Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acpi error ao instalar - bios/windows/usbs


Posts recomendados

Olá amigos,

 

Sou usuário desde os anos 90 e após anos seguindo o FCH - que já me salvou muitas vezes a pele - finalmente decidi me registrar e começo o primeiro post pedindo ajuda para os ninjas do fórum. Desculpe o post enorme, mas quis ser detalhista e acho que servirá pra muita gente que chegou numa sinuca de bico. De antemão agradeço quem puder ajudar.


*Descrição do problema*
Imaginem um Windows XP recém instalado num HD formatado durante a instalação, limpinho. Já em ambiente windows, atualizo pro 7. Perfeito. Agora pensem numa atualização de Service Pack, do Windows Update ligada que instala o SP1 do Seven, reiniciando a máquina sem cerimônia ou sem aviso, BEM NA HORA (3 da manhã, que segundo um filme aí, é a hora do capiroto) que você está rodando um programa pesado em tela cheia. O inferno começa aqui.


Ao reiniciar, BSOD (Tela azul da morte) com ACPI Error. Bem, pelo que sei, ACPI é um parâmetro de configuração do OS para ligar e desligar hardware e hibernar. Uma espécie de controle de energia, de certa forma diretamente ligada à MOBO/BIOS. Não havia recuperação automática que desse jeito, e a Microsoft recomenda deletar um arquivo na raiz C:\ para sanar o problema, mas como não podia acessar prompt de comando e no boot não reconhece mais USB (Pendrive , teclado e mouse), com um milagroso teclado PS2 velho pensei: "na pior das hipóteses, reinstalo o XP formatando, atualizo pro Seven e desabilito as atualizações automáticas pra não correr esse risco de novo".
 

A graça é que, ao dar boot pelo *CD* do XP, também dá erro e não permite seguir a instalação! Isso me levou a penar por uma madrugada inteira de soluções frustradas, até descobrir aqui no Fórum Clube do Hardware que na instalação do XP, apertando F5 (e não F6) na hora que pede "Controladores de RAID/SCSI", o Windows XP consideraria um "perfil padrão" não-ACPI de gerenciamento de energia. Beleza, consegui instalar o XP! Vou atualizar pro Seven... pensei.


O Seven (no ambiente XP) diz que não há suporte para ACPI e por isso o pc não é compatível. "É porque o XP foi instalado sem o suporte ACPI, vou instalar o XP de novo, agora normalmente, sem apertar F5"... negativo. O XP obviamente se recusa. Daí tentei bootar com Hiren's Boot e Ubuntu via USB FDD, mas nada USB é detectado no boot. Já mexi no BIOS (no, na BIOS, como preferir) via teclado PS2, habilitei e desabilitei legacy, habilitei suporte aos controladores USB, teclado, mouse, carreguei default do CMOS, configs otimizadas, fail safe, removi hardware de PCI USB pra saber se não estava dando conflito no IRQ... e nada.


Abaixo descrevo detalhadamente o passo a passo do que fiz

***LOG DE TENTATIVAS***

TENTATIVA 1 - JUMPEAR A MOBO PARA RESTAURAR A BIOS/CMOS
Resultado: Como a MOBO (Gigabyte GA-GM31-ESL2) não tem jumper nela, dei contato usando chave de fenda. Logo depois, achei um jumper de HD velho IDE, usei-o pra garantir. CMOS checksum error. Daí apareceu uma telinha, selecionei default. Default loaded. Resetou... mas não reconheceu os USBs (pendrive e teclado).


TENTATIVA 2 - TENTAR REINSTALAR O XP OU QUALQUER OS
Resultado: a mesma tela azul da morte (ACPI).


TENTATIVA 3 - INSTALAR O W7 NO AMBIENTE XP
Resultado: W7 não prossegue instalação por incompatibilidade de ACPI


TENTATIVA 4 - RESTAURAR O SISTEMA DO XP
Resultado: Como o XP só entrava em modo de segurança, resolvi restaurar o sistema. Não funcionou.


TENTATIVA 5 - REINSTALAR O XP
Resultado: Como nem a rest. de sistema não deu jeito, reinstalei o XP (tendo pressionado a tecla F7 para desconsiderar a ACPI). Assim o XP é instalado.


