Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de modem fibra óptica


Mlramos

Posts recomendados

Gostaria de sugestões preferencialmente "indicações" (com review, se possível) de bons modems de fibra ótica. :)

 

Tenho um modem fornecido pela operadora VIvo Fibra (25 Mbps down/12,5 Mbps Up) que é o Sagemcom F@ST 5650 que até é bonzinho, mas não permite que eu crie prioridades ou agendas, por exemplo.

 

Estava pesquisando inicialmente um TP-Link TX-VG1530, mas só acho no ML por um preço um tanto salgado: cerca de R$ 600 ! :(

 

Agora estou pesquisando no "Compras Paraguai" :P e me deparei com o modelo Huawei HG8245 por U$ 69,50 (mais uns 30% do executivo de fronteira) vai ficar por R$ 303... bem mais em conta né? Mas não encontro um Review descente... 

 

Alguém conhece este modelo ou indica algum outro?

 

Gratíssimo!

:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, edu.dnb disse:

Tp-link Tx6610

@Mlramos

 

@edu.dnb agradeço a sugestão, mas preciso de um modelo que comporte VOIP, wifi, etc. Então o TP-Link TX-VG1530 se encaixa melhor mas, como eu disse, é caro, não encontro review, etc... 

 

O jeito é aguardar novas opiniões

 

:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia amigos, tudo certo?

 

Utilizamos o FiberHome AN5506-01 para conexões básicas e o modelo AN5506-04FG WIFI para conexões com Wi-Fi e telefone.

Ambos os modelos tem se comportado bem, com funções claras e configurações muito excelentes.

No Paraguai eles estão na faixa de $45 e $70 dólares. No Mercado Livre estão nas faixar de R$ 300,00 e R$ 450,00 reais.

 

Ambos aceitam conexões de 1Gbps. 

 

Espero ter ajudado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu "sonho de consumo" é um TP-Link TX-VG1530 pois já conheço a marca e o padrão de menus, no entanto, é um modelo que já saiu de linha. Só consigo encontrá-lo no ML por R$ 599! 


Nos demais modelos que encontrei, não achei referênica a Controle Parental ou algo parecido. Preciso realmente controlar o acesso (filhos) em determinados horários!


Hoje procurei nos modelos da Intelbras... ainda bem que não encontrei: o modelo similar ao TP-Link custa mais de R$ 1000!!
Então estou pensando em "abrir o leque" de possibilidades e aceitar sugestões de outros modems ONT (acho que esse é o termo correto para GPONs?) que não sejam wifi!


Mas, de qualquer forma preciso de pelo menos 1 porta Ethernet e 1 porta RJ11 (POTS). A ideia aqui é posteriormente plugar um bom roteador! Daí as opções são bem maiores... :thumbsup:


Depois de procurar um bocado, encontrei alguns modelos ace$$iveis das marcas Fiberhome (achei!), Huawei e ZTE. Pesquisei então nas páginas destes fabricantes os possíveis modelos que me atendessem e, pasmem, não há nenhum com controle parental!

 

http://wwwen.zte.com.cn/en/products/access/xpon/201301/t20130131_385569.html
ZXHN  F620  4GE+2POTS
ZXA10 F625G 4GE+2POTS+1RF
ZXHN  F660  4GE+2POTS+WIFI+1USB por U$ 46 <====== no PY
ZXHN  F668  4GE+2POTS+WIFI+1RF+1USB
ZXA10 F720G 4GE+2POTS (outdoor)

 

http://www.huawei.com/br/products/fixed-access/fttx/ont/index.htm
HG8110 1POTS+1GE
HG8240 2POTS+4GE            U$ 59,50 <====== no PY
HG8242 2POTS+4GE+1CATV
HG8245 2POTS+4GE+1USB+WiFi        U$ 67,00 <====== no PY
HG8247 2POTS+4GE+1USB+1CATV+WiFi
HG8447 4POTS+4GE+1USB+1CATV+WiFi

 

http://br.fiberhomegroup.com/pt/Operators/243/1590.aspx
AN5506-01B  1*FE+1*POTS
AN5506-04B  4*FE/GE+2*POTS
AN5506-04C  4*FE+2*POTS+1*CATV
AN5506-04FG 4*GE+2*POTS+1*WIFI
AN5506-04D  4*GE+2*POTS+1*WIFI
AN5506-04G  4*GE+2*POTS+1*WIFI
* estes entre U$ 33 e U$ 45

