Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Em 10/07/2016 às 00:21, Athlon_man disse:

Saudações, amizades do fórum. Faz muito tempo que não posto por aqui. A verdade é que fazia muito tempo que eu não montava um desktop.
De volta, no entanto, trago para vosso deleite, em resumo, minhas aventuras com a APU A10 7860K da AMD. Uma APU extremamente competente para quem quer um PC capaz de rodar jogos "aqui-e-ali" sem ter de comprar uma VGA dedicada para tanto. Abaixo, uma breve descrição da peça e da configuração utilizada:

-AMD A10 7860K

--28nm
--Frequência: 3.6GHz

--Turbo: 4.0GHz
--Socket: FM2+ (906 pinos)
--Cores: 4/2

--Threads: 4

--Cache L1 Instruções: 2 x 96 KB 3-way (Compartilhados por 2 threads, cada)

--Cache L1 Dados: 4 x 16 KB 4-way

--Cache L2: 2 x 2 MB 16-way (Compartilhados por 2 threads, cada)
--Cache L3: Ausente
--iGPU Radeon R7 (Codenome Spectre)
---Shaders: 512

---TMUs: 32

---ROPs: 8

---Frequência: 720MHz

 

-Placa-mãe: ASUS A88X-Gamer

 

-Memórias: 2x Hyperx Savage 2133MHz 4GB

 

-Armazenamento: Seagate 1TB 64MB cache

 

-Alimentação: OCZ 500W

___________________________________________________________________

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Inicialmente, podemos dizer que esta APU é realmente uma maravilha mesmo para os mais inexperientes em overclocking mesmo com o cooler padrão - que é o relativamente novo e bastante competente "Nearly Silent", mas não o queridinho "Wraith" -, especialmente se sua placa-mãe tiver opções pré-definidas de fácil acesso como a A88X-Gamer da ASUS. Poucos clicks no setup e é fácil conseguir 4.0GHz constante - ao invés de tê-lo apenas no Turbo - junto a 850MHz nas unidades gráficas da APU.

[imagem pendente]

Indo um pouco mais a fundo, eu realmente queria algo mais para justificar este tópico - rs -, então pus meu longo histórico com overclock na mesa e fui brincar um pouco com opções e voltagens no menu avançado do setup. Aparte da frequência da CPU, que não é lá grande coisa uma vez que ainda estou com o cooler stock e o clima de Fortaleza realmente não favorece riscos, temos abaixo um registro de algo muito próximo do "estado da arte" para a minha configuração. Vejamos o print:

 

1.png

 

Overclock relativo:
-CPU: ~16,7%
-GPU: ~55,4%

-RAM: ~13%

-North Bridge: ~11,2%


Detalhe importante: Mesmo sem mexer na tensão da CPU, é possível atingir os 4.4GHz facilmente, porém não o faço por questões de temperatura.

 

Por enquanto é isso. Quem tiver experiências/ideias para compartilhar, fique a vontade. Rodarei testes e postarei assim que possível, porém é visível o quanto a RAM está limitando a performance do sistema, então teremos de ter isto em mente quando analisarmos os resultados. O plano é adicionar mais 2 x 4GB assim que possível.

 

  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...
Postado

Revivendo esse tópico. Então galera tenho um A10 7850k e o máximo que consegui de over nele foi 4.3Ghz com uma tensão de 5.20 estável, que achei alta por sinal. Queria baixar esse tensão mas toda vez que diminuo, o pc trava em jogos. Não sei como a galera consegue setar uma frequência na casa dos 4.4Ghz com uma tensão na casa dos 1.4, esse cenário aqui é impossível, sempre trava o pc. A temperatura máxima dele chega em 66 °C

Configuração:

A10 7850k

12Gb DDR3

GPU: GTX 960

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...