Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

jQuery - Javascript


Rio

Posts recomendados

Olá, gostaria de saber a opinião de vocês sobre a biblioteca jQuery, se realmente vale a pena aprender ou se há hoje no mercado bibliotecas mais interessantes que ela.
Estou aprofundando meu conhecimento em javascript e meu próximo passo será explorar seus frameworks e gostaria de saber se jQuery será perca de tempo ou não, pois recentemente comentaram comigo que jQuery não se encaixava mais no mercado hoje em dia devido ter frameworks melhores.
Qual a opinião de vocês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Rio

nada a ver... falaram bobagem para você.

 

jQuery é um framework poderoso... praticamente todos a utilizam.. 

Seja para mobile ou interatividade. 

Vale muito a pena estudar e se aprofundar... criar seus próprios plugins.. e etc... 

Nunca será perda de tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @dif
Pois é, também concordo com você mas como meu forte não é o front-end, fiquei um pouco pé atras, já que hoje tem tantos frameworks, JS ta muito poderoso.
Atualmente tô estudando o código nativo, como padrões e depois vou partir pra jQuery, node.js e angularJS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Rio É bom sempre aprender novas tecnologias e etc..

mas não creio que seja necessário aprender o código nativo em javascript.. Talvez só se planejar criar um framework tão poderoso quanto jQuery.

 

Atualmente é melhor focar direto em jQuery que tem curva de aprendizado melhor( por ser relativamente fácil de entender)

O jQuery é bem utilizado na maioria dos sites(senão todos).

 

O node.js  é bem legal mas só foque se o objetivo é fazer requisições do lado do servidor...sem dúvidas ele é bem poderoso dá para fazer muita coisa.. desde chats em tempo real.. a joguinhos multiplayer( esses que a gente vê aos montes)

O angular é outro framework poderoso quanto jQuery. ele é a alternativa quem não quiser usar o jQuery.

 

Outro exemplo que eu posso dar é o Framework Bootstrap.  ele é integrado com o jQuery .. uma coletânea de efeitos e recursos ...

 

Dentre eles.. eu prefiro o jQuery... por ser fácil de aprender,  fácil de programar e fácil de criar plugins úteis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dif Pois é, eu já ouvi falar do bootstrap, eu já até utilizei em um curso de AngularJS que estava fazendo, ele é tipo um layout(CSS) que deixa a tela recursiva, bem interessante mas parece que não da pra personalizar muito ele.
Enfim muitas tecnologias mesmo. kkkkk

É porque ultimamente acho que o mercado vai pedir muito isso por deixar alguns processos mais rápidos e a tela mais interativa, atualmente trabalho mais com jsf mas estou em um projeto que ainda usa a versão 1.2 e é sustentação, então não vai mudar tão cedo, e as outras tecnologias lá também não são atualizadas aí queria me reciclar um pouco, vê o que tem de bom e novo no mercado, aí quando eu fechar mais um pouco disso de WEB, vou ver a área mobile, o que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Rio O bootstrap é um framework completo que tem tudo já pré-definido...só cabendo você a montar o layout com elementos certos.  ele tem o jQuery incorporado...  ele possui biblioteca de ícones...  estilos css para quase todos os elementos..  tabelas, campos input com prefixo( usado em valores monetários)...

 

Ele é totalmente personalizável.. basta você entender um pouco de css.. que podes alterar o que quiser nos estilos pré-definidos. Eu usei muito ele.  ainda uso...  soube que vai sair uma nova versão.. O autor Maurício Samy Silva"maujor"  escreveu um livro de uso do bootstrap... ele vai relançar com a versão nova. 

Lembrando que o bootstrap é um framework front-end...   já para back-end tem o CakePHP, CodeInighter,,.. dentre outros.

 

Sobre a área mobile... ele é imprescindível. Hj em dia um site com versão mobile é muito valorizado.

Não confundir responsividade com otimização mobile.

 

A responsividade prevê a adaptação do desktop para tela de dispositivos móveis e resoluções menores. Já os sites feitos especialmente para dispositivos móveis( framework jquery mobile) são melhores otimizados, possuem efeito de transição e facilidade de criar menus para celulares e tablets...  enfim...

