Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vamos lá @Pedro Caio França :

 

1) Cuidado : O "terra" ali não é o GND do VCC. É uma referencia simbólica para uma referencia elétrica. Muita gente confunde com o GND do VCC e soca a fase AC nele.

 

2) Comecemos pelo componente muito importante do circuito que é o indutor L1. A função dele em paralelo com o motor, é dar um "atraso" de 180 graus na fase. O motor atrasa 180, o indutor 180, temos nosso 360 de volta, sincronizado. Um ciclo AC tem 360 graus, certo ? 180 negativo e 180 positivo. Nesse caso, temos 1 a senoide com 1 ciclo de atraso, mas o que isto significa ? Nada. Não há problema nenhum nisso.

 

3) o circuito RC, C1 e R1, é só para não deixar o indutor curto-circuitar o indutor  e  controlar a corrente que passa por ele, aproveitando o embalo e balanceando IMT2.

 

4) o que vai fazer o TRIAC disparar, será IG, que é controlada por RG. Se ligar direto , queima o MOC e danifica o GATE do TRIAC. IG tem de ter valor tal, de forma que o TRIAC dispare corretamente. Essa informação você obtém no datasheet do TRIAC que você está usando. Lembrando que IMT2 = Beta * IG.

 

Abraços.

 

Qualquer dúvida, estamos aí.

 

 

 

 

 

 

 

Postado

Obrigado a todos que ajudaram na dúvida. Na verdade o problema estava que a fonte DC e a placa de disparo do TRIAC, onde entra a rede elétrica, estavam em circuitos elétricos diferentes, portanto não compartilhando o mesmo "comum". Aí dava o erro. Problema sanado.  

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...