 

Bom... agora vem outras perguntas, bem mais cabeludas que a indicação do modem/router:
- O modem GPON deverá obrigatoriamente trabalhar em Bridge para que o roteador tenha todas as outras configurações? (dhcp, controle parental, ddns, etc)
- Nesse caso, ele não irá perder a função de VOIP? Essa pergunta faço porque o modem atual (Sagemcom F@st 5650) tem um esquema de desbloqueio na internet, que além de fazê-lo trabalhar em bridge, invalida as saídas FXS ou POTS (RJ11).

 

Acho que vou ter que abrir outro tópico né ... ?
:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mlramos Trabalhamos com os modelos da Fiberhome, em questão a facilidade da garantia também! 

 

Referente aos controles de acesso, realmente falta esta opção nas configurações!

 

Sobre conectar um roteador para ter o controle, acredito que poderias fazer de uma forma para "diminuir" problemas com a operadora.

 

Liberação de portas da ONU para o roteador Ex: 81 até a porta 65000, teoricamente temos a função da DMZ.

No roteador, podes fazer os demais controles, DHCP, DNS, Controle Parental, FTP, e demais funções que o router trouxer.

 

Tenho alguns clientes trabalhando desta maneira e até o momento nenhum deles me reportou necessidade de trabalhar de forma diferente.

 

Seria uma ideia, pois tenho um tópico em discussão, sobre pppoe em roteadores, que estão nos dando um pouco de dor de cabeça! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hellyfer Então posso adquirir o modelo "básico" AN5506-01 ?


Se entendi bem, conforme você mencionou, poderei liberar as portas 81 até 65000 para o roteador. Não entendi a parte do teoricamente temos a função da DMZ. Sim, sei o que é DMZ. O que não conheço é a "ONU" e como funcionaria a conexão com o roteador, mas parece-me que se assemelha a fazer um bridge, confere?

 

O restante então ficaria a cargo do roteador, bótimo! Mas qual a probabilidade de funcionar todo o restante no roteador?
Vamos lá... vou abrir o "leque" de objetivos e explicar porque desejo DHCP, controle parental, DDNS, FTP no roteador
- Controle dos IPS (Client LIST) para registrar todos os GADGETS da casa (celulares, tablets, notes, desktops, TVs, printers, console PS4, cameras IP e NVR)
- Fazer regras de Controle Parental (agendas deutilização conforme cada GADGET)
- Usar DDNS (provavelmente NO-IP) para acesso externo às cameras IPs, entre outros
- Usar regras de controle de banda (o PS4 é o mais problemático!)

E, por ai vai!... 


Noossa! Quando a gente põe no papel parece muito mais né ? :(

Ah! Não pode deixar de funcionar a porta RJ11 para o telefone, claro!
Enfim, pelo que entendi, você já usou de forma semelhante, confere? Posso comprar?
(me tranquilize!)

^_^

 

@hellyfer calma, não sou tão criança assim... não vou posteriormente culpá-lo por X ou Y ou porque adquiri produtos em sua confiança...

 

Mas quero ficar de cabeça fria apenas e - se puder contar com sua ajuda nas configurações - claro, porque não? ^_^

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Mlramos disse:

@hellyfer Então posso adquirir o modelo "básico" AN5506-01 ?


Se entendi bem, conforme você mencionou, poderei liberar as portas 81 até 65000 para o roteador. Não entendi a parte do teoricamente temos a função da DMZ. Sim, sei o que é DMZ. O que não conheço é a "ONU" e como funcionaria a conexão com o roteador, mas parece-me que se assemelha a fazer um bridge, confere?

 

O restante então ficaria a cargo do roteador, bótimo! Mas qual a probabilidade de funcionar todo o restante no roteador?
Vamos lá... vou abrir o "leque" de objetivos e explicar porque desejo DHCP, controle parental, DDNS, FTP no roteador
- Controle dos IPS (Client LIST) para registrar todos os GADGETS da casa (celulares, tablets, notes, desktops, TVs, printers, console PS4, cameras IP e NVR)
- Fazer regras de Controle Parental (agendas deutilização conforme cada GADGET)
- Usar DDNS (provavelmente NO-IP) para acesso externo às cameras IPs, entre outros
- Usar regras de controle de banda (o PS4 é o mais problemático!)

