Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Sou novato aqui e venho humildemente pedir a ajuda de vocês. Aviso já que não sou profissional, porém não sou um completo ***** em informática.
2 dias atrás eu estava jogando em meu pc (Skyrim era o jogo caso ajude). O pc desligou sozinho. Reiniciei o pc, meu hd não foi mais reconhecido, porém o Driver de CD/DVD estava. Eu Troquei os cabos para verificar se esse era o problema, e nada. Pensei que obviamente o problema era o HD. Comprei outro HD da Seagate e o conectei. O problema persistiu, não sendo reconhecido nem na bios. Inseri um cd de instalação do win 7, não reconheceu o HD. Troquei fonte (3 diferentes), problema persiste. Testei as memorias ram, problema persiste.Troquei até a paca mãe, mesmo modelo que descreverei abaixo, problema persiste. Em resumo: só não troquei o processador, porque de resto ja troquei e testei tudo. A unica coisa que consegui fazer ele funcionar foi desligar tudo quanto era periférico e deixar só mem ram, hd e video onboard. Ele iniciou o windows normal. Não sei mas o que fazer. Alguem tem uma luz aí?

Postado

Olá,

Por gentileza, cite tudo que você mudou/retirou somente da vez que o PC desligou sozinho em comparação a última vez que ele funcionou. Isso vai facilitar o diagnóstico. Se possível com os respectivos modelos e a versão da BIOS da(s) placa-mãe(a).

Atenciosamente,

Ufrarion

Postado
22 horas atrás, ufrarion disse:

Olá,

Por gentileza, cite tudo que você mudou/retirou somente da vez que o PC desligou sozinho em comparação a última vez que ele funcionou. Isso vai facilitar o diagnóstico. Se possível com os respectivos modelos e a versão da BIOS da(s) placa-mãe(a).

Atenciosamente,

Ufrarion

Olá. Desculpa não postar as peças, eu tava no meio do texto quando desisti postar aqui e levar em um tecnico, por isso a falta das specs, mas vamos lá. Levei no tecnico ele me disse (e eu discordo) que é a bios. Acho estranho 2 placas darem o esmo problema ao mesmo tempo, sendo que uma não usava faz tempo. Eu não estou com o pc aqui para ver versão da bios.

Quando a conectar/desconectar eu testei tudo. HDs, fonte, troquei placa-mãe (as 2 tem o mesmo modelo que direi abaixo) cabos sata, memorias ram... só não troquei gabinete e processador. O tecnico disse-me que os 2 Hds estão funcionando corretamente com a placa dele.

Seguem as Specs.

CPU AMD FX 6100

RAM 1 de 4gb 1333mhz e outra de 8gb 1333mhz.

Motherboard asus m5a78l-m lx/br (bios nunca atualizada)

Placa de video Sapphire (não lembro o modelo)

Fonte 600w wise case

2 hds tb 7200 rpm seagate

Se precisar de mais alguma spec, eu passo quando pegar o pc de volta.

Postado

Olá,

Na minha humilde opinião eu também arriscaria na BIOS, pois ela é o "único" componente que "permaneceu" (processador é raro de apresentar problemas e você comprou uma placa-mãe de mesmo modelo). Pesquisei a atualização de BIOS para tua placa-mãe e vi que a mais antiga que tem para baixar (versão 0502) apresenta os seguintes melhoramentos:

M5A78L-M-LX-BR BIOS 0502
1.Improve system stability.
2.Improve memory compatibility.
3.Enhance compatibility with some USB devices.

Você também relatou sobre ter que tirar todos os periféricos, onde o item 3 poderá corrigir isso. Baixe a BIOS mais recente (versão 1101) no link abaixo e faça a atualização.

Mesmo se o técnico solucionar o problema, por gentileza poste a solução, isso poderá ajudar outras pessoas.

Link: http://www.asus.com/br/supportonly/M5A78L-M%20LXBR/HelpDesk_Download/

Atenciosamente,

Ufrarion

• mês depois...
Postado

Olá,

Certo dia estava jogando Path of Exile, e meu PC reiniciou sozinho (algumas vezes isso ocorria dependendo do lugar que eu estivesse no jogo, nunca consegui descobrir o porque e nem o técnico que eu levei o PC), em uma dessas ele reiniciou e o HD deixou de ser reconhecido, além disso começou a fazer um barulho estranho (provávelmente era a agulha que deu pau pelo som).

Troquei o HD do PC na tentantiva de tentar identificar se o problema estava no HD. Porém contínuou dando o mesmo problema de reconhecimento, no meu caso, eu tentei formatar o PC, o programa de instalação do windows até era executado, porém ele não deixava eu instalar o windows no HD.

Cansado de tentar verificar o que poderia ser, encaminhei a um técnico, e o mesmo está tendo problemas para descobrir o porque isto está acontecendo. Poderia me dizer por favor como resolveu este problema?