TENTATIVA 6 - INSTALAR ADAPTADOR WIFI
Resultado: O XP não reconhece o DLINK e por milagre, tenho o driver em CD para conectar o XP recém instalado na internet e buscar soluções.


TENTATIVA 7 - CONFIG DE TCP, DNS E FIREFOX
Resultado: Mesmo com o adaptador instalado, o bendito IE velho não reconhecia as configs de TCP nem DNS da rede sempre ativa. Deixei um instalador do Mozilla em outro hd, no gatilho. Pc conectado na internet.


TENTATIVA 8 - INSTALAR O W7
Resultado: Como apareceu MPS Multiprocessor PC no gerenciador de dispositivos, ao invés de Pc Padrão, achei que o erro de ACPI estaria reparado (por ter usado F7 e não F5 na instalação do XP) e que o boot por USB teria se acertado na Bios, então resolvi instalar o Seven. Fracasso, mesmo erro.


TENTATIVA 9 - INSTALAR O W10
Resultado: Com o DT Lite instalado, montar imagem do W10 e rodar instalador. "Setup.exe não é um arquivo win32 válido"...


TENTATIVA 10 - INSTALAR W10 (32 bits)
Resultado: Achando que é incompatibilidade ou download corrompido, baixo o W10 32 bits. Mesmo problema... baixar W 8.1 que é compatível com o XP via upgrade.


TENTATIVA 11 - INSTALAR W8.1
Resultado: Mesma coisa. O XP não entende nenhum arquivo dos ISOS. Tentar gravar mídia com os Windows 7, 8.1 e 10 e bootar por eles.
 

TENTATIVA 12 - INSTALAR WINDOWS BOOTANDO PELOS CDS
Resultado: Queimar o W7, W8 e W10 não funcionaram durante a madrugada. ACPI ERROR, com instalação interrompida.


TENTATIVA 13 - ATUALIZAR BIOS COM O @BIOS
Resultado: Para instalar o @Bios do site da Gigabyte preciso instalar o APP Center


TENTATIVA 14 - INSTALAR APP CENTER
Resultado: Para instalar App Center, precisa do Framework 4.5


TENTATIVA 15 - INSTALAR FRAMEWORK 4.5 NO XP
Resultado: O Framework 4.5 não é compatível com o XP. Atualizar a BIOS de outro jeito.


TENTATIVA 16 - ATUALIZAR A BIOS VIA QFLASH (Nativo da Placa)
Resultado: O QFlash só aceita o arquivo da BIOS via DISQUETE! Nada faz o QFlash (utilitário nativo para update da Bios) entender que o arquivo para atualizar BIOS está num hard drive, pendrive ou CD, só reconhece o FLOPPY, e como não tenho o drive de floppy, obviamente não acha nada.


TENTATIVA 17 - EMULAR O DISQUETE VIA CD ROM COM BOOT
Resultado: Achei uma forma de criar um CD de boot emulando como se fosse um disquete com Caldera DOS 7.3! Usei os programas Ultimate Bios Boot Edition, Ultra ISO, CD BURNER XP. Incorporei na imagem drdos.img o flash.exe e o arquivo da BIOS, conferido se está no formato 8.3 letras, criei disco bootável emulando disquete 2.88 MB (de acordo com o tamanho da drdos.img) mas o CD BURNER XP não consegue gravar nenhum disco... Erro de HR RESULT.

TENTATIVA 18 - USAR OUTRO GRAVADOR DE DISCO
Resultado: Baixei outro queimador, Deep Burner que inicializou um disco bootável, mas esqueci que ele não tem a opção de emular disquete, logo não funcionou para reconhecer o CD ROM como drive de Floppy.


TENTATIVA 19 - BAIXAR VERSÃO ANTIGA DO CD BURNER XP
Resultado: Achei uma versão antiga do CD BURNER XP, criou o disco bootável, emulando o disquete 2.88, mas depois de queimar várias mídias e por só ter mídias multisessão, suspeito que essa gravação não ficou legal... acabaram-se as mídias.


