Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal.

Gostaria de pedir uma ajuda. Comprei um AMD FX 8350 com uma Gigabyte ga-990FXA-UD3 R5 e fiquei muito incomodado com o barulho do cooler box. Andei pesquisando sobre bons coolers pra esse processador, mas o problema é que uso 4 pentes de RAM com dissipadores e todos os coolers bons que vi matam 1 ou 2 slots da minha placa-mãe.

Alguém sabe me indicar um bom cooler que seja pequeno?

Não vou fazer overclook e não gostaria de comprar um water cooler, até porque acho que não cabe no meu gabinete.

Obrigado!

Postado

Pedro, muito obrigado!

Não tinha visto esse T2 da Coolermaster, acho que ele cabe certinho.

Mas deixa eu perguntar uma coisa: 30dba é muito? Alguém tem ideia de qts dbas é o ruído do cooler box do FX 8350 pra eu comparar?

Abs!

Postado

Acabei comprando o T2 e instalei. Ele é bem silencioso, mas a temperatura do cpu subiu muito. Com o cooler box, ele ficava em torno de 45 a 50 de temperatura. agora está entre 60 e 70. Vou tentar comprar uma pasta térmica melhor e mudar a posição do fan pra ver o que acontece. Se bem que hoje está absurdamente quente aqui no RJ, a sensação térmica chegou a 46 graus, não sei se é por isso.

Postado

O Cooler meu não chegou ainda... :mad:

Mas nos reviews, ele supera o cooler box muito bem. Verifica a instalação. Pode ter ficado torto, e isso é extremamente perigoso. Além disso, a melhor posição é por ele soprando para trás, ou soprando para cima. Vi um video no youtube em que um cara colocou ele soprando para baixo, concorrendo com o fluxo da ventoinha da fonte dele, e mesmo assim ele superou o cooler box.

Eu vou por o meu com a pasta ak-450 da akasa, que é uma boa pasta térmica num custo razoável.

http://www.oficinadosbits.com.br/products/listar.asp?Par=Produto&descricao=ak-450

O link é só para mostrar. Não sei se o preço dessa loja compensa.

Tem um tutorial de aplicação de pasta térmica do Clube do Hardware, mostrando a melhor forma de aplicar. Não sei se você já conhece. O Clube uma vez testou até maionese como interface térmica para zoar... kkkkkkk :lol:

Cara, tem umas dicas que parecem bobas, mas que fazem toda a diferença. Eu, por exemplo, enquanto espero o cooler chegar, testei um outro processador na placa-mãe do PC que receberá o cooler aqui. Tirei o Core i3 que tava com o cooler box que vou substituir pelo T2, botei um core i7. Testei o processador, tirei, e voltei o Core i3 com o Cooler Box, sem limpar nada. Antes do teste do i7, esse i3 tinha ficado uns 7 dias instalado com aquela pasta. A diferença pra temperatura ambiente simplesmente subiu uns 6C após a reinstalação.

Tá, ainda acho que há mais alguma coisa por trás disso, mas o simples fato de tirar o cooler e misturar uma pasta usada com uma pasta nova dos diferentes processadores, mesmo sendo a mesma pasta, destruiu a performance...

Postado

Eu devo ter feito alguma coisa errada, vou ver quando chegar em casa hoje. Mas uma coisa que eu não entendi: eu costumava usar intel e sempre vi uma diferença entre a temperatura do CPU na medição da placa-mãe e na medição de programas do windows. Mas a diferença era pequena. Agora, a placa-mãe, mede 40 graus e a placa-mãe mede 70, rssrs

Postado

:eek:

Acho que preciso iniciar um tópico sobre erros de medição de temperatura, sabe...

Não entendi ainda os motivos de algumas discrepâncias nessas medidas, se a placa-mãe falha, se são os programas de monitoramento, ou o que.

Meu FX tem medido umas temperaturas bem estranhas, tipo abaixo da temperatura ambiente, às vezes. Outras vezes, após mexer no cooler ou no processador já instalados, as temps ficam vacilantes, variando o tempo todo.

Queria entender melhor o que ocorre, e como evitar esses erros. Terá alguma coisa a ver com os pinos do socket ou do processador?

Postado

Ah, finalmente instalei o CoolerMaster T2

O PC tava rodando com o Cooler Box  (usando pasta térmica AK-450), a 43C até 46C em IDLE, e ao rodar alguns minutos a 100% (escaneamento do Bit Defender no SSD) subiu aos 73C. Isso na primeira instalação. Não rodei nenhum estresse, pois achei que o cooler box era fraco demais.

Depois, tirei o i3, testei um outro processador (Core i7), e como o cooler master T2 tava para chegar, reaproveitei a pasta térmica, só por improviso. Ficar gastando AK-450 à toa não dá, né!:P E como o i7 ficou mais frio que o i3 em todas as situações, fiquei curioso.

Aí, testei o i3 novamente, e ele tava atingindo 53C em IDLE. Ao rodar 2 ORTHOS, ele subiu a 75C rapidinho e parei. Resolvi rodar rapidinho o OCCT e com 4s, parei no susto, pois ele atingiu 83C. :eek::eek: Tá fui imprudente de rodar logo o OCCT num processador que tava visivelmente mal refrigerado. Mas não causou danos...

Esse dia a temp ambiente tava batendo os 28C.

Hoje fez 31C, e estava sensivelmente mais quente que no dia que medi as temperaturas do Core i3.

Agora que instalei o T2, minhas observações:

1) Silencioso. O Cooler box fica audível em full, especialmente quando passa de 72C, mas o T2 é bem quieto. :thumbsup:

2) Em IDLE a temp caiu de 43C @28C para 36C @31C. :thumbsup:

3) Em load, com 2 ORTHOS e 100% de load, não passou de 67C, contra os 72C no escaneamento do Bit Defender. :thumbsup:

4) No OCCT atingi 73C e não passou disso. Não tenho comparação, pois no outro teste a pasta térmica tinha bichado.:thumbsup:

5) A instalação demandou remover a ventoinha para ter acesso às travas do cooler. Mas foi facinho repor ela. :oops:

6) Não gosto de um cooler deste tamanho com travas plásticas tipo cooler box intel, mas como ele é bem levinho, tá de boa. :oops:

7) A montagem do cooler é muito fácil, e nem requer manual. :thumbsup:

8) A base do cooler é bem mal acabada, cheia de arranhões profundos de usinagem, e os sulcos existentes entre cada passagem de heatpipe. :mad: A Cooler Master devia ter tido mais capricho,,,

9) A ventoinha tem conector só de três pinos.:oops:

10) O design dos heatpipes deixa o cooler mais alto do que o necessário.:oops:

Assim, é claro que já tem reviews por aí e pra todo lado, mas como me pediram, relatei minha experiência com o Cooler Master T2. Ele melhorou as temperaturas, e foi suficiente para o processador i3 em full, num dia razoavelmente quente. Mas também não impressionou. É um cooler bom para o preço, e uma boa substituição para o Cooler Box, se você tiver espaço em seu gabinete. Mas não passa disso!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!