Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microcontrolador ou processador? posso reprograma-lo?


Posts recomendados

Olá, sou novo na parte de eletrônica e uns dias atras desmontei um brinquedo velho, o mesmo ainda funcionava, mas se quer eu usava, foi então que decidi tirar todos suas peças para futuro uso, foi quando me deparei com uma pecinha comprida com 16 pinos(8 de cada lado), não sei se é um microcontrolador ou processador, alem disso não tinha nada escrito nele, a unica coisa quer tinha era uma bolinha de baixo dele escrito "F6", fora isso mais nada... ficarei grato se alguém me ajudar a saber o que é e a diferença de microcontrolador e processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Relry PeSan ,

 

Um microcontrolador tem dentro dele hardwares bem específicos para permitir seu uso em uma grande variedade de projetos, sem ser necessário utilizar mais hardware além dele. Por exemplo, ele já tem dentro conversor Analógico - digital, tem Timers, tem Contadores, tem geradores de modulação por largura de pulso ( PWM  ) , tem memória RAM, tem memória de programa, tem memória EEPROM para manter dados mesmo sem a energia, tem modos de trabalho de baixo consumo, e, claro, um pequeno processador.

 

Já um microprocessador tem velocidade de processamento bem mais alta do que os microcontroladores, além de hoje serem quase todos capazes de processar instruções de 64 bits. Mas não possuem dentro nenhuma eletrônica além da necessária ao seu veloz funcionamento, e também precisa de memórias externas a ele. Ah, também quase sempre precisa de um bom dissipador de calor porque o bichinho gasta uma baita energia !

 

Essa é uma maneira resumida de esclarecer as diferenças entre eles, ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!