TENTATIVA 20 - FAZER UMA GAMBIARRA NINJA DE EMULAÇÃO
Resultado: Já que o CD-ROM pode emular um disquete com um arquivo *.img formatado para tal, pensei que poderia fazer o pendrive emular um CD-ROM e este, por sua vez, emular um disquete! Usei o drdos.img DENTRO do pendrive formatado em FAT32... daí carreguei o Hiren's Boot em CD e usei o PLOP Boot Manager... ele reconheceu o pendrive, mas agarrou e não fez nada.


TENTATIVA 21 - FORÇAR O PENDRIVE BOOTÁVEL
Resultado: Ainda que não reconheça no startup/tela de boot, era uma opção fazer um Pendrive bootável + o Flash.exe e o arquivo da BIOS a ser atualizada. Mais uma vez dentro do Hiren's Boot, usei o PLOP BOOT MANAGER e... SIM! CONSEGUI bootar pelo pendrive E consegui instalar a BIOS FI (a mesma que já havia)! Porém, ao restartar... nada de ACPI habilitada e nada de Teclado e mouse USB reconhecendo no boot... tão perto... ao menos a BIOS está update.
 

TENTATIVA 22 - INSTALAR QUALQUER SISTEMA (NO XP)
Resultado: Falha, mesmo erro de ACPI


TENTATIVA 23 - RECONFIGURAR A BIOS PELO SETUP (DEL)
Resultado: Desabilitei as portas IDE, coloquei os SATA em modo ENHANCED, coloquei o ACPI para S3 (o único controle sobre ACPI disponível na BIOS), HPET Support Enabled e em modo 64 bits.... NADA!


TENTATIVA 24 - INSTALAR UMA BIOS MAIS ANTIGA (FH)
Resultado: Instalei, com o procedimento que havia feito antes no PLOP, uma versão mais antiga da BIOS (FH, ao invés da FI).... nada, USBs não reconhecidas e ACPI não disponível.


TENTATIVA 25 - DAR CLEAR/DEFAULT NA BIOS ANTIGA POR JUMPER
Resultado: Jumpeei o CLR CMOS com chave de fenda. CMOS error, pediu pra carregar o perfil DEFAULT. Setei a porta serial para o 2F8/IRQ3. Feito.... mas nada.


TENTATIVA 26 - ALTERAR O REGEDIT
Resultado: Como a ACPI é gerenciamento de energia, abri o regedit numa chave WINLOGON, mudei de zero para 1, na esperança de forçar o ACPI "na marra" ao menos dentro do XP. Ao desligar, o computador ainda exibe a msg "seu computador pode ser desligado com segurança", como se não fosse ATX e não-ACPI.


TENTATIVA 27 - RETIRAR A BATERIA DA PLACA
Resultado: Tirei a bateria da placa, retirei o cabo de energia, e esperei mais de um minuto. Ao religar, não dava vídeo. Alguns resets depois, deu vídeo, o CMOS estava limpo, default... mas não resolveu o problema.


TENTATIVA 28 - TESTAR MEMÓRIAS
Resultado: Memórias passaram com sucesso pelo MemTest86.


TENTATIVA 29 - SOLTAR PENTES DE MEMÓRIAS
Resultado: Para ter certeza que não era RAM, primeiro tirei um pente, iniciei a instalação, e mesmo erro. Depois fiz com o outro pente. Nada, mesmo erro. Não são as memórias.


TENTATIVA 30 - REINSTALAR O XP (PC PADRÃO)
Resultado: Após ver pequeno tutorial de como mudar de PC Padrão para APCI no Ger.de Dispositivos (que em MPS não funciona), resolvi reinstalar o XP nesse modo (pressionando F5 no início da instalação). O tuto não funciona, não consegui mudar, mesmo em Pc-Padrão.


TENTATIVA 31 - REINSTALAR BIOS MAIS NOVA (FI)
Resultado: (Re)instalada com sucesso... mas não resolve o problema.


TENTATIVA 32 - REMOVER PLACA FIREWIRE
Resultado: Removida. Não fez diferença, a não ser pelo IRQ do ACPI controller que usa o canal 9 sozinho.


TENTATIVA 33 - INSTALAR DRIVER DE CHIPSET DA PLACA
Resultado: Instalado, porém não fez diferença nas portas USB durante o boot nem atualizou a condição de computador Pc Padrão, no ger. de dispositivos.


