Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[DÚVIDA] Dual Boot Win7 + Ubuntu em gtp é possível?


Maycon Silva

Posts recomendados

E ai galera, tudo bem? Estou tendo vários problemas ao tentar realizar um simples dual-boot (Win 7 + Ubuntu 14.04.3 LTS 64bits) em GTP.

Antes eu tinha apenas o Win 7, e resolvi instalar o Ubuntu para começar estudar o linux. Então criei uma partição com volume (FAT32) de 30GB pelo windows e fui pra instalação do Ubuntu. Depois de bootar o USB com ele, não apareceu a opção de instalar lado a lado com o Windows 7. Então fui em Opções Avançadas e percebi que o Ubuntu não detectou quaisquer partição que eu tinha no meu HD (a C:, D: e a nova criada), ele identificava apenas isso (imagem 1).

 

Então, dei uma pesquisada e vi que tinha algo relacionado ao tipo do meu drive, que no caso estava em MBR, pelo menos foi o que imaginei quando olhei o list disk (imagem 2).

Então, fiz mais umas pesquisas e vi que o GTP era o tipo mais atual do disco e que dava de instalar o Win 7 nesse tipo de disco... Então decidi fazer isso. Fiz o backup de todos os meus arquivos, dei boot com o ubuntu no pendrive e fiz a instalaçã por cima do windows, formatando todo o disco (e acredito eu que agora esteja no formato GTP, pois o ubuntu só é compativel com o formato GTP, certo?)

 

Então beleza. Com o Ubuntu rodando sem o windows 7, fui realizar a instalação do Windows 7. Tive muito problemas também. Eu não conseguia instalar o Windows 7 por causa do disco estar em GTP. Então entrei no live do Ubuntu, fui no Gparted, criei uma partição NTSC pro Windows 7, fiz um outro pendrive com o boot do Win 7 (nessa etapa eu tive vários problemas com UEFI, fiquei sabendo que só dava pra instalar o Win 7 em GTP com o uso do UEFI, então tive que mudar uns arquivos dentro da minha iso do Win 7 (esse procedimento pode para ser visto aqui, pra quem quiser, é o passo 4)

Mesmo tendo feito tudo isso, ainda não tinha conseguido iniciar a instalação do Windows 7, estava dando um erro (error windows manager EFI/microsoft/Boot/BCD). E por algum milagre, sem eu ter feito nada, a instalação do windows rodou no outro dia. Fiquei feliz, a instalação foi tudo certo. Só no final que deu esse erro, quando estava naquela tela de "Preparando a área de trabalho...":

 

Project1

Run-time error '-2147012889 (80072ee7)':

The server name or addres could not be resolved

 

Mas mesmo assim o windows entrou, instalei os drivers principais, a internet pegou. Porém, o Windows Loader by DAZZ não funcionou. Dava um problema "Unsupported partition table" que segundo esse site, paragrafo 10, eu teria que formatar o driver inteiro. Mas quando eu instalei o Ubuntu por cima do Windows 7, acredito que eu ja tenha feito isso (?)

 

Então beleza, depois de algumas reiniciadas no windows 7, ele parou de funcionar a internet, fica dando DNS_PROBE, algo assim...

Quando eu seleciono na Bios apenas UEFI, o windows 7 trava na imagem daquele carregamento de boas vindas, mas eu digito a minha senha e dou enter, e da o barulhinho como se eu estivesse controlando realmente o windows, só que a tela de boas vindas do windows fica congelada na frente... E esse problema só sai quando eu seleciono CSM e UEFI juntos na BIOS, como é possível ver na imagem 4 no final do tópico.

 

Dei uma relaxada dos problemas do Windows 7 e fui tentar instalar o grub pelo "live cd" do ubuntu usando esses códigos e eu não consegui:


sudo fdisk -l                                                                  < nesse comando, o linux não mostra a partição onde foi instalado o Linux

sudo mount /dev/sda1 /mnt                                         < nesse comando, ele consegue montar em  /mnt

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda         < nesse comando, o linux da o seguinte erro:

 

Installing for i386-pc platform.

grub-install: warning: this GPT partition label contains no BIOS Boot Partition; embedding won't be possible.

grub-install: warning: Embedding is not possible. GRUB can only be installed in this setup by using blocklists. However, blocklists are UNRELIABLE and their use is discouraged..

grub-install: error: will not proceed with blocklists.

 

Não sei mais o que faço, estou completamente confuso com tudo o que eu li e com todos os problemas que eu tive. Eu queria uma ajuda de vocês, eu apenas quero colocar Win7 + Ubuntu em Dual boot usando GTP. Já tentei fazer isso partindo do Windows 7 e do Ubuntu, porém, em nenhum dos casos estou tendo 100% de eficiencia.

