Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, Tenho uma Dúvida em relação ao aparelho Mas primeiro, a especificação:

Comprei um Notebook a quase 1 ano. Eu o uso para diversas tarefas, Download, Filmes, Edições de Vídeos, Fotos, Rede Sociais, Jogos, Trabalho, Desenvolvimento e Outros

O Note tem ótimas configurações para o Preço, Eu paguei 1086,00 à vista na Americanas, e essas são as Configurações.

DETALHES

Notebook Positivo Premium XS7320

-Processador Core i3-4005U 1.7GHZ (4ª Geração Haswell-ULT, Multiplicador 8x,17x, 3MB Cache L3)

-6GB de ram DDR3 (01x2GB e 01x4GB Em DualChannel, Ambas 1600Mhz CL11)

-HD 750GB 5200RPM (Clássico dos notebooks kkk)

-placa-mãe POSITIVO SA W940SU2 (Largura de BUS 128Bits) possui 4 entradas para memoria ram

-Windows 8.1 PRO x64 (Atualizei a pouco tempo pra Windows 10 PRO x64)

-Vídeo OnBoard Dedicado 1GB (Intel Graphics HD 4400)

Propriedades do processador gráfico

-Adaptador gráfico    Intel Haswell-ULT GT2 - Integrated Graphics Controller

-Número de código    Haswell-ULT GT2  (Integrated 8086 / 0A16, Rev 0B)

-Velocidade da GPU    600 MHz  (original: 200 MHz)

-Intel rapid, intel smart connect, e mais um monte de programa da intel, no site oficial tem os drivers, do notebook, porém encontrei alguns que não estavam instalados, baixei e instalei, não vi diferença. Depois baixei vários programas de Auto verificação e driver, e meu note está Totalmente Atualizado. Então não creio ser problemas de Software.

PS: A Bateria não é removível (caso isso tenha importância :P)

O preço do notebook foi extremamente barato e também bastante bonito, pessoal falava mal sobre os produtos da Positivo, até agora não deu problema comigo, supriu as necessidades, mas agora to consumindo muito mais doque o note oferece, uso bastante a Multitarefa, programa e aplicativos em segundo plano.

Bom, a Dúvida a seguinte:

-Porque meu vídeo Onbord é de 1GB, mas só reconhece a memória gráfica de 128MB,Como faço pra alterar isso?

-A Bios é AMI EFI 4.6.5, não tem a opções avançadas de memoria ram, vídeo, somente boot e segurança, é totalmente LIMITADA, tem como atualizar a BIOS? se não o que devo fazer?

-A placa-mãe é POSITIVO SA, mas programas como CPU-Z, aida64 e outros,  a placa-mãe é uma Clevo W9xxSU2/ W95xSU2/ W945SUY, as especificações dela no manual diz que suporta 32GB de ram, mas o processador só lê 16GB, Caso eu faça um Upgrade devo colocar 16GB mesmo, ou 32GB, já que a placa suporta a mais?

-O Processador é soldado na placa, então eu sei que não tenho a opção de troca do mesmo, então não há duvidas aqui :D

-Estou querendo trocar o HD para um SSD de alta leitura e escrita, quanto de desempenho vou ganhar em abertura de programas, boot do sistema e tal?

-Em relação às memórias RAM, já procurei muitas, e a atual é CL11, caso troque, será por CL9,(Claro que será em Dual Channel, e também 1600Mhz, Sou leigo mas nem tanto kk) isso juntamente com o SSD aumentaria ainda mais a performance? quanto?

-Tamanho do Frame Buffer gráfico 64 MB, o que isso quer dizer?

Postado

A Memória compartilhada pelo video onboard é dinâmica, no caso seu note reserva 128MiB da memória RAM para o video onboard e conforme necessário vai roubando mais RAM do PC ate o limite de 1GiB, Se esses 1 GiB fossem alocados constantemente ao Vídeo, você apenas teria desperdício de 1GiB de RAM na maior parte do tempo...

