Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera como eu disse no tópico de antes estou aprendendo a programar e fiz um code bem simples só para passar o tempo, mas não está executando corretamente:

#include <iostream>

using namespace std;

int main ()
{
    char nome;

cout << "Qual seu nome?" << endl;
    cin >> nome;
    cout << "Prazer " << nome << "!" << endl;
return 0;
}

Postado

Então LukeW, char é o tipo que descreve uma letra apenas. Se você quer guardar um nome inteiro você deve criar um vetor do tipo char, no qual cada elemento do vetor é uma letra. Mas isso é no velho esquema do C.

Como você tá usando C++, há um tipo especifico (mais inteligente) para guardar texto que é o std::string.

string nome; 

Postado

@V!OLADOR Aproveitando: Tem uma maneira mais simples de fazer essa "calculadora"?

#include <iostream>

using namespace std;

int main (void)
{
    int num1, num2, resultado;
    char op;

cout << "Digite o primeiro numero:" << endl;
    cin >> num1;
    cout << "Digite o segundo numero:" << endl;
    cin >> num2;
    cout << "Digite a operacao:" << endl;
    cin >> op;

switch (op)
    {
    case '+':
    resultado = num1 + num2;
    cout << "Adicao: " << resultado;
    break;
    case '-':
    resultado = num1 - num2;
    cout << "Subtracao :" << resultado;
    break;
    case '*':
    resultado = num1 * num2;
    cout << "Multiplicacao: " << resultado;
    break;
    case '/':
    resultado = num1 / num2;
    cout << "Divisao: " << resultado;
    break;
    }

return 0;
}

Postado

Bom, @LukeW , eu acho que ela já é bastante simples. Se simplicidade é o que você quer, tá perfeito. Mas só pra brincar (ou, aprender mais coisas) você poderia tentar melhorá-la.

Por exemplo, você não precisa daquela variável resultado. A operação poder ser realizada diretamente na linha de escritura na tela:

cout << "Adicao: " << num1 + num2;

As variáveis num1 e num2 poderiam ser números reais ao invés de inteiros

double num1(0.0), num2(0.0);

E nesse caso você já inicializa valores padrão (zero nesse caso) durante a compilação.

E se você quiser uma calculadora mais elegante digamos, ao invés de pedir na tela a operação e os valores, você poderia passar uma linha de comando pro programa com a operação desejada. Por exemplo, se o código compilado se chama calcule.exe, você poderia executá-lo por linha de comando assim: calcule.exe 2 + 3. E ele iria escrever 5 na tela. O programa recebe 3 argumentos, "2", "+" e "3". Pra fazer isso você usa os argumentos do main(). Tipo,

int main(int argc, char *argv[])

Nesse caso argc é o numero de argumentos no comando que foi dado ao programa, 3 nesse caso. Já argv[] é um vetor de tamanho argc com a lista de argumentos dada. Nesse exemplo da soma que eu dei acima, argv[0] = "2", argv[1] = "+"argv[2] = "3"

Postado

@V!OLADOR Eu entendi praticamente tudo e já inclui no código. 

Só não entendi esta parte:

1 hora atrás, V!OLADOR disse:

E se você quiser uma calculadora mais elegante digamos, ao invés de pedir na tela a operação e os valores, você poderia passar uma linha de comando pro programa com a operação desejada. Por exemplo, se o código compilado se chama calcule.exe, você poderia executá-lo por linha de comando assim: calcule.exe 2 + 3. E ele iria escrever 5 na tela. O programa recebe 3 argumentos, "2", "+" e "3". Pra fazer isso você usa os argumentos do main(). Tipo,

int main(int argc, char *argv[])

Nesse caso argc é o numero de argumentos no comando que foi dado ao programa, 3 nesse caso. Já argv[] é um vetor de tamanho argc com a lista de argumentos dada. Nesse exemplo da soma que eu dei acima, argv[0] = "2", argv[1] = "+"argv[2] = "3"

A parte onde você me explica o que é argc e argv[] eu saquei mas não entendi como uso-os.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!