Ir ao conteúdo

Muita variação na frequencia

Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, queria tirar uma duvida, meu processador esta tendo muitas variações da Frequencia.

Estaria deixando duas imagens, aquelas que os valores ficam em vermelho foi antes de eu desativar o Turbo Core, e o outro é depois.

Meu processador é um FX 8320E 3.2ghz, placa-mãe Gigabyte 78LMT-USB3, Fonte Corsair CX600 80 Plus bronze, placa de video Saphire R7 265 Dual x. o que eu queria mesmo saber é se isso é normal, ou pode ser algum problema. Lembrando que o Clock dele esta em 16x como de padrão que veio.

Screenshot_27.png

Screenshot_29.png

Postado

É normal, o tubo core acelera o processador ao máximo possível, quando existe uma solicitação do sistema (por exemplo: um jogo ou mesmo a abertura de um programa pesado).  Em repouso, a frequência dele cai.

Se você desativar o turbo, o processador é menos solicitado e aquece menos (economia de energia).

Em compensação, o sistema pode ficar mais lento.

Habilite o tubo core de acordo com as suas necessidades e gostos.

Postado
5 minutos atrás, Wal SJC disse:

É normal, o tubo core acelera o processador ao máximo possível, quando existe uma solicitação do sistema (por exemplo: um jogo ou mesmo a abertura de um programa pesado).  Em repouso, a frequência dele cai.

Se você desativar o turbo, o processador é menos solicitado e aquece menos (economia de energia).

Em compensação, o sistema pode ficar mais lento.

Habilite o tubo core de acordo com as suas necessidades e gostos.

E se essas variações aumentassem só de eu ficar com o navegador aberto? Só vendo coisas na internet, o caso seria diferente? E esses picos não são a cada 1 mnt coisas assim, ele acontece a cada 1 s, do nada o pico sobe e desce, 2 segundos 2 sobe de novo.

Postado

É normal. Ou você habilita o turbo core, esquece economia de energia e pára de se preocupar com isso, ou desabilita o turbo core. O processador não tem defeito nenhum.

Postado
1 minuto atrás, Wal SJC disse:

É normal. Ou você habilita o turbo core, esquece economia de energia e pára de se preocupar com isso, ou desabilita o turbo core. O processador não tem defeito nenhum.

Obrigado, é que troquei de processador esses dias, e foi meio que caro sabe kkk. Normal eu ficar preocupado, ainda mais pra mim que sou meio que leigo nesses assuntos. Ainda sim, obrigado pela ajuda.

• Solução
Postado

E digo mais: quando se habilita o turbo core, o processador tende a durar menos. Nada que vá acontecer a curto prazo, mas dentro de 4 ou 5 anos, talvez você descubra a diferença.

Quando a informação ajudar, clique em "Curtir"

Se resolver a dúvida, clique em "Resolvido"

Obrigado!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!