Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, me ajudem.

Minha fonte começou a apresentar um problema hoje, quando eu ligo a tensão sobe para 48V e fica fixa (mesmo girando a roda de ajuste), sendo que ela é de 0 a 32V.

Abri ela, e não vi nada aparente, o que pode ser?

Abraço!

• Membro VIP
Postado

Gozado, eu também não vi kk

Algum curto básico genérico. Se achar que deve, publique esquema ou referências dela por favor. Ou foto ou algo assim...É que minha bola de cristal não funciona direito numa sexta precarnavalesca kk

Postado

@Isadora Ferraz, então é o modelo FA1030 da Instrutherm. Ela estava consumindo 7A, sendo que ela pode fornecer até 10A. Infelizmente não achei o esquema dela, há alguns reguladores espalhados (típicos 78XX), testei todos e estão funcionando corretamente.Há um CI (LM324) no centro, difícil de chegar sem tirar a placa que foi o único não medido, será que pode ter sido ele?

Abraço!

Fonte.jpg

• Membro VIP
Postado

70% de sua capacidade já produz um belo calor. Por acaso as ventoinhas (se houver) estão operantes?

Pode ser qualquer coisa amigo @Ricardo Elias mas desconfio de alguma coisa de potência. tipo um transistor do dissipador ou algo assim.

Sua descrição melhorou mas ainda é insuficiente pra um diagnóstico virtual remoto mas eficaz.  Tenta achar o esquema dela na net ou publique fotos do seu interior... Ou aguarde alguém com bola de cristal mais .. jovem kk

abç

Postado

Problema resolvido.
@Isadora Ferraz havia uns transistores de potência [2N3055] que estavam em curto Base-Coletor, que sucessivamente ocasionou curto no MJE3055T Coletor-Emissor, que enfileirou um capacitor de 6800uF/63V a estufar. Fiz os reparos e a fonte voltou a regular normalmente.

Peço desculpas pela falta de informações mais sucintas, assim como a falta de esquema elétrico. Como você mesma falou, sua bola de cristal não faz milagres hahah

Abraço! 

IMG_1870.JPG

IMG_1864.JPG

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...