Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal.

Eu adquiri um X1 Carbon 2ª geração, com teclado ABNT2 ( com cedilha ) e prontamente instalei o Debian Jessie nele. Tudo funciona perfeitamente, escolhi na instalacao layout thinkpad60 e todas as teclas funcionam como deveriam, MENOS a acentuacao, que ao teclar o til ( '~' ) por exemplo, sai direto '~' , nao tem aquela espera para digitar uma letra depois para sair o 'a' acentuado ( 'ã' ) por exemplo.

Nos consoles tty, a acentuacao funciona bem como todas as teclas. Executei o Gnome-Wayland tambem funciona, mas no Wayland, a tecla com '/' e '?' vira CTRL e nao digita nada. então so posso concluir que a configuração do XORG e que ta causando isso. Eis a parte de teclado do 'xorg.conf'  que to usando:

...

Section "InputDevice"
        Identifier  "Keyboard0"
        Driver      "kbd"
        Option       "CoreKeyboard"
        Option       "XkbRules"      "evdev"
        Option       "XkbModel"      "abnt2"
        Option       "XkbLayout"     "br"
EndSection

...

Alguem saca de xorg de modo a resolver isso ? Desde ja obrigado.

Postado

Ok, meio que resolvi eu mesmo o problema. Como no Gnome-Wayland a acentução funciona, apenas o layout tava errado, então verifiquei com o comando

$ setxkbmap -query

cuja saida foi

rules:      evdev
model:      pc105
layout:     us

assim, bastou apenas definir model 'thinkpad60' e layout 'br' pra tudo ficar certo:

$ setxkbmap -model thinkpad60 -layout br

Tentei isso no Gnome com Xorg normal e nao rolou, deve ser algo mais complicado que verei quando tiver mais tempo. Deixo aqui o processo para ver se ajuda alguém.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!