz ou mais) e 2000MHz nas memórias.

Postado

Para usar 12GB de ram(6x2GB) com X58 é complicado,precisa de muito VTT(degrada mais rápido o IMC do processador) ou fica bem instável.

Se tu quiser módulos iguais,os XMS3 são praticamente extintos,melhor vender estes,no ML tem muitos corsair dominator 3x2GB de 1600/1866MHz,só não compre os que precisam de 1.8V,no máximo módulos especificados para 1.65V,a maioria são antigos com muito uso,podem estar defeituosos.Sugiro comprar 3 módulos de 4GB/2133MHz avulsos em lojas virtuais,já estão no limite do X58 e do processador,é difícil fazer um i7 1366 estável com um uncore alto(3.2GHz ou mais) e 2000MHz nas memórias.

Então...2133 ele não suporta. Ele vai até 2100 (já no overclock). E vi muita gente por fóruns no planeta conseguindo levar esse 920 a 4 GHz nos 1600.

E tô ligado em relação à tensão, mas agradeço o reforço da dica :)

Postado

O uncore é o que limita a performance da memória,e a placa mãe e memória geralmente limitam a frequência DDR,não faz sentido por exemplo usar DDR3 em 2000MHz com uncore em 3GHz,vai ter o mesmo desempenho que em 1600MHz(exceto as latências,menores em 2000MHz),pois o uncore está limitando,a partir de 3.3GHz uncore 1600MHz passa a ser obsoleto,praticamente segue aquela regrinha que inventaram,uncore tem que ser 2x a frequência da memória,mas 4GHz é impossível,então 3.6 é o limite seguro(sem VTT absurdo).

A sua dúvida era,se encontrar mais DDR3 da mesma frequência,latência,capacidade e tensão pode usar em conjunto,só fica complicado comprar usado no ML,as melhores memórias triple channel usadas que pode conseguir é Dominator GT/hyperX T1,só tome cuidado com memórias de chips elpida MGH e MNH.Módulos novos tem da kingston hyperx savage 4GB avulsos em muitas lojas virtuais,opção mais segura,até 2400MHz com latências mais ou menos.

• 2 semanas depois...
Postado

Apenas dando um retorno...

Dei uma lida em outros fóruns e o pessoal não recomenda reaproveitamento de kits, ainda mais em situações de overclock. Mesmo que quase todas as especificações dos kits sejam iguais, a densidade diferente entre pentes já seria motivo pra dar problema.

Então acabei pegando esse kit aqui mesmo, pra ser usado sozinho. Fico com 12 GB mesmo, espero conseguir aguentar até fazer upgrade pra alguma plataforma de processador que valha a pena. Ao menos ele tem exatamente as mesmas características (incluindo a tensão) que meu kit atual tem e que são mandatórias para os Bloomfield.

Corsair Dominator 12GB (3x4GB) DDR3 1600 MHz (PC3 12800) Desktop Memory (CMP12GX3M3A1600C9) at Amazon.com

Postado

Você vai usar como 18GB ou só esses 3x4GB?Se misturar vai dar o "problema" da densidade que você mencionou,,sobre kits usados,se forem da mesma revisão não terá problemas(aparece nos módulos "ver 2.1/2.2/3.1/5.11/5.12/7.1/7.1A")

Postado

Não, apenas os 12 GB mesmo. Vou tirar o kit de 6 GB e dar algum outro fim a ele, mesmo que seja guardar pra sempre ou vender no ML ou coisa do tipo.

Agora é esperar chegar pra ver se funciona.

• 4 anos depois...
Postado

Pessoal possuo um kit com 3 pentes de memoria corsair 3x2gb como faço p subir 12 ou 18gb porque coloquei os 3 poentes mas so sobe 4gb,as tres são iguais mesmo modelo tensão e marca 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!