Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal, possuo uma GPU ATI Radeon HD 6790 da PowerColor (segue uma imagem do dissipador de referência se preciso) cujo a fan parou de funcionar após longos 2.5 anos mesmo fazendo manutenções :(.

Gostaria de saber se há uma possibilidade de comprar um bom fan separado e adaptar nela,ou o jeito é comprar um dos arctic accelero da vida.

Se for possivel adaptar um fan, vocês poderiam me recomendar algum?

Desde já muito obrigado :D
powercolor-6790-cooler1.jpg

Postado

Acho que é melhor comprar um cooler completo separado, devido a placa ser cara, só por segurança. Mas no preço atual do Dollar, deve sair caro...

Você pode tentar reformar a ventoinha, abrindo a traseira dela, limpando e lubrificando. Dura um tempo. Mas devido à performance desses coolers, não recomendo.

Queria ver o outro lado desse cooler.

Uma opção meio estranha, mas possível, seria fazer um cooler mod nela, prendendo duas ou mais ventoinhas de outro modelo, sem a capa superior da VGA. Aí você teria mais segurança, mas ficaria feio e mais alto (ocuparia 3 ao invés de 2 slots).

Aí você pesa os custos, risco e trabalho de cada alternativa.

• Curtir 1
Postado

@qarcanjo Primeiramente obrigado pela resposta.
    Então, antes de postar esse problema aqui eu já tinha tentado a alternativa de lubrificar e limpar(algo que fazia de 3 em 3 meses) e a diferença é q fez ele girar por só mais 2 dias :(,agora o cooler realmente não esboça nenhum esforço nem sequer pra começar a girar.

eu cheguei a cogitar comprar um dos coolers da arctic compatíveis com ela, mas o valor dos mesmos em dólar é maior que uma placa nova do mesmo modelo, e não achei nenhuma loja nacional vendendo os mesmos.

Então a única alternativa que me sobrou, é fazer um coolermod mesmo, mas nao entendo nada de cooler, cheguei a fazer uns testes com uns coolers fajutos de 7cm que tenho aqui, coloquei só 1 pra sentir o drama, e ele conseguiu manter a temperatura em jogos em 90º mas não me atrevo a utilizar ela assim, já o cooler original da placa de 92mm nos mesmos jogos chegava em 82-86º. apenas gostaria de uma indicação de cooler que eu pudesse tentar adaptar nela sem compromisso,se ele nao der jeito aproveito no gabinete...não ligo muito pra se ela vai ficar feia ^^ melhor ficar feia e útil que bonita e inutilizável.

Segue umas imagens do outro lado do dissipador no Spoiler, o melhor que consegui tirar com minha humilde câmera ^^.(ela está suja assim pois estava fora do gabinete esses dias kkk vou dar mais uma limpada nela depois)

Spoiler

TYF1Zxh.jpg?163TAIxb.jpg?1

Postado

Você fazia manutenção de três em três meses? Então ela já tinha parado antes, né?

Cara, eu acho que você podia colocar tranquilamente duas ventoinhas de 80, ou quem sabe até 90mm ai, mas o difícil é garantir uma boa fixação.

Eu queria ver a capa plástica onde fica a sua ventoinha, para ver se da mais ideias.

Pra não ficar muito caro, pode ser ventoinhas normais mesmo, desde que ligadas na velocidade máxima. Mas põe duas, soprando contra a placa da VGA, que vai ajudar muito.

Se couber ventoinha de 120mm de alguma forma, melhor, mas aí vai ficar sobrando pro lado da tampa do gabinete, e vai ser paia apoiar elas.

Para pensar no suporte, preciso ver a foto da capa plastica da sua placa e da ventoinha que estragou...

Postado

@qarcanjo Então, eu fazia manutenções meio frequentes porque moro bem perto de umas "industrias" que jogam muita fumaça e com isso enche nossas casas de poeira por aqui, e meu gabinete não é dos melhores pra manter a poeira longe também.

Segue as imagens e mais uma vez obrigado pela ajuda.

Spoiler

i8l2bSy.jpg

0dp69vj.jpg

Postado

Hum...
Era uma ventoinha só...

Essa ventoinha é de 70mm? Se for, tá mais para 2 de 80 ou de 90mm mesmo.

Como ocorre a fixação dela na placa?

A princípio, pensei em "amarrar" duas ventoinhas juntas, com um fio de luz encapado e rígido. Esse fio ia fazer uma espécie de gaiola para as ventoinhas. Sendo rígido, você teria como fazer um ângulo nele, para afastar as ventoinhas do soquete.

A partir dessa amarração, você poderia passar mais fio pela parte de cima da placa, em dois pontos, fazendo ganchos. Essa era a ideia original. Não sei se as correntes na placa seriam capazes de fazer o fio encapado funcionar como bobina e causar interferência. Acho pouco provável. Mas tenho esse medo.

Não consegui foi visualizar algum ponto de suporte para as ventoinhas, pois esse cooler não suporta parafusar nada nele.

• Curtir 1
Postado

@qarcanjo Então, o Cooler da placa era de 92mm, eu tinha pensado em amarrar com umas braçadeiras nos furos no dissipador feitos pra parafusar a capa da placa, mas sua ideia parece bem mais fixa e viável.

a propósito, acha que 2 desse dão conta?não entendo nada de cooler.

http://www.kabum.com.br/produto/6492/cooler-fan-evercool-92mm-ball-bearing-ec9225m12ca

ou esse;

http://www.kabum.com.br/produto/6518/cooler-fan-evercool-92mm-sleeve-bearing-4-pinos-ec9225h12s-

foram os "melhores que achei" com base no que li nos tópicos aqui do CDH, ou recomenda algum outro?

Postado

Bom, essa é a ideia

É claro que pode pensar em outras adaptações... :lol:

cooler.thumb.jpg.c21d02f75121932e38e010d

Ahm outras ventoinhas mais legais só vão custar mais caro.

A ball bearing dura mais, mas a sleeve é muito fácil de dar manutenção.

A melhor mistura de lubrificação que conheço para ventoinhas sleeve é misturar vaselina em pasta com um pouco de óleo lubrificante, como óleo de máquina.

Tenho que ir, que tá caindo raios por aqui... Vem chuva...;)

• Curtir 1
Postado

Desenhei porque a ideia é meio mirabolante... kkkkkkk:lol:

Se você achar seguro isso...

O problema que eu vejo, entretanto, é que desse jeito que tá aí, ele balança.

Ainda acho que precisavamos imaginar outra forma melhor de fixação.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!