TENTATIVA 34 - INSTALAR XP COM OUTRO CD
Resultado: Mesma coisa.


TENTATIVA 35 - INSTALAR W10 DO SITE MICROSOFT VIA PENDRIVE
Resultado: Mesma coisa. Bios ACPI error.


TENTATIVA 36 - DESABILITAR PORTAS LPT
Resultado: Nada, mesma coisa.


****

É isso amigos... estou desanimado e ficando sem ideias. Agradeço muito quem puder ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, atualizo as novas tentativas feitas, com a preciosíssima ajuda do membro do fórum Hqxriven (Henrique), que também é veterano, com toda certeza é gente finíssima e ninja que só se mete nos problemas difíceis de arrumar. Passamos o dia no Skype por vídeo tentando resolver e varamos madrugada a dentro, sem sucesso.

 

TENTATIVA 37 - CONFIGURAÇÕES DE BIOS

Resultado: Desabilitamos HPET (que chama a tabela ACPI), mexemos em cada parâmetro de power management, IDE, e nada.


TENTATIVA 38 - BOOTAR COM W 8.1 SUPER OTIMIZADO

Resultado: De posse do W8.1 com um pack de configurações e ferramentas otimizadas, tentamos dar boot por ele pelo pendrive gravado pelo PowerIso... sem sucesso. A instalação restarta.

TENTATIVA 39 - VERIFICAR COM O CPU-Z SE O CLOCK ESTAVA DINÂMICO

Resultado: Como o ACPI se trata de energia, a alteração do clock do processador poderia se dar por ele também. Com o CPU-Z, verificamos que sim, o clock estava dinâmico, mas deduzimos que o controle dinâmico do clock do processador poderia ser uma função básica do HAL Pc Padrão, não significando que ACPI estava ligada de algum modo.

TENTATIVA 40 - CARREGAR O UBUNTU VIA PENDRIVE
Resultado: Ao carregar, não entra na GUI. A primeira linha do Ubuntu indica ACPI error, entre outros e dá um prompt de comando. Sem sucesso.
 

TENTATIVA 41 - CHAMAR O CONSOLE DE RECUPERAÇÃO DO XP (FIXMBR/FIXBOOT)
Resultado: Apertar R para chamar o console de recuperação e via prompt executar FIXMBR/FIXBOOT a fim de detonar a MBR do disco que poderia estar chamando uma tabela ACPI errada ou corrompida. Porém, o meu disco do XP com SP2 não dava acesso ao console, tentava instalar ACPI (e dava erro) ou mesmo pressionando F5 e escolhendo PC padrão, não apresentava a opção de console de recuperação.


TENTATIVA 42 - INSTALAR OUTRA VERSÃO DO XP (SP1) E CHAMAR O CONSOLE (FIXMBR/FIXBOOT)
Resultado: Felizmente com acesso a outro disco do XP SP1, chamamos o console. No entanto, este disco não estava bootável pelo pendrive, não conseguimos. Daí a ideia de instalá-lo por cima do XP, no próprio ambiente XP - que apesar de avisar que o XP atual era mais moderno, permitiu a instalação. No primeiro reset, erro de ACPI. Daí, resetamos (o HD agora com dual boot), continuamos a instalação, ignoramos o ACPI pressionando F5 e FINALMENTE chegamos no console de recuperação. Usamos o FIXMBR e FIXBOOT na ordem correta, "limpou" e "reorganizou" a MBR, no entanto não tivemos sucesso... ACPI error.


TENTATIVA 43 - DELETAR HYBERFIL.SYS NO DIRETÓRIO RAIZ

Resultado: Como este é o arquivo que segundo a Microsoft controla os parâmetros de hibernação e de certa forma ACPI, entramos no console de recuperação para achá-lo e deletá-lo. Com o DIR/P vi que não está na pasta WINDOWS nem no diretório raiz C, o que provavelmente indica que este arquivo só existe no W7 (ou estava oculto, sem aparecer com o comando dir).

 

TENTATIVA 44 - COLOCAR UM HD COM WINDOWS 7

Resultado: Tenho um HD (com problemas de leitura) que estava instalado o Windows 7. Infelizmente, ele está danificado demais para dar boot e não pudemos ver se daria ACPI Error bootando por ele.


