Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E ae amigos! Vim aqui em busca do conhecimento de vocês hahah

Seguinte, eu tenho um FX-8350, e acho que todo mundo já sabe que o coolerbox dele é uma bo&*$, faz MUITO barulho, fato que me incomoda bastante. Planejo trocar toda a refrigeração do meu pc em um futuro próximo, então quero comprar um cooler, BARATO, mas que consiga resfriar meu processador e que seja mais silencioso que o coolerbox (plmr de deus!).

Alguma sugestão? ^^

PS: Um colega me recomendou esse cooler aqui :Cooler Ice Cube 3 Extream Cpexhp-02. Mas não achei muitas informações sobre ele na net, acho que ele não tem controlador, alem de ser muito barato pra "tanta coisa", o santo desconfia hahahhaha

Processador - FX-8350
Placa-mãe - GA-970A-UD3P

Gabinete - Sentey optimus gs-6000

Postado

Tambem estou na duvida , no meu caso tenho um FX 6300 , (pretendo troca futuramente para o FX 8350 ) , e me foi indicado o hyper 212X . gostaria da opinião de vocês ,saber se vale a pena esse cooler , pretendo fazer overclock se lançarem jogo que exija isso . e só se puder (se não for considerado desvio de assunto ), me indiquem umas fans de gabinete também pra manter tudo fresco xD . 

config

gigabyte ga-990fxa-ud3 

Sappihire R9 280X Vapor-X

FX6300

Seasonic 520W

Gabinete Aerocool Mechatron Black Edition

8GB RAM Hyperx fury

160 HD sata

Postado

Para os dois: o Hyper212 é  sem dúvida o melhor custo/benefício nessa faixa de preço, mas o T4 também fará o mesmo efeito por um preço um pouco menor.

Atenção á largura do gabinete, pois menos que 19 cm dá problema para caber esse cooler.

Além disso sempre é bom investigar se o gabinete não é a causa do aquecimento, pois se não tiver ventoinhas suficientes não tem como o ar quente sair do gabinete.

Postado

srsrsr... fiquei meio confuso , o Hyper212 é o melhor custo beneficio , mais o T4 tem o mesmo efeito e é mais barato , qual o melhor ?É o Hyper212 mesmo né so pra confirmar srsr .  e por isso perguntei sobre as fans de gabinete também , porque parece q meu gabinete suporta 5 Fans e só tem uma . e meu gabinete é um pouquinho maior do que o normal , mais vou verificar sim . Valeu ae pela Ajuda xD

Postado

Bueno, a diferença é sutil, está na base do cooler, o 212 é quase totalmente de cobre, e o T4 intercala alumínio.

O 212 é melhor, mas na prática dá muito pouca diferença. Se estiver no seu orçamento, pague os R$50 a em média mais do 212.

Agora o seu gabinete precisa de mais ventoinhas sem dúvida. É só fazer a experiência:tire a tampa do lado e coloque um ventilador médio direto na placa mãe.

Minha recomendação: 1 ventoinha frontal do gabinete(entrando ar), 1 ventoinha na traseira do gabinete tirando ar.

Se o gabinete comportar ventoinhas grandes(de 12 ou 14 cm) é melhor.

Se a placa de vídeo for daquelas potentes deve colocar uma ventoinha na tampa  lateral(ar entrando)

Atenção no sentido de rotação  da ventoinha do cooler, deve estar dirigida para o radiador e tirando ar pela traseira do gabinete.

Só completando agora que eu ví os dois gabinetes, as ventoinhas a serem escolhidas para o gabinete devem ser preferencialmente do tipo PWM( com controle automático de rotação), na MB tem os conectores com controle, isso manterá a rotação no nível de temperatura acertado no SETUP do PC, evitando o ruído excessivo quando não é necessário, pois é controlado de modo a manter a temperatura máxima permitida nesses parâmetros do SETUP da MB..

Eu conheço as VIPER da AKASA que tem um bom custo/benefício e são muito eficientes quando comparadas a ventoinhas comuns.

Postado

Agora estou muito confusa. No anuncio do cooler o vendedor fala que ele NÃO É COMPATÍVEL com o meu processador (e Nem com o do colega ai de cima). Como verifico isso? 

Postado

3 horas atrás, ApoloBrz disse:

Tem a opção do TX3 Evo ou TX4. São bons coolers, mas com o 212X dá para fazer um overclock leve-médio.

só alertando que o desempenho do TX3 é menor( a ventoinha é de 9 cm em vez de 12 cm do 212).

Pode ser uma solução para que tem gabinetes muito estreitos.

• 2 meses depois...
Postado

Amigos, desculpem a demora para dar um feedback. Acabei comprando o Tx3 evo, o motivo de não ter pego o 212 foi: grana curta. Enfim..

Bem, o tx3 resolveu meu problema com o barulho infernal do coolerbox, apenas isso já é um alívio! 

