Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, aconteceu o seguinte, eu uso um water cooler h80i e sempre funcionou numa boa. Ele esta instalado corretamente, e sempre usei normal, de ontem para hoje, quando liguei o computador comecou a aparecer a mensagem CPU Fan error. Press f1 to continue. É só apertar F1 que ele liga normalmente. So que eu reparei o seguinte, o programa corsair link que media a velocidade dos fãs, não esta mais mostrando nenhuma velocidade. E os modos quiet, balanced, e desempenho, que antigamente funcionavam normalmente alterando as velocidades e barulho do fãn, nao funcionam mais, é como se o computador nao tivesse reconhecendo o driver dos fãns. Outro detalhe é que parece que o fãn esta meio lento, nao sei se é impressao. E ele nao muda de velocidade. Antigamente ele alternava a velocidade de acordo com o que eu fazia no computador. Ele esta funcionando mas é como se n tivesse mais sendo controlado automaricamente e nao deixa ser controlado manualmente. Outro detalhe é que meu pc tem um problema de aquecimento da,placa-mãe que eu so consegui resolver colocando um ventilador do lado da cpu aberta. O meu medo é esses 3 meses que eu usei com o ventilador na cpu ter estragado o cooler, nao sei se isso é possivel, porque foi  de uma hora para outra que isso aconteceu. Eu nao conectei nada errado, porque na verdade eu nem tirei nenhum fio desde quando eu instalei, então a hipotese de estar conectado de forma errada nao existe ja que antes estava conectado assim e funcionando normalmente. Eu limpei o dissipador e os fãns do watter cooler achando que poderia ser a poeira e não resolveu em nada. Alguma solucao galera? Obrigado

Postado

Já que seu computador vive aberto, "TALVEZ" de alguma forma o cabo não esteja conectado corretamente, tente ver se ele está não está frouxo. Se mesmo assim não der certo, coloque o stock fan no computador e veja se o problema persiste.

Se o stock fan resolver o problema é porque chegou a hora de trocar o WC, mas antes tente testá-lo em outro computador.

Postado

Verifique se a velocidade não está sendo gerenciada pela bios (você mexeu em alguma coisa na bios?).

Verifique se o programa Corsair Link está abrindo ou se está travado.

Verifique no Gerenciador de dispositivos se há algum driver com problema, que esteja relacionado ao Corsair Link.

E, principalmente, verifique se está havendo aquecimento além do habitual.

Cooler não estraga com superaquecimento, o que estraga são os demais componentes. 

• Curtir 1
Postado

Boa noite pessoal, então respondendo ao amigo _sagitario: ja verifiquei os cabos eles estão encaixados corretamente. O water cooler possui 2 fans e os 2 são ligados a um adptador e esse adptador é ligado no proprio collerbox, e esse collerbox ele administra automaticamente a velocidade etc. Eu percebi uma coisa importante só agora: o LED corsair que antes ficava aceso, agora não acende mais, esta apagado é como se o driver do water cooler nao estivesse mais funcionando. O water cooler é novo, tem apenas 3 meses de uso.
Respondendo ao amigo Wal SJC, então eu nao mudei nada na BIOS desde que comprei o water cooler, o Corsair Link esta abrindo corretamente e medindo a temperatura da CPU, e tambem velocidade dos fans da placa de video. A temperatura esta tudo ok.
Então pessoal: atualziando a situacao: O LED não esta funcionando, como o gerenciamento não esta tambem. Então pode ser problema de driver? não sei se existe um driver especifico para o water cooler pois nunca precisei instalar nenhum apenas o programa corsair link.  Eu desinstalei o corsair link e na desinstalacao apareceu um erro chamado Error 1. Agora eu vou Instalar ele de novo e ver no que da. Eu troquei tambem o slot de USB da placa mao aonde estava conectado o water, so por precaucao e tambem não adiantou. Ele continua não acendendo.

Postado

Não faço ideia do nome do driver e se tem driver do water cooler, no gerenciador de dispositivos eu vasculhei e nao encontrei nada relacionado ao driver

Postado

1 hora atrás, wagner0000 disse:

Não faço ideia do nome do driver e se tem driver do water cooler, no gerenciador de dispositivos eu vasculhei e nao encontrei nada relacionado ao driver

Então o Corsair Link não deve controlar os fans, ele deve ser "read only".  Nesse caso,  você seleciona na bios uma das opções: "Auto", "Silent" ou Turbo. Se estiver com aquecimento execessivo, selecione o modo "Turbo".

Postado

@wagner0000 Amigo, o problema parece ser muito mais hardware do que de software, e como você mesmo disse, não mexeu em nada, então já deveria descartar essa opção. Até agora pelo o que você descrevreu, parece que a bomba está com defeito, ligue um outro cooler no computador e caso o mesmo funcione normalmente você vai ter que acionar o RMA da corsair. Outra coisa, em muitos WC quando o led para de funcionar é porque o defeito é na própria bomba.

Nota adicional: Quando me refiro a outro cooler, estou querendo dizer o cooler original que normalmente vem junto com o processador/que você usava antes do watercooler.

Postado

Galera, aconteceu o seguinte. Eu mandei ticket para o suporte da corsair. E meio que esqueci o problema por uns 4 dias, porque eu ja estava ficando ate com dor de cabeca e esperei a resposta. Andei usando o computador algumas vezes durante esses 4 dias. Eis o fato curioso que gostaria de compartilhar para vocês: Nesses ultimos 4 dias o pc sempre mandava eu apertar F1, sempre nao ligava o led do water cooler. E sempre mantinha a velocidade padrão do water cooler. Acontece o seguinte hoje de manha eu ligar o computador, com a prontidao ja de apertar o F1, e literalmente nao apareceu, e de repente eu vou olhar dentro do computador de o WC Esta ligado com o led e no modo QUIET, ai o sistema inicia e um driver é "instalado sem sucesso" eu entro no aplicativo da corsair e nao aparece absolutamente nada la. Desliguei o pc, liguei de novo, WC voltou a funcionar de novo. O sistema se inicia e começa a instalar o driver novamente: instalado com exito para a minha surpresa. Logo depois disso o WC ja comeca a ficar mais rápido. Entro no aplicativo da corsair e vejo tudo la certinho. Velocidade. Cor, temperatura... A questao curiosa aqui é que eu ja havia visto os drivers antigmente e nao era esse o problema, nao foi provlema na bios tambem porque eu nao alterei nada. E nao era problema no cabo tambem porque eu fiz a troca e nao tinha adiantado nada faz 3 dias. Literalmente o WC resolveu funcionar para a minha felicidade de uma hora para outra. Isso foi muito estranho galera. Eu agradeço de coraçao  a todo o pessoal que me ajudou. Por enquanto esta tudo bem, se caso acontecer algo novo eu atualizo o post. valeu Galera . Bom fds.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!