TENTATIVA 44 - LIMPAR COM BORRACHA UM PENTE DE MEMÓRIA
Resultado: Mesmo já tendo testado as memórias e retirado, já no desespero, resolvemos apelar pra santa e milagrosa borracha nos contatos, alternando a posição, ligando apenas um pente. Nada feito.


***
O que não tentamos/faltaria tentar:

 

1) Colocar na marra um HD saudável com Windows 7 ou qualquer outro OS já instalado nele
2) Tirar TUDO da placa-mãe e dar uma limpeza geral com soprador e limpa contato

3) Trocar a fonte, que poderia estar entregando correntes erradas e ferrando o ACPI e suas tabelas

4) Compilar uma tabela ACPI de forma no Linux, como o link que o Henrique mostrou (coisa de ultra-ninja)
5) Enviar a placa pra MoboFix em SP e fazer uma gravação EPROM nela (não compensaria)

6) Arrumar um drive de disquete e um disquete, em perfeitas condições e usar o QFLASH para atualizar a BIOS, como manda o figurino.

 

E assim continua a saga de 5 dias direto mexendo sem dormir. Lhes digo, caros confrades do Fórum, este é o problema (aparentemente) solucionável mais difícil que já encarei, nesses mais de 20 anos mexendo com info, e creio que se o mesmo não vale pro Henrique, está no Top 5 dele.


Se o problema não está na BIOS, nem na MBR, nem no sistema, onde está? Está num 'limbo', depois da BIOS e antes do sistema. Já vi hardware 'vivo' e já vi hardware morrer lentamente e bruscamente, mas nesses anos todos, nunca vi um hardware "zumbi", "morto-vivo", como parece ser o caso aqui. Uma placa-mãe que condenará a máquina e qualquer HD a ser instalado nela à prisão perpétua do XP, uma espécie de prisão sem muros...

Na pior das hipóteses, ela virará a máquina pro meu projeto de Hyperspin, e ganhei um novo amigo (mais uma vez valeu pela força, Henrique!), mas será que ainda há esperança de final feliz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que poderia levar a um problema de ACPI? Na minha opinião seria falha de entrega de energia de forma correta do ponto A ao B ou Bios capada ou MB danificada (descobri que muitas placas mãe ainda tem o controlador ACPI na placa-mãe, como a minha aparentemente não tinha visível, acabei equivocadamente pensando que isso era passado).

 

O HD eu descartei pelo fato do linux tb ter dado problemas de acpi.

 

No momento do update que você disse que teve o reinício sem perguntar nada, pode ter sido falha da fonte de entregar a energia necessária, se puder pegue um multímetro e teste a fonte.

 

Se puder veja se a sua placa-mãe não tem algum sinal de queimado (cor, cheiro) talvez o acpi tenha queimado e seja necessária troca.

 

Ainda continuo com esperança!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/09/2016 às 00:04, Hqxriven disse:

No momento do update que você disse que teve o reinício sem perguntar nada, pode ter sido falha da fonte de entregar a energia necessária, se puder pegue um multímetro e teste a fonte.


Fala, meu caro! O restart foi sem perguntar, mas não foi uma falha de energia. Ele baixou a atualização, a instalou silenciosamente e para validá-la, encerrou o Windows, meio que subitamente. Só que esse processo foi tão rápido (a máquina estava levinha, SO recém instalado) e sem a confirmação "deseja reiniciar agora", que quando o programa saiu da tela cheia já estava na tela de "reiniciando" ou "salvando suas configurações", ou inscrição do tipo. Não foi como um TCHUM de energia que resetou o PC direto pra tela de post.
 

 

Em 11/09/2016 às 00:04, Hqxriven disse:

Se puder veja se a sua placa-mãe não tem algum sinal de queimado (cor, cheiro) talvez o acpi tenha queimado e seja necessária troca.

 

Ainda continuo com esperança!

 

Não tem sinais estranhos nela, mas vou testar essa semana com uma fonte emprestada e retirar tudo dela pra uma limpeza por desencargo de consciência. As minhas esperanças subiram no telhado, se é que me entende... :/

 

De qualquer forma, mantenho atualizado aqui. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...