Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurando qos modem td5136v2


Posts recomendados

Oi galera! Fiz esse tutorial para o pessoal experiente. As pessoas que não sabem ou não conhecem como funciona o setup de um modem, então use-o por sua própria conta e risco.

Buenas... deduzindo que todo mundo sabe como entrar no setup desse modem, sigam esses passos:

 

1º - Em SETUP  vá na guia STATUS > Lan Clients e veja lá o IP e o MAC das pessoas conectadas, anote esses dados.

 

2º  - Vai em Local Network role a barra até Static DHCP e coloque o IP e o endereço MAC dos aparelhos conectados a sua rede um a um.

 

3º - Depois eu fui na guia ADVANCED > Quality of Service > IP QoS Configuration > General Setting e em: 

* IP QoS : enable 

* Default DSCP Mark : AF11(001010)

* Default Rate : desmarque a opção auto e coloque a quantidade de kbits q você quer que essa regra use. Eu coloquei 1024 q corresponde a 1 MB.

 

4º - Agora vá em QoS Queue Configuration > Queue config > add > Configure IP QoS Queue  e dê nome aos aparelhos (eu coloquei o nome das minhas vizinhas)

* Status : enable

* Bandwidth Expression : eu coloquei em percent e dei 100 (porque criei uma regra em q elas irão receber 1 MB)

* Dê Apply.

 

5º - Volte (clicando na guia Quality of service) e vá em QoS Classification > add > Configure IP QoS Classification, coloque o nome q você deu aos aparelhos > enable.

Em Basic Classification Criteria > Ingress Interface: selecione a sua rede somente (o nome que você deu a sua rede). 

Em Classification Results:

*Assign Classification Queue : selecione o nome do aparelho q você deu e assim sucessivamente com os outros.

*Set VLAN Priority : No Change (não vai fazer diferença qual a prioridade a não ser q você queira q alguém em sua rede receba + privilégios ou definir uma ordem de quem tem mais privilégios).

*VLAN Operation : Reserve Inbound VLAN

*Mark DSCP :  AF11(001010) e dê Apply.

 

E estão criadas as configurações de largura de banda nesse modelo de modem!

Eu coloquei meu celular nessas regras e testei com o app do EAQ (disponível na Play Store) e deu certo!!! Bom, a banda não chegou a 1Mb (tava 750kb) mas a velocidade que estou recebendo hoje foi de 6Mb (coisas da Oi.... a gente contrata 10 MB e recebe 60% mas pra mim tá ótimo! Tenho vizinho ainda recebendo só 2 MB!)

 

Espero, sinceramente, q tudo dê certo!  

Em agradecimento ao pvNico que "iluminou" o caminho! Valeu!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...

Bom dia pessoal.
Executei os procedimentos aqui no meu modem, acho que a versão do drive deve ser uma abaixo dessa, ficou assim:

Obs: quando eu vou medir a velocidade da internet, tanto on celular quanto no pc, eles mostram a velocidade máxima que a oi fornece. Após terminar as configurações, precisa reiniciar o modem ou algo do tipo? Preciso muito disso :(
Obs2: No local area network eu coloquei os ips e macs do pessoal que estava online na rede no momento, inclusive do meu celular
 

Captura de Tela (16).png

Captura de Tela (17).png

Captura de Tela (18).png

Captura de Tela (19).png

Captura de Tela (20).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!