Quanto a temperatura, fiquei um pouco decepcionada, mas em comparação com as temperaturas em que o processador chegava com o coolerbox, podemos ver uma boa melhora. Em desempenho com os jogos que costumo jogar, o processador não passa de 60°, antes chegava em 75° fácil.

Enfim, posso dizer que o tx3 quebra o galho, mas creio que para um desempenho melhor, fiquem com o 212 ou o T4.

Obrigada.

• Curtir 1
Postado

@Beatriz.V

Pessoalmente, não achei ruim o desempenho do TX3, considerando o limite de 70C para o FX-8350.
Minha opinião é que seu custo atual está um pouco alto, mas já custou bem menos.

O T4 pode não ser a melhor opção para plataforma AMD, considerando que é mais largo e a sua instalação só pode ser feita virada para a placa de vídeo.
Seu dissipador, assim atrapalharia mais os slots de memória.

O 212 pode ter o mesmo inconveniente de ser instalado virado para a placa de vídeo.

Postado
Citação

Dependendo da temperatura externa os 60 graus são aceitáveis sim. Já verificou se as ventoinhas do gabinete dão conta?

É só experimentar deixar o gabinete com a tampa aberta e deixar um ventilador médio na direção da CPU.

Se estiver com o padrão dos gabinetes(apenas com a ventoinha frontal, com certeza está insuficiente).

Tem um macete que eu usei quando tinha um Quad core 9550, a lapidação da base do cooler. Podem notar que a base do radiador do cooler é um pouco rugosa comparado á superfície do processador. Dá para fazer um processo chamado espelhamento ou lapidação.

http://www.hardware.com.br/comunidade/base-polir/119128/

É um processo trabalhoso e não fica muito barato pois as lixas são difíceis de achar, mas dá um resultado de até 5 graus a menos.

Quanto á largura dos 212 e TX4 podem ser um empecilho sim, principalmente se as memórias forem do tipo que tem dissipadores de calor, mas isso em MB do tipo mATX que são mais estreitas. Nas MB ATX( de 24X30 cm) não devem dar problema.

Postado

Bem.. após uma semana de uso.. O TX3 bate a mesma temperatura do coolerbox. Ou seja, a unica vantagem é que não tem mais o barulho. 70º fácil jogando dota 2, 72º~73º com o the witcher 2. #CRY

Meu gabinete é grande, um  Sentey optimus gs-6000, com uma ventoinda puxando ar de fora na lateral. Acho que o problema não esta nele =( 

Enfim, juntar dinheiro novamente para pegar um cooler melhor e uma boa pasta térmica, Vou ver se consigo comprar um daqueles "watercoolers" para processador. 

• Membro VIP
Postado

@Beatriz.V Qual pasta termica esta usando?como aplicou a pasta? como está configurado a velocidade do cooler na BIOS? 

acho que mais um fan no seu gabinete seria de boa ajuda na circulação interna do ar.

Postado

@ApoloBrz Usei a que veio com o cooler (eu sei). Meu gabinete tem 1 fan lateral, 1 atras, 1 nos hds, 1 na fonte.

Não sei dizer da configuração do fan na bios, mas creio que ele trabalhe em 100% pois no programa que uso para monitorar a temperatura aqui(CPUID), ele mostra uns 2.2k rpm e se não em engano é o máximo que o cooler atinge. =x

**Print depois de jogar uma partida de dota, agora. 

asas.png

• Membro VIP
Postado

Caramba, a temperatura está alta pra sim, já deu uma olhada na fixação do cooler, se está bem preso? 

Eu nunca vi a base do tx3 evo, se ela for similar a do antigo tx3, tem que colocar um pouco a mais de pasta termica, pois ele possui um espaçamento entre os heatpipes de cobre. 

aqui tem uma foto, não sei se do evo ou de um tx4, mas veja que o espaço, quando usava um, eu preenchia com pasta termica, passa um cartao, e aplicava o "grão" em cima do processador e espalhava.

• Curtir 1
Postado

@ApoloBrz Aqui mostra a instalação dele para amd, é só essa trava. A base dele é pequena do tamanho eu coloquei uma quantidade normal de pasta, "um pingo generoso". =(

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-hyper-tx3-da-cooler-master/1803/4

Edd: Dei uma lida no tópico, vou tentar refazer a aplicação da pasta.

Achei uma boa foto da base >>
Hyper-TX3-EVO-04.jpg

• Membro VIP
Postado

Entendi, aparentemente por esta foto, parece que o fabricante diminui o espaço que havia na versão antigo entre os heatpipes. Mas ainda fico com aquele método de aplicação. 

Postado

A pasta que vem com o cooler é média(existem melhores).

Antes de partir para uma solução como um watercooler, onde vai pagar bem mais caro que um TX4 ou o 212 recomendados anteriormente, acho que vale a pena voce gastar uns R$ 5,00(preço da lixa grana 2000) e fazer um polimento na base desse cooler TX3. Outra recomendação é revisar a montagem desse TX3 e ver as orientações de colocação de pasta térmica, só o mínimo necessário, pois o efeito pode ser o contrário se tiver excesso.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...