 

Estude em conjunto o desenvolvimento mobile..  mas para começar recomendo  a responsividade!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu @dif ! Tudo que você falou foi muito válido, você trabalha na área ? o que faz?
Vou levar em consideração tudo que você falou e aplicar nos meus estudos!
Mesmo que quando citei sobre mobile, estava me referindo a estudar Android, já que eu manjo um pouco de

Java e já sei um pouco de android mas você me lembrou bem da parte webMobile e realmente já vi o tal do jQueryMobile, vou olhar mesmo isso!
Atualmente tô com os sites Alura e o codeschool assinados, ambos são bons e se completam, apesar de eu estar preferindo o codeschool.
Obrigado mesmo ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Rio disse:

Olá, gostaria de saber a opinião de vocês sobre a biblioteca jQuery, se realmente vale a pena aprender ou se há hoje no mercado bibliotecas mais interessantes que ela.
Estou aprofundando meu conhecimento em javascript e meu próximo passo será explorar seus frameworks e gostaria de saber se jQuery será perca de tempo ou não, pois recentemente comentaram comigo que jQuery não se encaixava mais no mercado hoje em dia devido ter frameworks melhores.
Qual a opinião de vocês?

 

@Rio Eu recomendo você estudar jQuery, é uma ótima biblioteca. Quanto a Javascript, a linguagem pode ser um pouco frustrante pra quem vem de outras, mas não desanima, é uma linguagem muito poderosa e divertida.

 

Porém, já que falaste do AngularJS, as boas práticas não recomendam (eu também não) usar em paralelo com Jquery, embora funcione. Basicamente você pode tirar o Jquery totalmente com os recursos que o Angular te dá. 

 

E quanto ao bootstrap, modificar o CSS dele não é muito recomendável, se queres mesmo modificar, é melhor fazer isso nos fontes dele que usam LESS (Uma especificação mais robusta que gera CSS como produto final), particularmente, eu prefiro não modificar o bootstrap.

 

Uma das dificuldades que encontrei quando usei Angular+Bootstrap foi porque eu tentei usar a versão HTML/CSS do bootstrap no App Angular, manipular esses elementos do Bootstrap pelo Angular ficou meio confuso, daí eu descobri que posso usar o Bootstrap dentro do Angular, e manipular seus objetos sempre pelo Angular, dá uma olhada: https://angular-ui.github.io/bootstrap/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu @darkstrikerd  ! 
Vou dar continuidade nisso então! 
Eu estou dando uma aprofundada em Javascript, estou gostando bastante da linguagem, tipo eu já conhecia e usava mas dessa vez estou realmente parando pra saber tudo sobre ela e conhecer os frameworks, aproveitando as férias pra aumentar meu conhecimentos nas tecnologias web.
hehe acho que vou deixar o bootstrap pro final, apesar de eu achar que muita gente já estar usando pela produtividade.

Não sei se esse assunto caí neste topico, posso criar outro, mas vou lançar:
Qual tecnologia WEB usar? AngularJS, JSF ou algum framework PHP?
Assim, como saber qual tecnologia usar para criar um sistema WEB.
Recentemente tava seguindo um tutorial basico só por conhecimento, criando um sistema todo com bootstrap,AngularJS e node.js.
Lógico que não era nada complexo, apenas um CRUD.

Mas diante de tantas tecnologias hoje, qual escolher e porque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio O conjunto Angular+Node+BS é perfeitamente viável e produtivo.

 

Na minha opinião, a escolha é sempre feita pela natureza da aplicação. Tendo isso em mente eu sempre me pergunto: "Como eu resolveria melhor esse problema de forma mais eficiente?" Daí vem a resposta de qual tecnologia usar.

 

Claro que outros fatores podem influenciar nessa escolha: preferências pessoais do cliente, ambiente que vai ser gerenciado, etc etc.

 

Para um CRUD, hoje eu faria em Node+Express+Jade, que pra mim é a combinação mais agradável de usar e produtiva, mas essa escolha depende muito do histórico profissional do desenvolvedor.

 

Quanto ao Angular, ele é um front end, você pode usar com qualquer back end, como PHP, Node, Java, fica a seu critério.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!