BIOS de notebook geralmente são bem limitadas em opções, e como a positivo não costuma lançar atualizações de BIOS, ou mesmo disponibilizar o BIOS original para download, considere se sortudo por não ter pego um note com BIOS Bugada...

A Clevo é uma empresa de Taiwan que produz notebooks e all in one para diversos fabricantes, no regime OEM ou CKT, entre eles a positivo, CCE, e Philco... basicamente o note é feito por eles, e exportado desmontado para ser montado na fabrica da positivo, afim de receber isenções fiscais.

Eu também tenho um positivo, bem mais humilde que esse seu, eu uso para navegar na internet, ligado a um bom monitor, na intenção de economizar energia, instalei um SSD da PNY nele e o ganho de desempenho foi bastante significativo.

Quanto a latência da memória, o CDH fez um teste recente sobre isso:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/a-latencia-da-memoria-interfere-no-desempenho-do-computador/3206

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado pela atenção@F4b10, eu olhei o artigo, (bem interessante) sobre as memorias RAM's, foi "praticamente" conclusivo que não tem lá uma diferença entre a questão de latência, já que notebook tem um Hardware bem limitado, até porque não achei memoria SODIM com mais de 1600Mhz e com latência menor que "CL9", não vou ser obrigado a gastar muito mais em uma memoria ram "Mais veloz" já que a margem de erro é insignificante (Meros 3%).

De toda forma Obrigado pela resposta. Mas ainda tenho uma duvidazinha... Eu uso o notebook praticamente como um Desktop, muito raro quando tiro ele do local onde fica. Sou um usuário rigoroso com o coitado :D...

Em quanto trabalho com navegador aberto, virtual box, conversão de vídeo, a minha esposa gosta de assistir seriado pela tv usando o HDMI, então lá se vai quase toda a memoria ram. Nesse caso, compensaria fazer um Upgrade na memoria ram?

Se sim, um upgrade pra 16GB ou 32GB? (Deixei a mesma dúvida no primeiro post)

Em relação ao SSD,  já to quase comprando, andei olhando, e realmente será melhor opção pra mim, já que uso tantos programas abertos. O note não chega a travar com tudo isso, mas renderização e conversão ainda sim é demorado.

Postado

Pelo que eu sei só existem módulos DDR3 ate 8GiB, logo se seu notebook, como a maioria, tiver 2 slots o limite dele seria ate 16GB... porém teria que ver se realmente você precisa de 16GiB, Acho que um único modulo de 4 ou 8 GiB para fazer par com o seu modulo atual de 4GiB, totalizando 8 ou 12GiB teria melhor custo/benefício.

Postado

:D Meu note tem 4 slots para memorias, por isso a dúvida sobre os 16/32, to numa confusão, pois o manual da placa diz suportar 32GB, mas o processador diz suportar até 16GB....

Até ai estou com um pé atras, porque não sei qual dos limites são corretos.

E tem aquela história, quanto mais você tem, mais você usa kkk'

Postado

Você chegou a ver esses 4 módulos? ou foi apenas algum programa de detecção? pois pela própria Intel esse i3 só suporta 16GiB, não faria sentido o fabricante do notebook instalar 4 módulos...

Pessoalmente eu acho que 16GiB já é exagero pra um notebook com i3, qualquer aplicação que requeira mais de 16GiB provavelmente  requerera um processador mais forte...

Postado

Vi sim, são realmente 4 módulos. Eu pensei em 4x4GB mas o bus da placa-mãe é de 128Bits o que com certeza não ia render mais desempenho com 4 pentes, então to optando por 2x8GB pra fazer o dual Channel.

E eu também não entendi o porque da Positivo usar uma placa-mãe com tantos slot's, se os processadores intel da versão "U" não suportam mais de 16GB,e a própria placa-mãe nao tem suporte para triple-channel, e muito menos um quad-channel '-'

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...