E, por ai vai!... 


Noossa! Quando a gente põe no papel parece muito mais né ? :(

Ah! Não pode deixar de funcionar a porta RJ11 para o telefone, claro!
Enfim, pelo que entendi, você já usou de forma semelhante, confere? Posso comprar?
(me tranquilize!)

^_^

 

Correto, no caso, a autenticação ficaria da ONU, com a porta RJ11, e teria o roteador conectado a LAN para controlar.

Por exemplo:

Tenho a ONU configurada com o PPPOE rodando a rede na faixa 192.168.5.1...
Ligo o roteador, com uma faixa de IP nova, 192.168.1.1... E ligo os demais Gadget's ao roteador.

Na ONU fizemos a liberação de portas para o roteador, assim, teoricamente, eliminando a ONU do controle, e deixando tudo para o roteador.

 

Não sei se consegui explicar. rsrs
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, hellyfer disse:

Correto, no caso, a autenticação ficaria da ONU, com a porta RJ11, e teria o roteador conectado a LAN para controlar.

Por exemplo:

Tenho a ONU configurada com o PPPOE rodando a rede na faixa 192.168.5.1...
Ligo o roteador, com uma faixa de IP nova, 192.168.1.1... E ligo os demais Gadget's ao roteador.

Na ONU fizemos a liberação de portas para o roteador, assim, teoricamente, eliminando a ONU do controle, e deixando tudo para o roteador.

@hellyfer o PPPoE é feito no modem fibra (normal, digo, "não-bridge") e o restante ficará a cargo do roteador?... Teoricamente simples!  :thumbsup:

Outra dúvida sobre as portas que você citou anteriormente para liberar... é necessário? Será que eu conseguiria talvez acessar o roteador externamente ? :huh:

E, por último, sabes a diferença entre porta FE ou GE ? :confused:

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mlramos

A liberação de portas da ONU para o IP da porta WAN do roteador, para que ele ganhe todas as liberações, e depois no roteador você direciona as portas corretamente, por exemplo: porta 3500 para o ip do dvr (192.168.1.111). 

 

GE: Gigabit Ethernet 1000Mbps
FE: Fast Ethernet 100Mbps

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mlramos

 

Outra coisa que devemos levar em conta, é se a provedora do Link aceita equipamentos FiberHome.

Estive lembrando que você mencionou que hoje utiliza o Sagemcom correto?
Teria que ter a informação do provedor, se ele aceita outros modens ópticos.

Porque, explicando a grosso modo:
Se o provedor tem a OLT (gerenciador) Sagemcom, na ONU (modem cliente) teria que ser Sagemcom.
Se o provedor tem a OLT (gerenciador) Fiberhome, na ONU (modem cliente) teria que ser Fiberhome. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hellyfer estou quase comprando... rsrs!

 

Observando os modelos e características dos produtos deste link:

http://www.casadainternet.com/produtos/fiberhome/ftth-gpon/onu

 

Verifiquei que o modelo básico não seria o AN5506-01A, mas sim o AN5506-02B, confere?

de novo: preciso do telefone e "outro" roteador... já que o mais power, blaster, plus da Fiberhome não possui Controle Parental, etc, etc... 

 

Minha principal dúvida na verdade é se ao colocar o Fiberhome em bridge para o roteador fazer PPPoE não deixaria a porta RJ11 (do fone) desabilitada!

 

Agradeço qualquer comentário extra

:thumbsup:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

@hellyfer Ainda não entendi como isso funciona... !

Assinei com operadora que resolveu "abrir" senha do roteador, ótimo!

Eles entregam um AN5506-02-B e depois um roteador da DLINK DIR-615.

Quero substituir o DLINK por um TPLINK. Estou fazendo um teste simples com outro aparelho que já tenho mas não estou conseguindo fazer funcionar... :(

O PPPoE é feito no router, fiz clone de mac (do DLINK para o TPLINK), mas não funciona! O que pode ser?

Olhando a configuração do DLINK, parece que ele faz PPPoE em IPv4 e IPv6 também. O TPlink tem configuração diferente, acredito que tenho que fazer um esquema de "IPv6 Tunnel", faz sentido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!