Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD em RAID 0 fez diferença nenhuma em jogos.


Posts recomendados

Então pessoal,

 

A uns anos atrás eu comprei um SSD da samsung igual à esse do link que segue:

http://www.samsung.com/us/support/owners/product/MZ-5PA128/US

 

Então nesses últimos meses eu descobri o RAID 0. Vi testes na internet onde os carregamentos do computador chegaram a ficar até 2x mais rápido com o RAID 0 do que com 1 SSD. Então eu comprei dois novos SSDs exatamente iguais. Esses novos SSDs são iguais ao que segue no link:

 http://www.kabum.com.br/produto/65330/ssd-sandisk-plus-2-5-sata-3-0-6-gb-s-120gb-leit-

 

Então agora estou com 3 SSDs.

 

Vi que cada um desses novos SSDs tem uma velocidade de escrita e de leitura duas vezes maior que o meu antigo da samsung.

 

O que acabou me decepcionando foi que o loading dos jogos não mudaram. O tempo de carregamento dos jogos continuaram os mesmos. E se mudaram, foi no máximo de 1 segundo.

 

Inclusive o tempo de inicialização e desligamento do windows também permaneceram os mesmos.

 

Por exemplo.. com o meu SSD antigo da samsung (250 MB/s de leitura), eu carregava GTA V em 30 segundos.

Agora com um RAID 0 de 2 SSDs de 520 MB/s de leitura CADA, o tempo de carregamento do GTA V continua em 30 segundos (ou 29 segundos).

 

E isso não acontece somente no GTA V. Fiz o teste em aproximadamente 5 jogos, e todos continuaram carregando seus loadings no mesmo tempo, tanto em 1 SSD da samsung quanto em RAID 0 de 2 SSDs da sandisk.

 

É claro que para cada jogo testado, tive que instalar um no SSD da samsung, e outro no RAID 0. Então o problema não é questão do lugar onde foram instalados os jogos. Eles foram corretamente instalados nas duas situações.

 

Fico me perguntando se a placa-mãe é a responsável desse RAID 0 não estar fazendo o efeito que eu esperava. Talvez seja algum problema de compatibilidade ou algo do tipo. Até porque minha placa-mãe é meio antiga, então por isso fico com essa dúvida. Minha placa-mãe é a que segue no link:

http://www.asrock.com/mb/Intel/H61M-S/

 

Para quem ainda não entendeu minha dúvida, é a seguinte: Por que o meu RAID 0 não fez os loading de jogos ficarem mais rápidos? Se tiver como fazer ficar mais rápido, o que posso fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua placa-mãe não tem suporte a Sata III, logo os SSDs não funcionarão a 100% de sua capacidade, tanto para leitura quanto para escrita. 

 

O que você pode fazer: adicionar um adaptador Pci-Express para Sata III, ou trocar de placa-mãe. Ou se contentar com a atual situação, visto que um upgrade dentro da plataforma 1155 pode não valer a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, caiokn disse:

Sua placa-mãe não tem suporte a Sata III, logo os SSDs não funcionarão a 100% de sua capacidade, tanto para leitura quanto para escrita. 

 

O que você pode fazer: adicionar um adaptador Pci-Express para Sata III, ou trocar de placa-mãe. Ou se contentar com a atual situação, visto que um upgrade dentro da plataforma 1155 pode não valer a pena.

Desculpa, eu confundi. Minha placa-mãe na verdade é essa:

http://www.asrock.com/mb/Intel/H67M/

 

E ela tem suporte para SATA III

 

E inclusive eu estou conectando os dois SSDs nas entradas SATA III

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, caiokn disse:

@Matheus De Melo Ribeiro

 

Qual é a configuração completa do seu PC?

 

placa-mãe: AsRock H67M ->  http://www.asrock.com/mb/Intel/H67M/

Processador i5 2500

Placa de vídeo ASUS gtx 970 Strix

Memória RAM 2x4GB 1333 MHZ

Fonte de 700W (To com preguiça de ver o modelo, mas se for importante posso abrir meu pc pra ver e daí te falo)

Windows 7 Ultimate 64bit

 

Bem, se tiver mais alguma coisa que você queira saber, fala o que é e daí passo pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus De Melo Ribeiro, estava dando uma lida por aí a respeito do Raid 0 com SSDs e a maioria dos tópicos que li falava sobre ganhos reais de desempenho muito pequenos com os SSDs nessa configuração. Você viu algum vídeo ou review que mostrava o contrário, com relação ao loading de jogos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, caiokn disse:

@Matheus De Melo Ribeiro, estava dando uma lida por aí a respeito do Raid 0 com SSDs e a maioria dos tópicos que li falava sobre ganhos reais de desempenho muito pequenos com os SSDs nessa configuração. Você viu algum vídeo ou review que mostrava o contrário, com relação ao loading de jogos?

 

Nesse vídeo eles mostram um resultado significativo do raid 0 em loading: 

 

 

O que você quer dizer com "nessa configuração"? Teria alguma configuração que eu poderia mudar para o raid 0 fazer efeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus De Melo Ribeiro Dos dois jogos que eles testaram, apenas no BF4 o resultado foi perceptível. Inclusive, tem um vídeo desses mesmos caras fazendo Raid 0 com 4 SSDs e eles mesmos comentam que o ganho real foi muito pequeno.

 

 

Quando eu disse "nessa configuração", eu queria me referir aos SSDs em Raid 0, não à configuração do seu PC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, caiokn disse:

@Matheus De Melo Ribeiro Dos dois jogos que eles testaram, apenas no BF4 o resultado foi perceptível. Inclusive, tem um vídeo desses mesmos caras fazendo Raid 0 com 4 SSDs e eles mesmos comentam que o ganho real foi muito pequeno.

 

 

Quando eu disse "nessa configuração", eu queria me referir aos SSDs em Raid 0, não à configuração do seu PC. 

 

Eu tinha visto esse segundo vídeo também. Eu não tinha entendido por que nesse segundo vídeo a diferença entre 1 SSD e 4 SSDs praticamente não tinha mudado. Bem, se não tem o que fazer então vou deixar assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, caiokn disse:

Talvez o fator limitante seja o poder de processamento do CPU e o nível de otimização do jogo para PC e múltiplos núcleos. Em outros games você notou diferença nos loadings?

 

Fiz o teste com GTA V, Crysis 2, Crysis 3, Batman Arkham Knight e Tomb Raider. Em todos, o loading foi o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!