 

Aqui tem mais algumas imagens e configuração atual do meu notebook:

ATIV BOOK 3

1TB

8GB RAM

Intel® Core™ i5-5200U CPU @ 2.20GHz × 4

Intel® HD Graphics 5500

Windows 7 e Ubuntu 14.04 (64 bits)

 

(imagem 3) Mostrando as partições pelo Gparted atual
(imagem 4) Mostrando o OS Mode Selection (UEFI), Secure Boot e Fast BIOS Mode
(imagem 5) Mostrando a Prioridade do Boot. Reparem que os pendrives possuem "UEFI:" na frente. Aparecem 4 pendrivers, porém só estou com 2 plugados no meu notebook

 

Alguma ideia de como eu posso realizar esse dual boot ou até mesmo de conseguir, pelo menos, instalar o grub?

 

Obrigado pela atenção...

Grande Abraço!

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiro você monta o seu ubuntu na pasta mnt ou outra pasta que você quiser (que esteja vazia de preferência) ($ mount /dev/sdaX /nomedapasta/) (x correnspondente a letra da sua unidade de seu ubuntu exemplo:/dev/sda1 /dev/sda2 /dev/sda3 depois digita o comando $ sudo chroot /mnt /bin/bash dai depois que der o chroot você meio que vai estar usando o seu ubuntu dai você pode rodar $ sudo apt-get install grub-bios (vai instalar o grub) dai você executa $ sudo grub-install /dev/sda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, DTEE disse:

primeiro você monta o seu ubuntu na pasta mnt ou outra pasta que você quiser (que esteja vazia de preferência) ($ mount /dev/sdaX /nomedapasta/) (x correnspondente a letra da sua unidade de seu ubuntu exemplo:/dev/sda1 /dev/sda2 /dev/sda3 depois digita o comando $ sudo chroot /mnt /bin/bash dai depois que der o chroot você meio que vai estar usando o seu ubuntu dai você pode rodar $ sudo apt-get install grub-bios (vai instalar o grub) dai você executa $ sudo grub-install /dev/sda

 

E eu faco isso pelo live CD? Ou pelo proprio sistema do ubuntu mesmo? Quando tentei pelo live CD deu esse erro

ubuntu@ubuntu:~$ sudo mount /dev/sda2 /pasta

mount: mount point /pasta does not exist

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Seu particionamento não está correto para o formato GPT para UEFI, não tem a partição EFI.

Leia este tutorial que explica em detalhes as várias formas de particionar para MBR ou UEFI:

 

 

Obrigado pela resposta Fernando, vou ler. Sim, voc"e falou algo que eu estava pensando... Eu li em algum lugar sobre tabela de particao ESP em FAT32 de 512MB, tem algo haver com essa particao EFI? Porque se sim, o Ubuntu criou automaticamente a particao /dev/sda1, na imagem 3, nao seria essa?

De qualquer forma, vou continuar lendo o t[opico... Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me desculpe ai não tinha lido sua pergunta kkk

ubuntu@ubuntu:~$ sudo mount /dev/sda2 /pasta

mount: mount point /pasta does not exist

 

então antes de colocar o mount você tem que criar a pasta pra fazer isso tu faz: $ mkdir pasta

dai sim você pode dar $ sudo mount /dev/sda2 /pasta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a partição de 512MB ela está com a flag de boot.

A partição EFI normalmente é bem menor, um pouco maior que 100MB.

A sua me parece que é a Partição Reservado ao Sistema que o Windows cria...mas enfim tudo é possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, DTEE disse:

me desculpe ai não tinha lido sua pergunta kkk


ubuntu@ubuntu:~$ sudo mount /dev/sda2 /pasta

mount: mount point /pasta does not exist

 

então antes de colocar o mount você tem que criar a pasta pra fazer isso tu faz: $ mkdir pasta

dai sim você pode dar $ sudo mount /dev/sda2 /pasta

Certo, mas se eu fizer isso pelo live CD eu vou criar o diretorio no live CD.. Eu vou montar o sistema linux no live CD mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Fernando Apratto disse:

Outra coisa importante, o Ubuntu funciona em Modo BIOS Legacy (MBR) perfeitamente.

Sempre dê preferência para o MBR, o formato GPT só se justifica se voce tiver um HD com mais de 2T.

 

Ent'ao, mas dai é como eu demonstrei na imagem 1. Eu estava com o sistema MBR, porém o Ubuntu nao reconhecia as particoes que eu ja tinha no meu pc (inclusive a FAT32), então achei que fosse porque ele so reconheceria se fosse tudo em GTP. então, como o Ubuntu nao reconheceu o windows 7 que ja estava instalado + as outras particoes, eu instalei ele por cima, e acredito que agora o meu disco esteja em GTP... Mas agora esta dando problema no windows 7, por algum bug que deve ter ocorrido na instalacao no disco GTP... Dai fiquei meio confuso, em MBR o Ubuntu n'ao consegue instalar do lado do Win7... E em GTP o Win7 n'ao instala direito... Nao sei o que faco, to pensando em formatar tudo de novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo começar do zero. Siga o tutorial que lhe indiquei, é um pouco longo mas funciona.

