Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como formatar um ssd completamente?


Osteotomy

Posts recomendados

Bom, comprei um PC novo e já fiz mer** , baixei um arquivo com vários Trojans. Então decidi formatar pro zero, meu pc tem um HD e um SSD e o SO ta no SSD. Porém não tenho ideia como formatar o SSD já que dizem que é diferente a formatação completa e pode danificar o componente, como formatar o SSD corretamente? O modelo é um Corsair Force LE. Uma dúvida que tenho é que como o SO ta no SSD, os vírus estão somente no SSD ou há a possibilidade de terem ido para o HD? O HD tem alguns jogos instalados. Vou ter que formatar o HD também? Lembrando que eu quero eliminar qualquer ameaça do meu PC. Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Osteotomy disse:

Bom, comprei um PC novo e já fiz mer** , baixei um arquivo com vários Trojans.

 

12 minutos atrás, Osteotomy disse:

Uma dúvida que tenho é que como o SO ta no SSD, os vírus estão somente no SSD ou há a possibilidade de terem ido para o HD?

 

12 minutos atrás, Osteotomy disse:

Vou ter que formatar o HD também?

 

 É Fundamental: evitar sistema/aplicativos piratas...

 

 Não há diferença na formatação do disco(hd) ou de um ssd - então da mesma forma o ssd precisa ter uma tabela de partição (Mbr(dos) ou Gpt) e um sistema de arquivos ( Ntfs ou Ext4, ou Fat32, etc.....)

 

 http://www.partitionwizard.com/download/pwfree91-x64.iso

 

Sim., há possibilidade do disco(hd) ter malwares....

 

 Primeiro, formate/reinstale o sistema operacional

 

  ( Evite Avast/Avg) instale um antivirus e verifique o disco(hd)

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

28 minutos atrás, Manjaro disse:

Não há diferença na formatação do disco(hd) ou de um ssd - então da mesma forma o ssd precisa ter uma tabela de partição (Mbr(dos) ou Gpt) e um sistema de arquivos ( Ntfs ou Ext4, ou Fat32, etc.....)

Eu posso formata-lo normalmente? Como dizem alguns sites você precisa de algum programa do próprio fabricante para poder formata-lo corretamente, fora isso, pode ser um risco:

 

"3. Formatação completa

 

Assim como no caso anterior, aqui trazemos um exemplo de processo desnecessário para os computadores com SSD. Formatar completamente um drive de estado sólido não é uma tarefa muito interessante e isso se aplica por várias razões. Primeiro: apagar arquivos com o modo TRIM faz com que eles sejam realmente excluídos definitivamente. Segundo: isso não fará com que seu computador fique mais veloz. Sem falar que a ação ainda joga fora alguns ciclos de reescritas do dispositivo"

 

37 minutos atrás, Manjaro disse:

Primeiro, formate/reinstale o sistema operacional

 

  ( Evite Avast/Avg) instale um antivirus e verifique o disco(hd

Obtive os malwares pela WEB e não por meios externos como cds/pendrives. Mesmo depois de formatar o HD e o SSD completamente há a possibilidade de algum malware continuar no SSD/HD?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Osteotomy disse:

Eu posso formata-lo normalmente? Como dizem alguns sites você precisa de algum programa do próprio fabricante para poder formata-lo corretamente, fora isso, pode ser um risco:

 

 Sim!! claro., dependendo do fabricante têm-se a opção de se usar a ferramenta disponibilizada., mas o uso não se torna 100% obrigatória.  Meu Ultrabook da LG saiu de fábrica com Windows.... usei por 1 semana e depois formatei e instalei o linux.... sem problemas.

 

1 hora atrás, Osteotomy disse:

Primeiro: apagar arquivos com o modo TRIM faz com que eles sejam realmente excluídos definitivamente.

 

  Como desejas zerar o disco concluí-se que não pretendas recuperar nada e/ou que já tenha backups

 

1 hora atrás, Osteotomy disse:

Sem falar que a ação ainda joga fora alguns ciclos de reescritas do dispositivo"

 

 Sim., a vida útil de um ssd é curta., ele não aguenta tantas formatações quanto um disco(hd) mas como é impossível efetuar uma instalação limpa sem formatar.... :jump:

 

1 hora atrás, Osteotomy disse:

Mesmo depois de formatar o HD e o SSD completamente há a possibilidade de algum malware continuar no SSD/HD?

 

  Não!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce pode fazer uma formatação simples, não faça formatação de baixo nível usando zero fill, wipe, clean all e outros deste tipo.

Pelo que vi na internet o melhor formatador para SSD é o Erase Disk do Parted Magic, se quiser assista este VIDEO

Para entender as diferenças entre Format vs Wipe assista este VIDEO.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!