Segue os componentes do meu PC:

CPU AMD FX 6300

RAM 1 de 4gb 1333mhz.

Motherboard asus m5a78l-m lx/br (bios versão 901)

Placa de video Sapphire (Radeon HD 7770)

Fonte 600w wise case

1 HD tb 7200 rpm Samsung (estragou) e comprei um seagate novo de 1 tb 7200 rpm

Agradeço pela ajuda.

Postado

Olá,

Primeiramente, teste os 2 HDs em outro PC que de preferência não tenha o mesmo modelo de placa-mãe, após atualize a placa-mãe para a última versão (1101) do link abaixo. Sobre ele reiniciar sozinho, pode ser causado por um pico de energia devido a um jogo relativamente pesado que a fonte não conseguiu suprir. A WiseCase tem diversas fontes que foram testadas pelo Clube do Hardware e grande parte foi considerada Produto Bomba e com isso não conseguem entregar a potência informada e nem eficiência energética, então recomendo fortemente que adquira uma fonte de qualidade como as Corsair e SeaSonic.

Link: http://www.asus.com/br/supportonly/M5A78L-M%20LXBR/HelpDesk_Download/

Atenciosamente,

Ufrarion

Postado

Obrigado pela ajuda,

Até o momento tenho as seguintes informações que o técninco me passou:

-O HD que eu usava no PC está danificado e não tem conserto (ficaria mais caro que comprar um novo), ele foi testado em outras máquinas e apresentou o mesmo problema;

-O HD novo funciona, ele testou em outras máquinas e está ok, porém quando coloca no meu PC apresenta o problema de reconhecimento do HD;

-Ele já verificou se os cabos estavam integros e pelos testes estavam;

-Estou esperando ele me retornar, ele disse que ia atualizar a BIOS para a mais recente 1101, sendo que eu usava a 901, vamos ver se resolve;

-Quanto a VGA, imaginei que esta fonte não suportaria as configurações, minha fonte CORSAIR CX 600 havia queimado, ainda bem que o suporte da CORSAIR é muito bom e eficiente e a fonte nova chegou esses dias para usar no computador, estarei instalando ela e farei os testes da placa de vídeo, algumas vezes jogando DOTA 2 ocorre que a "placa para de funcionar e se recupera com exito", olhei alguns post e já fiz práticamente de tudo para tentar resolver esse problema, quando eu diminuo as configurações gráficas do DOTA 2 esse erro práticamete não ocorre, poderia ser a fonte?

-Além disso, ele disse que ia testar com uma fonte 650 da CORSAIR para ver como o PC se comportava;

Engraçado que é exatamente o mesmo problema descrito nesse post, com práticamente os mesmos componentes, será que é algo relacionado a motherboard.

Vou aguardar o parecer do técnico e posto a solução aqui, pode ser que ajude mais usuários.

Agradeço pela ajuda

Att.

Bruno

Postado

Olá,

Realmente, consertar um HD em geral sai mais caro que comprar um novo, principalmente se for um problema mecânico. Sobre ter que diminuir a qualidade gráfica para não dar mais o erro, isso reforça minha hipótese que a fonte não está conseguindo suprir o PC, provavelmente quando tem um pico de consumo ela deixa de alimentar parcialmente os componentes, culminando em erros. A atualização da BIOS e a troca da fonte devem resolver o problema.

Aguardo então a resposta do técnico e agradeço pela tua clareza e objetividade na exposição do problema, isso ajuda muito!

Atenciosamente,

Ufrarion

Postado

Olá mais uma vez,

Problema resolvido, fomos literalmente direto na fonte do problema.

Essa WiseCase é uma bomba meu amigo, queimou minhas memórias, queimou meu HD, sorte não ter estragado mais nenhum componente. 

Minha Corsair CX600M chegou da garantia =D, ufaaaaaa, fiquei mais aliviado agora que a fonte é boa.

Não imaginava o estrago que uma fonte de alimentação poderia causar ao computador, agradeço pelo suporte Ufrarion. Aprendi muitas coisas sobre computador tentando ajudar o técnico a desvendar o problema, e ele também ficou surpreso quando descobriu que era a fonte.

Abraços.

Att.

Bruno

• Curtir 1
Postado

Olá,

Fico feliz em ter ajudado! Essa fonte causou bastante problema, heim? Uma fonte de má qualidade pode causar mais problemas ainda, poderia ter levado todos seus componentes. A Corsair é uma ótima marca e com potência sobrando (garantindo eficiência energética).

Última consideração, você confia totalmente no técnico onde levou o PC? Pegou de volta o HD e as memórias queimadas? Pois um PC com memória queimada não chega na BIOS, sendo assim você não poderia verificar se o HD foi reconhecido. Recomendo que sempre marque as peças antes de mandar seu PC a alguém, pois muitos "técnicos" se aproveitam de leigos para lucrar.

Qualquer dúvida estamos a disposição, amigo!

Atenciosamente,

Ufrarion

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!