Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Hoje eu venho solicitar o auxílio sobre simulação de circuitos para análise de fontes chaveadas.

Explico.

Comprei, já há algum tempo, diversos integrados usados no controle de fontes chaveadas. O CI é o (sem o prefixo) 34063.

Decidi que meus projetos precisavam de tensões padrões, como +5v, +12v e -12V. 

Assim poderia utilizar em microcontroladores (5V), relés (5v ou 12v) e amplificadores operacionais (12v e -12v).

Como já tenho o CI 34063, passei a fazer um projetinho usando ele. Basicamente, a vantagem dele sobre as fontes flyback auto oscilantes são:

1 - A frequência de oscilação é determinada por apenas um capacitor. 

2 - Possui um amplificador de erro, usado no circuito de feedback, com uma das entradas com tensão de referência.

3 - Possui um drive para baixas tensões, usado para acionar o dispositivo de potência e de mais alta tensão.

4 - Possui um circuito para limitar a corrente, muito utilizado para limitar a corrente principal.

Este CI é particularmente empregado em fontes step up e down, mas dá para usar em fonte flyback isolada. 

Bom! Agora começaram os problemas.

Tentei usar o simulador Simetrix, que costumo usar normalmente, mas ele não possuía o tal CI em sua biblioteca.

Procurei na net pelo modelo Pspice e depois de muito tempo, acabei encontrando em um site chines.

Depois de apanhar para fazer o CI ser identificado pelo meu simulador, montei o diagrama e finalmente coloquei para rodar.

Acusou erro. Alterei as condições iniciais de muitos dos componentes, mas sem sucesso.

Decidi reduzir o diagrama. Fui reduzindo até que chequei a um circuito mínimo. Ao rodar a simulação, o erro persistia.

Pensei. Isso já está ficando chato. Pode ser o simulador ou o modelo.

Baixei o LTspice e sua atualização.

Abri o LT e procurei pelo modelo 34063 mas não consegui encontrar.

Como não estou familiarizado com o LTspice, venho aqui solicitar aos colegas que me auxiliem em poder utilizar o 34063 em uma simulação.

Abaixo segue o arquivo com o modelo do 34063, que eu consegui baixar. Não estou acostumado com o SPICE, apenas tenho uma breve noção.

Grato.

MOR_AL

Em tempo: Gostei do novo layout do fórum. Está bem mais leve e rápido. Parabéns aos responsáveis.

34063.lb

• Curtir 1
Postado
Agora, _xyko_ disse:

Pois é!

O meu problema não é o cálculo dos componentes e sim a simulação de um circuito com o modelo deste componente. 

O link proposto calcula os valores dos componentes, além disso, somente para step up, step down e inverter. Meu caso é um flyback isolado. 

Independente do exposto, agradeço pela dica. Ficará registrada, caso eu venha a necessitar.

Valeu!

MOR_AL

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!