Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola Pessoal, Tranquilo com vocês?

Bom, estava precisando de uma ajudinha com esses 4 exercícios aqui, se alguém puder resolve-los para mim ou apenas explicar como fazer ficarei agradecido.

1) Crie um programa em Java para controlar o estoque de produtos de uma venda. Seu programa deve possuir três classes. Uma para representar um produto, com nome, peso, valor. A segunda classe representa o estoque, ou seja, ela possui um vetor de produtos. No construtor dessa classe será passado a quantidade máxima de produtos. Além disso temos os seguintes métodos:

boolean insereProduto(Produto p)

coloca o produto p na próxima posição livre do vetor. Se não for possível inserir retorna false.

boolean removeProtudo(String nome)

remove o produto com o nome passado por parâmetro do vetor. Se o produto não estiver no vetor retorna false

String listaProdutos()

retorna uma string com o nome de todos os produtos no estoque

A terceira classe será a classe teste, com o método main.

2) Faça um programa em Java que controle a chegada de pessoas em uma fila, limitada a 10 pessoas. Uma fila de pessoas pode ser representada por um vetor, sendo que quem entra na fila, será colocado na primeira posição vazia da fila. E quem sai da fila, sempre é a pessoa que está na primeira posição da fila. Para tanto, crie uma classe em Java que represente uma Pessoa, com nome e telefone. Uma classe que represente a fila de pessoas, com os métodos:

boolean entraNaFila(Pessoa p)

coloca a pessoa p na primeira posição vazia da fila

Pessoa andaFila()

retorna a pessoa que está na primeira posição da fila. Atualiza a posição dos outros elementos da fila              

String mostraFila()

mostra o nome e telefone de todas as pessoas na fila, com a sua posição na fila.

Faça um programa em Java para simular uma fila. Leia o nome e telefone das pessoas do teclado.

3) Crie uma classe que armazena pessoas. Ela pode armazenar até 10 pessoas. Ela possui os métodos:

int adicionar(Pessoa p): coloca uma pessoa no vetor

int remover(String cpf): remove uma pessoa com o cpf

int buscar(String cpf): retorna a posição de uma pessoa no vetor

4) Crie um programa em Java que permita criar contas bancárias (no máximo 5); Deve ser mostrado um menu com as seguintes opções:

Criar conta – cria uma nova conta

Depositar – solicita o numero da conta e o valor a ser depositado na conta. 

Sacar   - solicita o numero da conta e o valor a ser sacado.

Saldo – solicita o numero da conta e mostra o saldo da conta

Mostrar todas as contas – mostra as informações de todas as contas.

• Moderador
Postado

Prezado,

Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware; obrigado por sua participação! :)

Quanto à sua dúvida, para podermos lhe ajudar, nós precisamos de mais alguns detalhes, tais como:

• parte do código que já foi feito;
  • caso não tenha um código feito, qual o algoritmo que você pretende usar para resolver o problema;
  • você tem experiência com esta linguagem de programação?

Por favor, não leve para o lado pessoal, mas o nosso objetivo principal aqui é ajudar você a resolver o problema, se simplesmente postássemos um código já pronto, você nunca aprenderia de fato... ;)

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

• Curtir 1
Postado

Ola dif, Tranquilo!?

Você tem razão, fui meio equivocado no meu post, é que eu estou fazendo curso de Técnico em Informática, já terminei o curso de Linguagem C e agora estamos começando Java, porém estou tendo algumas dificuldades em quesito de "Orientação à Objetos", na linguagem C usamos uma forma estruturada(provavelmente você já sabia) e em Java é um pouco diferente, por isso queria esses exercícios como um exemplo para que eu possa seguir como base. Entendo a sua parte perfeitamente, eu não aprenderia nada se você fizesse e apenas me mostrasse, então se eu fazer meio que a base de cada exercício você me ajudaria a arrumar os erros e entende-lo melhor?

Obrigado.

Postado

@dif Estou tendo problemas com esses códigos aqui(Exercício 1):

Arquivo 1(Produto.java):

Spoiler

public class Produto {

String nome;
    double peso, valor;

public Produto(String pNome){
        nome = pNome;
    }

public Produto(String pNome, double pPeso, double pValor){
        nome = pNome;
        peso = pPeso;
        valor = pValor;
    }

public String toString(){
        String str="";
        str = "Nome: \n"+nome;
        str += "Peso: \n"+Double.toString(peso);
        str += "Valor: \n"+Double.toString(valor);
        return str;
    }

}

Arquivo 2(CadProduto.java):

Spoiler

public class CadProduto {

Produto[] vetProduto;
    int i=0;

public CadProduto(int tam){
        vetProduto = new Produto[tam];
    }

public String toString(){
       String str="";
       for(int i=0;i<vetProduto.length;i++){
             str += Integer.toString(i)+" - "+vetProduto[i]+"\n";
       }
       return str;
   }    

}

Arquivo 3(TestaProduto.java):

Spoiler

import java.util.Scanner;

public class TestaProduto {

public static void main(String[] args){

Scanner scan = new Scanner(System.in);
        int tam;

System.out.printf("Digite a quantidade MAX de Produtos: ");
        tam = scan.nextInt();
        CadProduto[] a;
        a.CadProduto(tam);

}
}

Estou tendo este erro na linha "13" do "TestaProduto.java":

cannot find symbol

symbol: method CadProduto(int)

OBS: Sim, os arquivos estão no mesmo Pacote(pasta).

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...