Primeira coisa é configurar a placa-mãe para Modo BIOS Legacy(MBR), mas acho que se deixar em CMS não terá problema.

E também na BIOS desative aquela opão de Windows Boot Manager, deixe em Disabled.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, DTEE disse:

isso ai, quando você coloca um pendrive no computador ele é montado do mesmo jeito que se monta a partição ta certinho mesmo mais monta pelo mnt talvez o live cd não aceite criar diretório

Beleza, consegui criar a pasta com o mkdir..
Porém, nesse comando também deu erro:

maycon@maycon-370E4K:~$ sudo chroot /mnt/bin/bash
[sudo] password for maycon:
chroot: não foi possível mudar o diretório raiz para /mnt/bin/bash: Arquivo ou diretório não encontrado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

maycon@maycon-370E4K:~$ sudo chroot /mnt/bin/bash
[sudo] password for maycon:
chroot: não foi possível mudar o diretório raiz para /mnt/bin/bash: Arquivo ou diretório não encontrado

você fez errado cara é com espaço $ sudo chroot /mnt /bin/bash isso depois do /dev/sda2 montado (se ainda não tiver montado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, DTEE disse:

maycon@maycon-370E4K:~$ sudo chroot /mnt/bin/bash
[sudo] password for maycon:
chroot: não foi possível mudar o diretório raiz para /mnt/bin/bash: Arquivo ou diretório não encontrado

você fez errado cara é com espaço sudo chroot /mnt /bin/bash isso depois do /dev/sda2 montado (se ainda não tiver montado

Ah, beleza. Desculpa hahaha. Mas mesmo assim nao deu (eu montei dnv pra ter certeza). Olha só:

maycon@maycon-370E4K:~$ sudo mount /dev/sda2 /pasta
[sudo] password for maycon: 
mount: /dev/sda2 já montado ou /pasta ocupado
mount: de acordo com mtab, /dev/sda2 já está montado em /pasta
maycon@maycon-370E4K:~$ sudo chroot /mnt /bin/bash
chroot: failed to run command ‘/bin/bash’: No such file or directory

 

18 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Eu recomendo começar do zero. Siga o tutorial que lhe indiquei, é um pouco longo mas funciona.

Primeira coisa é configurar a placa-mãe para Modo BIOS Legacy(MBR), mas acho que se deixar em CMS não terá problema.

E também na BIOS desative aquela opão de Windows Boot Manager, deixe em Disabled.

Então, no inicio do tutorial o cara diz "A seção de instalação do sistema desse guia não serve para quem irá fazer dual boot." :S Ah, e aquele Windows Boot Mananger é o Windows 7 :o Será que encontramos algo muito errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenta só $ chroot /mnt mais se você não conseguir resolver com o método do chroot que falei acho que é mais fácil instalar o windows 7 de novo (removendo todas as partições se tiver arquivos importantes faz backup em um hd externo/pendrive)quando tiver na parte de selecionar linguagem abre o cmd com shift+f10 e digita o comando diskpart depois list disk e ve qual o numero que representa seu hd (lembrando que vai apagar tudo até suas partições)  dai da select disk numero do seu hd depois digita clean fecha o cmd ai instala o windows 7 e depois o ubuntu ou alguma outra distro (prefiro arch linux mais é pra usuarios mais avançados) pra você acho que debian deve ser bom ja que é iniciante eu não gostei muito do ubuntu se quiser te chamo num irc pra eu te ajudar a instalar mais hoje não amanhã talvez porque ja vou dormir

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é apenas para instalar o Windows. Porque voce tem que instalar primeiro o Windows e depois o Ubuntu.

Na instalação do Ubuntu, escolha Instalar o Ubuntu Lado a Lado com o Windows, assim o próprio Ubuntu irá criar as partições necessárias. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, DTEE disse:

se você não conseguir resolver com o método do chroot que falei acho que é mais fácil instalar o windows 7 de novo (removendo todas as partições se tiver arquivos importantes faz backup em um hd externo/pendrive)quando tiver na parte de selecionar linguagem abre o cmd com shift+f10 e digita o comando diskpart depois list disk e ve qual o numero que representa seu hd (lembrando que vai apagar tudo até suas partições)  dai da select disk numero do seu hd depois digita clean fecha o cmd ai instala o windows 7 e depois o ubuntu ou alguma outra distro (prefiro arch linux mais é pra usuarios mais avançados) pra você acho que debian deve ser bom ja que é iniciante eu não gostei muito do ubuntu se quiser te chamo num irc pra eu te ajudar a instalar mais hoje não amanhã talvez porque ja vou dormir

Pow, vamos fazer isso então. Eu aceito a tua ajuda. Como fazemos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo DTEE que é mais recomendável criar as partições e depois na instalação do Ubuntu ir na opção Avançado e indicar manualmente a partição do Ubuntu....mas as vezes é mais rápido o automático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!